Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Dificuldades financeiras na sua empresa? DÊ UM PASSO PARA TRÁS!

Edição: 09/2015

A situação anda complicada, a maioria sabe disso, alguns poucos resistem em aceitar que a situação anda difícil… e daí?



O que importa é que você está ciente de que o momento é delicado e requer além de cautela, ações para superar essa fase.

Há também aqueles – e são muitos – que acham que acautelar-se dando um passo para tráz é ruim para a empresa, que demonstra fraqueza, que é vergonhoso…

Ora, deixe disso, na verdade, em situações de dificuldades, ou mesmo diante de um sintoma de problemas futuros, planejar e dar um passo atráz é sinônimo de muita inteligência!

Mas, afinal, o que queremos dizer com “dar um passo atrás”?

É algo como:

Se sua empresa cresceu, nada a impede de mudar novamente a fim de diminuir fisicamente, para economizar em seus custos;
Se sua empresa dispõe hoje de um grande mix de produtos, nada impede de reduzir esse mix, eliminando itens de baixo desempenho;
Se sua empresa está perdendo vendas por falta de clientes, nada impede de repensar seu modelo de negócio e mudar o perfil de seus produtos e o perfil de seus clientes;
Se sua empresa cresceu pelas suas próprias decisões, nada impede que agora você convoque seus colaboradores para auxiliá-lo a repensar sobre seu negócio;
Se sua empresa já imobilizou em vários itens (imóveis, veículos, máquinas, …), nada impede em repensar sobre estes investimentos, cancelando (momentaneamente) compras, renegociando e trocando bens por outros de menor porte, …
Se você já tem uma equipe comercial que atende seus clientes, nada impede que você retome os contatos, que volte a visitar, conversar e perceber as reais necessidades deles.
Lembre-se: SUA EMPRESA PRECISA SER ACIMA DE TUDO LUCRATIVA, SER SAUDÁVEL FINANCEIRAMENTE, E ISTO É O QUE IMPORTA!

Portanto, deixe ditos e conceitos populares e dê um passo para trás!

Por Edmilson Koji Tanaka

Fonte
Blogs SEBRAE  

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (5)

-
POXA NÃO SEI MAIS O QUE FAÇO ESTOU EM DESESPERO. EM 2014 PRECISAMENTE EM OUTUBRO MONTEI UM SALÃO DE CABELEREIRO ENTREI COM O DINHEIRO E MINHA SOBRINHA COM O TRABALHO, EM FEVEREIROI FECHEI AS PORTAS POIS ELA ME DEICHOU NA MÃO, ENTÃO COLOQUEI TUDO PARA VENDER VENDI NO VALOR DE R$ 2.400,00 COM ESSE DINHEIRO RESOLVI COMPRAR ROUPAS PARA REVENDER E ASSIM FIZ COMPREI POR SITE POIS NÃO TINHA DINHEIRO PARA VIAJAR E COMPRAR MAIS BARATO. COMPREI ROUPAS BIJUS BOLSAS SAPATOS. ESTAVA FELIZ POIS VENDIA BEM E O NEGOCIO ERA NA MINHA SALA DA CASA. AGORA ME MUDEI E COLOQUEI O NEGOCIO NA VARANDA DE MINHA CASA POIS É MUITO GRANDE, E NÃO ESTOU VENDENDOI NADA O POUCO DE DINHEIRO QUE ENTRA PAGO O MEI, E ALGUMAS CONTAS RELACIONADAS A LOJA E NÃO ESTA SOBRANDO PARA FAZER NOVAS COMPRAS ESTOU ENTRISTECENDO POIS NUNCA TRABALHEI TIVE UM CANCER MEU MARIDO ME DEIXOU SEM NADA E TENTEI ME VIRAR SOZINHA COM O POUCO QUE TINHA E AGORA ME ENCONTRO NESSA SITUAÇÃO O QUE FAÇO ONDE ESTOU ERRANDO POR FAVOR
-
Olá Rosangela, Boa Noite!

Obrigado pela sua participação no boletim! O fluxo de caixa é o primeiro passo para a análise financeira e deve projetar, para períodos futuros, todas as entradas e as saídas de recursos financeiros. http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Voc%C3%AA-sabe-fazer-o-fluxo-de-caixa-da-sua-empresa%3F#0

Você poderá efetuar uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir, agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento inicial é gratuito.
-
muito bom.
-
 Olá Augustinho, Boa Noite!

Obrigado pela sua participação no boletim! Conheça nossa série de E-books Como Elaborar, acesse e clique em Controles Financeiros: http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/Arquivos-Gratuitos/S%C3%A9rie-Ebooks-Como-Elaborar
-
Ótimas dicas
-
 Olá Denise, Boa Noite!

Obrigado pela sua participação no boletim! Conheça nossa série de E-books Como Elaborar, acesse e clique em Controles Financeiros: http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/Arquivos-Gratuitos/S%C3%A9rie-Ebooks-Como-Elaborar
-
meu namorado, tem uma banca de revista onde vende várias bugigangas (mochilas, pochetes, óculos, pano de chão, pilhas, baterias, capa telefone ... tudo menos jornais e revistas), porém não consegue vender R$200,00 bruto por dia. Qual o tipo de negocio que ele poderia colocar utilizando a banca ? Dê sua opinião pra que eu possa ajuda-lo indiretamente.
-
Aluguei,um trailer e ainda não cons. abrir como posso me acercar pra que não caia em certas armadilhas.
-
 Olá Sidnei, Boa Tarde!

Obrigado pela sua participação no boletim! O processo de concepção de uma empresa é um momento importante na vida de um empreendedor. O candidato a empresário pode render muito mais quando conta com um acompanhamento para garantir o nascimento saudável da sua empresa.

Este é o momento ideal para definir os detalhes do futuro negócio, tirar as dúvidas e planejar os próximos passos. O SEBRAE disponibiliza acesso a informações importantes e capacitação para abrir seu negócio.

Temos um programa específico para as pessoas que desejam iniciar um empreendimento. Dirija-se ao escritório do Sebrae mais próximo e peça informações sobre o "Programa Próprio".

Você poderá efetuar uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir, agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento inicial é gratuito.

Boletins especiais