Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Cresce o número de empreendedores acima de 50 anos em franquias

Edição: 08/2015

A idade não é um fator determinante de sucesso para o empreendedor, principalmente para aqueles que têm a garra e vontade de fazer acontecer, ou seja, o brilho nos olhos, a paixão pelo novo negócio.



Um dado interessante tem sido o crescente número de profissionais com mais de 50 anos de idade que, depois de terem trabalhado a vida toda como funcionários de uma empresa, decidem empreender por conta própria no ramo de franquias.

Ao administrar uma unidade franqueada, eles usam a experiência que adquiriram em anos de trabalho e, ao mesmo tempo, não precisam assumir os riscos de iniciar um negócio do zero – uma vez que já contam com um modelo testado e com o apoio da franqueadora na gestão da empresa.

Os franqueadores, por sua vez, sempre gostaram de ver em suas redes pessoas com esse perfil. Afinal, nada melhor do que ter à frente de uma franquia alguém com vivência, capacidade e conhecimento para tomar decisões e liderar equipes.

Ter "quilômetros rodados" é sinal de experiência, e isso sempre foi algo que os franqueadores buscaram no candidato a franqueado. E eles vêm buscando cada vez mais esse perfil, já que os profissionais com mais de 50 anos estão mais motivados e ativos do que nunca.

Durante as décadas de 1980 e 1990, era comum que profissionais mais experientes adquirissem uma franquia depois de se aposentar ou, em alguns casos, depois de serem demitidos das empresas e não encontrarem outras oportunidades de trabalho.

Hoje, as razões que levam essas pessoas a empreender no mercado de franquias são outras. Profissionais que têm mais de 50 anos hoje estão cheios de gás e ainda com fôlego para trabalhar por muitos e muitos anos.

Além disso, o mercado de franquias tem cada vez mais o que chamamos de multifranqueados, ou seja, franqueados que possuem mais de uma unidade. E essa é uma possibilidade de poder crescer junto com a marca, sem se limitar a ter apenas uma loja.

Se antes a franquia era um plano B para carreira, hoje ela é uma forma de realização pessoal. Esses profissionais mais experientes enxergam que, ao alcançar a maturidade, eles finalmente ganham a chance de aplicar toda sua experiência e as economias acumuladas para, enfim, realizar seu grande sonho de empreender. E chegam às franquias com a energia de garotos – o que é bom para todo sistema de franchising.

Filomena Garcia:
Sócia-diretora da Franchise Stor. É especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. Co-autora dos livros "Franchising - Uma estratégia para expansão de negócios e "Marketing para Franquias"

Fonte
UOL Economia

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
(21) eu gostaria muito de saber se há um curso no rio de janeiro, voltado para quem tem mais de 50 anos, que já está aposentado e pensa em empreender pois já não encontra vaga no mercado de trabalho.
-
Gostaria de saber, qual o melhor negócio, para quem não tem ideia nenhuma, por onde começar. hoje me encontro desempregado, e sou do ramos trabalhador industrial metalúrgico, gostaria que me ajuda-sem, obrigado.
-
 Olá Jeronimo, Bom Dia!

Obrigado pela sua participação no boletim! O processo de concepção de uma empresa é um momento importante na vida de um empreendedor. O candidato a empresário pode render muito mais quando conta com um acompanhamento para garantir o nascimento saudável da sua empresa.

Este é o momento ideal para definir os detalhes do futuro negócio, tirar as dúvidas e planejar os próximos passos. O SEBRAE disponibiliza acesso a informações importantes e capacitação para abrir seu negócio.

Como ainda tem dúvida sobre qual negócio abrir, nossa sugestão quanto a iniciar uma pequena empresa, é que conheça o que temos no banco de idéias, com mais de 430 opções onde poderá ter uma noção aproximada do que pretende com algumas orientações e sugestões muito úteis, segue link para download: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Tudo-o-que-precisa-saber-para-come%C3%A7ar-a-empreender,Ideias-de-Neg%C3%B3cio#0

Temos um programa específico para as pessoas que desejam iniciar um empreendimento. Dirija-se ao escritório do Sebrae mais próximo e peça informações sobre o "Programa Próprio". Clique aqui e veja onde nos encontrar. Nosso endereço em Curitiba: Rua Caeté, 150 – Prado Velho. http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/onde-estamos

Outra importante recomendação, caso seja difícil se dirigir a um ponto de atendimento do Sebrae, é lhe indicar o curso gratuito realizado pela internet. O curso "Iniciando um Pequeno Grande Negócio" é recomendado para todas as pessoas que desejam iniciar um empreendimento. Clique aqui para obter mais informações. http://www.ead.sebrae.com.br/default.asp

Boletins especiais