Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


3 atitudes que todo empreendedor deve ter ao começar um negócio

Edição: 07/2015

“Um empreendedor é como um peregrino”. Foi com essa afirmação que a diretora técnica do Sebrae, Heloísa Menezes, deu início ao painel “Franqueado Qualificado: Capital Humano essencial para o sucesso de uma rede”, no 2º Congresso Internacional de Franchising ABF, que ocorreu entre os dias 23 e 24 de abril em São Paulo.



Heloísa comparou a trajetória de um empreendedor a de um viajante que faz o Caminho de Santiago de Compostela, nome pelo qual são conhecidas as várias rotas que chegam à cidade de mesmo nome, na Espanha. O Caminho atrai turistas do mundo inteiro e, para completá-lo, são necessários vários dias e muito condicionamento físico e mental.

Saiba o que ambos têm em comum e como isso pode se refletir nos negócios:

- É necessário preparação: “Da mesma forma que quem faz o peregrino precisa fazer um check-up médico para verificar sua capacidade de fazer o percurso, o empreendedor tem que avaliar suas condições de dar início a uma nova empreitada no mundo dos negócios”, diz Heloísa.

- Dedicação é a palavra de ordem: “Você está comprometido a cumprir seu objetivo? Ou chamará um táxi na primeira oportunidade que aparecer?”, diz a diretora técnica do Sebrae. Toda nova jornada possui riscos e benefícios. De qualquer forma, para tirar proveito dela, são necessários esforço e determinação.

- Ajude e busque ajuda: Para Heloísa, os franqueadores são para os franqueados o mesmo que os albergues e instituições que apoiam o Caminho de Santigo de Compostela são para os peregrinos: trata-se de uma importante fonte de treinamento e abastecimento, na qual experiências devem ser compartilhadas. “Franqueados e franqueadores têm interesses recíproco para atender a um propósito único”, diz. “O sucesso em rede requer capacitação e informação de ambos os lados.”

Por Fabiano Candido com Isabela Moreira

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
ao ler sobre estas comparações eu pude observar que eu estou precisando me preparar melhor para me dedicar e organizar minha empresa por isso estou buscando ajuda junto do sebrae para ter uma empresa com bons lucros
-
 Olá Jose Raimundo, Boa Tarde!

Obrigado pela sua participação no boletim! O Sebrae Paraná disponibiliza para você, uma série de arquivos para ajudar a abrir ou melhorar sua empresa, gratuitamente. São planilhas, e-books, infográficos, guias, estudos e pesquisas com temas diversos. Basta se cadastrar e fazer o download! Selecione as opções no menu ao lado e aproveite! Boa leitura! http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/Arquivos-Gratuitos/Arquivos-Gratuitos

O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos. As inscrições para o curso podem ser feitas pelo endereço http://www.ead.sebrae.com.br/. Ou diretamente neste link: http://www.ead.sebrae.com.br/lista-de-cursos/

O conteúdo da sua pergunta é relacionado à assuntos de quem já tem empresa. Recomendo que faça o seu cadastro de Pessoa Jurídica e passe a receber conteúdos exclusivos do Sebrae Paraná! Clique no link e aproveite agora os conteúdos para empresas em nossos site: http://app.pr.sebrae.com.br/CRM/IncluirPessoaFisicaCompletoAuto.do
-
Boa a comparação
-
 Olá Luciano, Boa Noite!

Obrigado pela sua participação no boletim! Conheça nosso blog: http://sites.pr.sebrae.com.br/blogs/ e tenha acesso a mais informações.

Boletins especiais