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Ticket Médio - Você planeja suas vendas com base no ticket médio?

Edição: 09/2015

É preciso ou é desejado aumentar as vendas, no entanto, para conquistar novos clientes é necessário roubá-lo do concorrente… para isso, são necessários fortes argumentos, algo do tipo: promoções de produtos, promoções específicas para novos clientes ou algo parecido… essas práticas representam algum investimento de marketing, daí, uma ação cara!



Uma solução é vender mais para os clientes já tradicionais, daí, uma ferramenta para saber avaliar isso chama-se TICKET MÉDIO DE VENDAS!

Nas empresas de varejo, por exemplo, deve ser avaliado constantemente o valor do seu ticket médio, pois, desta informação, você pode planejar como aumentar as vendas!

Afinal, o que vem a ser o “ticket médio”?

É o valor médio que cada cliente compra em seu estabelecimento. Este valor é determinado pela média entre o montante de suas vendas e o número de clientes que geraram esse volume de compras.

Exemplifico:

O volume de vendas do dia, ocorrido num mercado fora de R$ 3.000,00, sendo que este montante representam vendas a 100 clientes. Ao dividirmos os R$ 3.000,00 pelos 100 clientes, encontramos o valor de R$ 30,00.

Pois bem, estes R$ 30,00 representa o ticket médio deste dia de vendas.

O que fazer com isso?

Sugestões:

1. Avaliar o que os clientes compraram e preparar suas gondolas para estimular o cliente a comprar outros itens – aqueles que ele não compraria normalmente. Ao ocorrer este estímulo, significa que estes clientes comprarão mais, com isso, aumenta o valor do ticket médio!

2. Aumentar o mix de mercadorias para que o cliente encontre todos os itens que necessita num único estabelecimento

3. Lembrar o cliente de outros itens que possa ter esquecido.

Exemplos:
1) se comprou carne para churrasco, lembrá-lo: do sal, do carvão, da cerveja, do refrigerante, do fósforo, …
2) se comprou o vinho, lembrá-lo: da azeitona, do salame, da taça, …
3) se comprou uma calça, lembrá-lo: do cinto, da meia, do sapato, …
4) ou num restaurante em que o buffet é servido com uma grande infinidade de opções… o cliente vai cedendo para a tentação e vai servindo mais e mais…
5) vale também adotar técnicas para “lembrar” o cliente de comprar aquilo que não se lembraria de forma alguma… quando estiver na fila do peixe, disponibilizar no balcão aquelas ervas especiais para o seu tempero, ou, na fila do pão disponibilizar aquele simples frasco para suporte do saquinho de leite…

Cada vez que você conseguir vender “algo mais” para estes clientes, você estará aumentando o seu ticket médio, e, a cada vez que você conseguir este aumento, você estará aumentando as suas vendas contando com os clientes que já consomem em seu estabelecimento.

Obtenha informações preciosas como estas e estimule sua criatividade e venda mais!

Por Edmilson Koji Tanaka

Fonte
Blogs SEBRAE

 

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Comentários (1)

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Adorei essa matéria! Acredito é muito nessa ferramenta que costumo dizer Venda Adicional... Vender mais para um mesmo cliente ou fazer de um Cliente ser dois.
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 Olá Fulvio, Boa Noite!

Obrigado pela sua participação no boletim! Para melhorar sua empresa, é necessário dedicação. Leia o artigo a seguir, para conhecer mais detalhes: http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Como-melhorar-a-minha-empresa

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