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Experiência do consumidor

Edição: 06/2015

A mais de 200 anos atrás bastava ter disponibilidade do produto para vender. Existia mais gente querendo comprar que gente vendendo. Com a revolução industrial e a alta produtividade, os custos baixaram, os preços caíram e mais clientes tiveram acesso ao produto. Nas últimas décadas temos acompanhado o crescimento do serviço sendo vendido junto com o produto. É muito difícil não associar produto com serviço nos dias de hoje.



Atualmente o que vale é a experiência que o produto/serviço proporciona. Criar uma experiência única pode ser o desejo de muitas empresas, porem colocar em pratica é raro. O discurso é simples: basta inovar e superar as expectativas do cliente fazendo algo inesperado porém altamente aceito pelo cliente. Esta mágica deve ser constante, não basta acertar uma única vez. É isso que dificulta tanto e podemos citar apenas alguns exemplos como Google, Disney e Apple.

Ok, você deve estar pensando: “…mas eu sou um micro empresário, como eu posso fazer isso?” A resposta: simplicidade e criatividade. Veja a lista de coisas a fazer:

- perceba o que está acontecendo a sua volta, no seu mercado, com seus clientes
- quais são as dificuldades que você encontra em seu dia a dia e como solucionar estes problemas
- formule hipóteses e pesquise se as respostas são aceitas pelos clientes
- pense em modelos de negócios diferente dos que você já conhece
- pense em novas formas de monetizar, ou seja, como transformar esta experiência em dinheiro
- pense diferente e busque alternativas diferentes de seus concorrentes

Comente as experiências positivas que tenha vivenciado nos últimos tempos.

Por Ronaldo Hofmeister

Fonte
Blogs SEBRAE/PR

 

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