Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Estabeleça dois parâmetros principais para tornar sua empresa maravilhosa

Edição: 06/2015

São parâmetros simples que vinculam o passo a passo da obra com referências que lhe garantirão a estabilidade vertical e horizontal. E ao integrar em cada decisão adotada essas informações, que poderíamos classificar como transcendentais, os pedreiros, mestres de obra e engenheiros civis nos legam catedrais e prédios urbanos que sobrevivem a gerações.



Quando decidimos construir uma empresa acredito ser determinante nos valermos dessa analogia. Em vez de sermos afogados pelos ruídos que nos levam a gastar parte do capital em pesquisas de expectativas da clientela, no melhor local para instalar nossa loja ou para ter o melhor logotipo, tudo mesmo antes de ter em mãos o CNPJ, seria adequado pensarmos no que poderia nos servir de fio de prumo e de régua de nível.

Reduzir todas as referências ruidosas a dois únicos parâmetros é extremamente difícil. Mas basta olhar para as catedrais e para os edifícios ao seu redor, que você concordará que não é impossível.

Você pode começar por escolher honestidade e satisfação do cliente final. E vincular esses dois parâmetros a todas as decisões que adotar na sua empresa.
Criaria, talvez, uma organização flexível e ao mesmo tempo estável, que ao estabelecer relações transparentes com seus fornecedores e colaboradores, conseguiria, na maioria das vezes, satisfazer o consumidor final. Com preço e qualidade ajustados às suas expectativas.

Dependendo do ramo de negócio, você poderia substituir a régua de nível e o fio de prumo por tecnologia e design; ou conforto e segurança; ou ainda, prestações que cabem no bolso e respeito absoluto ao cliente, independente da classe social, na oferta de crédito.

E a partir do menor número possível de referencias, incluídas em cada etapa da construção de sua empresa, é muito provável que conseguirá erguer uma organização que sobreviverá a você e que ajudará seus bisnetos a contemplar sua foto no saguão da empresa, todos os dias que iniciarem o expediente.
Desde que você e seus descendentes mantenham em mente que além dos dois parâmetros que é muito importante agregar à empresa a criatividade e inventividade humanas, para nos legar organizações que nos inspirem como as grandes maravilhas do mundo.

Marco Roza é diretor da Agência Consumidor Popular e estrategista de novos negócios

Fonte
UOL Economia

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais