Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Você sabe qual é o principal fator para decidir sobre comprar e vender?

Edição: 05/2015

Qualquer decisão sem uma prévia consulta pode transformar a alegria de uma compra ou de uma venda num dissabor do futuro!
Suas políticas de compra e de venda são baseadas no seu fluxo de caixa?



Se sua resposta for positiva, parabéns, seu fluxo de caixa tende a ser saudável, do contrário, você terá muitas dores de cabeça pela frente, além, é claro, de prejuízos financeiros.
Planejar e administrar suas políticas de compra e de venda deve ser uma de suas grandes atribuições no dia-a-dia!

Você já observou que na ciranda financeira em sua empresa as contas as pagar chegam antes do contas a receber?

Bem, você é responsável por este desequilíbrio… caso suas decisões não sejam devidamente planejadas.

Para evitar situações de falta de dinheiro em caixa é necessário planejar criteriosamente e agir austeramente para “construir” um fluxo adequado de entradas e saídas de dinheiro no caixa. Para isso, é necessário saber comprar com prazos adequados para pagamento, baseado nas previsões de disponibilidade de dinheiro e/ou nas previsões de entradas por vendas a serem realizadas.

Também, é necessário planejar e estabelecer políticas de vendas de acordo com suas necessidades de dinheiro em caixa, com isso, existirão momentos (de falta de dinheiro em caixa) em que vender À VISTA com margem ZERO de lucratividade passa a ser um GRANDE negócio!
Quando?
Quando falta dinheiro para pagar contas de fornecedores e você dispõe de estoque para venda. É hora então, de vender sem margem (salientando que estamos falando de venda sem margem de lucratividade, outras variáveis como comissâo + impostos + fretes + embalagens devem ser contempladas).

Para que você saiba decidir de forma correta no momento propício é necessário que você tenha as seguintes habilidades técnicas:

- saber planejar e projetar o seu fluxo de caixa
- saber calcular corretamente seus preços de venda visando calcular precisamente qual valor mínimo pode ser praticado
- saber estabelecer as ações necessárias para agir
- saber avaliar/acompanhar os resultados continuamente
- saber estabelecer ações de incremento ou reversão sempre que algo saia de seu curso programado

Está preparado?

Sim! Então, boa sorte!
Não! Então, conte com o SEBRAE. Consultorias e treinamentos especializados podem lhe ensinar como agir!

Pense nisso!
Você já fez seus cálculos?

Por Edmilson Koji Tanaka
Blogs SEBRAE/PR
 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (9)

-
ótimo .....para se comessar boa dica
-
 Olá Sebastiao, Boa Tarde!

Obrigado por seu comentário no Boletim. Conheça nosso blog: http://sites.pr.sebrae.com.br/blogs/ e tenha acesso a mais informações.
-
2 se voçes puderenme da uma ajuda eu agrdeso o...
-
 Olá Helio, Boa Tarde!

Obrigado por seu comentário no Boletim. Você poderá efetuar uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir, agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento inicial é gratuito.
-
precizo muito da ajuda de vcs soubre pranejamento
-
Professor ainda tenho duvidas como posso fazer um curso de compra e vendas
-
ola, tenho uma loja de calçados ja a 5 anos os 2 primeiros anos foi ate bem mas os últimos 3 anos estou sempre no vermelho e ate algumas dividas vencidas, como faço pra receber ajuda sobre esse assunto, espero que alguém possa mim ajudar pois ja pensei ate em fechar a loja
-
oi amigo gostaria de saber cm controla a entrada e saida dos produtos
-
Olá, Tenho duas lojas de sapatos femininos e estou completamente perdida quando a questão é planejamento financeiro. Gostaria de saber como faço para solicitar ajuda, pois vejo que em questão de tempo terei que me desfazer de uma das lojas. Obrigada 21-96432-8122
-
Num negocio que todos os dias voce precisa movimentar seu caixa para pequenas compras do dia a dia, e muitas vezes sem dinheiro é preciso negociar no cartão de credito. Chega o dia do pagamento do cartão e não foi possivel cobrir as despesas para pagamento visto as vendas ainda não terem sido recebidas. Como controlar o caixa com despesas não recebidas.?
-
A tres meses abri uma pequena empresa, estou levando, mas esta deficio. Gostaria de uma ajuda. Lupionópolis pr cp 86.635-000 R: Rio de Janeiro. N 1.127 Jardim Industrial. Lupioflex. mangueiras de alta pressão.
-
 Olá José Rivanio, Boa Tarde!

Obrigado pela sua participação no boletim. Você poderá efetuar uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo.

Agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento inicial é gratuito. Aguardamos a sua visita!

Boletins especiais