Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Vale a pena emprestar dinheiro para abrir uma franquia?

Edição: 09/2015

Então por que o Sebrae é apoio o crédito para franquias através do fundo de aval (leia mais no post do consultor Flavio Locatelli Junior) e a ABF tem parceria com o Banco Pan para facilitar o financiamento de franquias?



Porque na maioria dos casos a resposta é não, mas tem alguns em que vale.

O desafio é descobrir o crédito pode ser um bom negócio, então vamos lá:

A melhor situação é quando você não vai abrir a primeira franquia, mas sim uma segunda, terceira e por vai, unidade do mesmo franqueador. Assim você já sabe o que esperar, conhece bem o sistema e os seus números no dia a dia. Assim o caminho é fazer as contas comparando o retorno que deverá ter com o capital investido, e comparar com o que vai ter que pagar, o retorno for menor ou apenas pouco maior que o pagamento total do dinheiro que está emprestando continua não sendo um bom negócio.
Agora pode ser uma boa opção se você conseguir uma taxa e souber que a perspectiva é de que o retorno gerado será bem maior dos juros que pagará.

Tenha sempre em mente que não basta conseguir uma parcela que possa pagar, o importante é que seja um pagamento que seja vantajoso.

Outro caso que pode ser positivo para você é quando tem um capital para investir, mas consegue uma taxa que seja muito baixa e que a expectativa de retorno compense os juros e taxas que irá pagar. Assim não mexe no seu patrimônio e consegue investir para aumentá-lo.

Ainda pode ser positivo quando não é para abrir uma unidade, mas para expandir ou reformar uma que já possui e sabe que tem um bom desempenho e que será ampliado após o investimento.

Quando não emprestar?

Quando você precisa. Pode parecer contraditório, mas acompanhe o raciocínio.

Dificilmente conseguirá uma taxa excelente quando está precisando daquele recurso e é a unica alternativa que tem. Além disso, por mais que as franquias tenham um risco reduzido, ele continua existindo, e qualquer imprevisto poderá fazer com que não consiga pagar algumas parcelas, e então é vira uma bola de neve.

Muitos franqueadores de sucesso não aceitam franqueados que precisam de dinheiro emprestado para começar, mesmo que tenha crédito e a responsabilidade seja toda do franqueado. O interessado em comprar a franquia deve comprovar que tem todo o recurso necessário.

Só isto já deve nos fazer pensar, se quem está indo bem coloca a não necessidade do empréstimo como pré-requisito, isto deve significar alguma coisa, concorda?

Os negócios de maior chance de sucesso são aqueles que são feitos por analise de uma oportunidade e não por necessidade. Se está colocando a franquia como uma necessidade, pense duas vezes antes de seguir neste caminho.

E se eu não tiver outra alternativa?

Se este for o seu caso reflita bastante se a decisão de comprar uma franquia está sendo racional. É melhor não ter nada do que ter uma negócio que vai te gerar dívidas.

Resumindo, não resposta pronta para qualquer situação faça as contas, compare e principalmente faça uma análise fria e racional.

Bons negócios!

Por Erlon Labatut

Fonte
Blogs SEBRAE 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
eu gostaria muito de investir em uma franquia, mas não sei em qual seria interessante e nem o segmento.
-
 Olá Viviane, Boa Tarde;

Obrigado por sua participação no Boletim. Como funciona o sistema de franquias e os pontos de vista do franqueador e do franqueado: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Entenda-o-sistema-de-franchising

Excelente conteúdo sobre Franquias:
http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Como-funcionam-as-franquias

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Conhe%C3%A7a-os-tipos-de-franquias

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Como-escolher-a-franquia-certa

Leia informações importantes sobre franchising, tipos de franquia, vantagens e desafios do negócio e boas práticas para ajudar no sucesso do empreendimento: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Conhe%C3%A7a-como-funciona-o-sistema-de-franquias

Recomendo que Você efetue uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir, agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento inicial é gratuito.
-
parabens pelo seu comentario
-
 Olá Osnei, Boa Noite!

Obrigado pela sua participação no boletim! O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos. As inscrições para o curso podem ser feitas pelo endereço http://www.ead.sebrae.com.br/. Ou diretamente neste link: http://www.ead.sebrae.com.br/lista-de-cursos/

Boletins especiais