Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


O principal compromisso dos empreendedores com o cliente

Edição: 09/2015

A maioria dos empreendedores diz que sua empresa tem a missão de atender o que os clientes desejam e, sempre que possível, superar as expectativas.



As empresas se preocupam em usar esses jargões, preparam campanhas publicitárias cheias de promessas e vantagens do produto, treinam a equipe de venda para prometer tudo o que há de melhor no mercado, mas, em muitos casos, pecam por se esquecerem de perguntar o que o cliente deseja e o que ele espera da empresa.

O primeiro passo para entregar um sonho para o cliente é entender qual é a sua necessidade, o que ele precisa, como e quando ele precisa.

O vendedor precisa entender o que ele almeja e assim oferecer o produto que melhor o atenda, por isso é importante alinhar as expectativas do cliente com o que a empresa irá entregar.

A maioria das reclamações ocorre por falta de alinhamento das expectativas. A empresa promete tudo o que pode para fechar o negócio e posteriormente não entrega da forma como o cliente imaginou que receberia o serviço. E isso não acontece porque a empresa quis enganá-lo, foi falta de alinhamento de expectativas.

A missão do vendedor é concretizar sonhos em realidade e o cliente, quer seu sonho realizado. Na Viva Eventos, por exemplo, tentamos deixar bem claro à nossa equipe comercial que qualquer promessa não atendida, gerará uma frustração e repercutirá numa próxima negociação. Eles são treinados a sanarem todas as dúvidas antes de fechar um negócio e deixar tudo por escrito.

O empreendedor precisa ter em mente que promessas vazias irão prejudicar o seu negócio a médio e longo prazo. Utilizar de truques e artimanhas para fechar um contrato e depois não cumpri-lo, é sabotar a própria empresa.

É preciso agregar valor à vida dos clientes, para que felizes e satisfeitos, com sonhos realizados e expectativas superadas, se tornem os melhores ativos da empresa ao ponto de espontaneamente divulgarem a sua marca ao relatarem as suas experiências de consumo.

Vitor Pedrosa é sócio-fundador e diretor de franquias da Viva Eventos

Por Camila Lam


Fonte
Revista Exame

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais