Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Que tipo de negócio eu devo começar?

Edição: 09/2015

Você pensa em abrir uma empresa, mas não tem aquela ideia matadora nem sabe que modelo de negócio é melhor. Por onde começar?




Para Marty Zwilling, mentor de startups, o primeiro passo é se perguntar por que você quer ser um empreendedor, e não um empregado. Há várias respostas, e o especialista analisa algumas:

1. Você detém a tecnologia que vai mudar o mundo. Se você quer desenvolver um projeto, uma startup tradicional é a melhor aposta. Existe o desafio de conseguir patentes, criar o produto em si e definir de onde virá a receita.

2. Você quer ser chefe. Se você quer ter um negócio pela liberdade que você terá na gestão da empresa, pense em adquirir uma franquia. A organização-base vai definir o que, quando e como fazer, mas o sucesso todo depende da sua execução.

3. Você quer ganhar muito dinheiro. Startups não ganham nada no começo. Algumas não ganham nem no final, mas umas poucas realmente conseguem faturar bastante. As franquias, na média, rendem menos do que outros tipos de negócio, mas têm taxas de sucesso mais altas. Consultorias raramente ganham escala, então você pode ficar bem de vida, mas provavelmente não vai ganhar muito dinheiro.

4. Você quer empreender para satisfazer outra pessoa. Existem muitos empresários que estão tocando um negócio porque seus pais sempre esperaram que eles assumissem a empresa da família ou porque o cônjuge está insistindo nisso ou para provar algo para um irmão ou um colega. Se você tem a possibilidade de escolher, pelo menos selecione uma franquia com risco menor.

5. Você quer algo para se ocupar. Se você tem recursos para abrir uma empresa, é um dos poucos sortudos que pode começar ou comprar o negócio que quiser. Se lhe falta experiência, uma franquia pode ser ideal, porque você terá ajuda para estruturar a operação. Por outro lado, se você tem muita experiência, por que não a compartilhar por meio de uma consultoria?

De acordo com Zwilling, se você ainda não tem certeza de qual é o melhor negócio, vale trabalhar como empregado por mais um tempo, ganhar experiência e autoconhecimento e juntar capital para a empreitada. Só depois dê o salto em um dos modelos citados acima. Você logo vai saber se está se divertindo – e esse é o melhor critério de todos.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (6)

-
Quero abrir um negócio, novo que ainda não foi explorado
-
 Olá Antonio, Boa Tarde!

Obrigado pela sua participação no boletim! Como ainda tem dúvida sobre qual negócio abrir, nossa sugestão quanto a iniciar uma pequena empresa, é que conheça o que temos no banco de idéias, com mais de 430 opções onde poderá ter uma noção aproximada do que pretende com algumas orientações e sugestões muito úteis, segue link para download: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Tudo-o-que-precisa-saber-para-come%C3%A7ar-a-empreender,Ideias-de-Neg%C3%B3cio#0
-
como MEI posso vender roupa na rua com minha KOMBI
-
Bom dia! Faço artesanato e trabalho com doces, bolos, bombons e etc. Mas meu forte são brigadeiros gourmet, tenho muita vontade de abrir uma pequena doceria, mas não tenho capital e não sei como proceder! Podem me orientar? Desde já agradeço pela atenção dispensada.
-
A matéria é muito boa. Realista e esclarecedora, me ajudou a clarear algumas ideias.
-
 Olá Ana, Boa Noite!

Obrigado pela sua participação no boletim! Conheça nosso blog: http://sites.pr.sebrae.com.br/blogs/ e tenha acesso a mais informações.
-
Boa tarde, Tenho experiência me hotelaria e estou a mais de 10 anos na construção civil, atuando em vendas como representante , vendedora e supervisora de promotores, gostaria de trabalhar por conta e ainda não tenho idéia do que fazer. Se possível, gostaria de auxílio... Aguardo retorno..
-
 Olá Carmem, Boa Noite!

Obrigado pela sua participação no boletim! Você quer se tornar uma empreendedora mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir?

O Sebrae fez diversos estudos sobre mais de 430 Ideias de Negócios, fazendo um raio x sobre tudo o que você precisa saber: espaço físico adequado, número de empregados, equipamentos principais, valor do investimento, entre outros.

Conheça mais sobre cada negócio e tome a decisão sobre o negócio certo para você: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Tudo-o-que-precisa-saber-para-come%C3%A7ar-a-empreender,Ideias-de-Neg%C3%B3cio#0
-
OLA BOM DIA SOU A CARINA E TRABALHO COM A ORGANIZAÇÃO E CONTROLE AGRICOLA DESDE O CONTROLE DE PREPARO DE SOLO A COLHEITA CONHEÇO TODOS PASSOS, ESTOU NESSA AREA A 08 ANOS SOU ESTUDANTE DE CONTABILIDADE E FAÇO PARTE E CONTROLO 07 FAZENDAS EM SISTEMA OPERACIONAL SOMO SO EM 02 PESSOAS O FINANCEIRO E EU OPERACIONAL E DP. QUERO ABRIR UM NEGOCIO PRA MIM, MAS NAO SEI POR ONDE COMEÇAR, VOCE PODE ME AJUDAR? TAMBEM TRABALHO AOS FINS DE SEMANA E APOS AS 18:00 NO ADM DE HOTEL FAZENDA. OBRIGADO
-
 Olá Carina, Boa Tarde!

Obrigado pela sua participação no boletim! O processo de concepção de uma empresa é um momento importante na vida de um empreendedor. O candidato a empresário pode render muito mais quando conta com um acompanhamento para garantir o nascimento saudável da sua empresa.

Este é o momento ideal para definir os detalhes do futuro negócio, tirar as dúvidas e planejar os próximos passos. O SEBRAE disponibiliza acesso a informações importantes e capacitação para abrir seu negócio.

Como ainda tem dúvida sobre qual negócio abrir, nossa sugestão quanto a iniciar uma pequena empresa, é que conheça o que temos no banco de idéias, com mais de 430 opções onde poderá ter uma noção aproximada do que pretende com algumas orientações e sugestões muito úteis, segue link para download: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Tudo-o-que-precisa-saber-para-come%C3%A7ar-a-empreender,Ideias-de-Neg%C3%B3cio#0

Temos um programa específico para as pessoas que desejam iniciar um empreendimento. Dirija-se ao escritório do Sebrae mais próximo e peça informações sobre o "Programa Próprio".

Você poderá efetuar uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir, agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento inicial é gratuito.

Boletins especiais