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7 aplicações do Office 2016 para empreendedores

Edição: 10/2015

 A Microsoft anunciou em 22/9, o lançamento do Office 2016, pacote que funcionará como atualização do Office 365. O lançamento traz uma série de novidades aos empreendedores que estavam acostumados a trabalhar as aplicações Microsoft Word, PowerPoint, Excel, Outlook, OneNote, Project, Visio e Acess.

Disponível para iOS, Mac OS, Android e Windows, o Office 2016 já pode ser adquirido por pequenas e médias empresas a partir de hoje. Para elas, o plano oferecido é o Office Home & Business 2016, pelo valor, na Microsoft Store, de R$ 837. E quem já estiver trabalhando com o Office 365 precisa apenas realizar
o download gratuito da atualização.

Focando em uma maior colaboração entre os seus usuários, o novo pacote Office permite, por exemplo, que várias pessoas editem um único arquivo de Word
ao mesmo tempo - utilizando o Skype de maneira integrada para conversar com os coautores. Além disso, o cliente poderá criar grupos de e-mail para projetos especiais em seu Outlook e conversar por meio do Send, um aplicativo similar ao WhatsApp integrado com o e-mail pessoal.

Para Alessandro Bélgamo, diretor da divisão de negócios de Office no Brasil, as novidades sinalizam uma forma de tornar o Office 2016 mais atraente para empreendedores e as novas aplicações do pacote dão uma chance para as pequenas e médias empresas “reinventarem sua produtividade”.

Confira sete aplicações úteis para quem utiliza o pacote da Microsoft na gestão de sua empresa:

1. Delve

O Delve é uma nova aplicação da empresa para o Outlook. Com ele, o usuário pode acessar, dentro do seu e-mail, um dashboard com os documentos compartilhados com frequência nos últimos dias. Ali ficam reunidos dados e contatos importantes para os empreendedores.

2. Send

Funcionando como um WhatsApp corporativo, o Send é outra novidade. Bélgamo acredita que o empreendedor poderá utilizar a aplicação por ser mais seguro que o já conhecido aplicativo de troca de mensagens. “São informações empresariais, todas registradas na nuvem do OneDrive.” Além disso, as mensagens trocadas no Send são automaticamente enviadas para o Outlook.

3. Coautoria

Diferentes usuários editando um único documento ao mesmo tempo. Por enquanto, a aplicação é restrita ao Word, mas os representantes da Microsoft garantem que ela logo estará disponível para o PowerPoint e Excel – o que pode interessar ao empreendedor.

4. E-mail na nuvem

Com a intenção de deixar o Outlook mais leve, o Office 2016 inovou na indexação de arquivos. Ao invés dos dois usuários baixarem os anexos,
eles ganham acesso ao arquivo, que fica na nuvem do OneDrive.

5. Potencialização do Excel

Com o pacote, o Excel, plataforma de planilhas muito utilizada por pequenas e médias empresas, ganhou novas funcionalidades. Além de gráficos inéditos,
o Excel do Office 2016 também possibilita que os usuários façam mapas 3D para a análise de suas planilhas. Passando a funcionar com o Power BI, sistema
de inteligência corporativa abastecido com dados, o Excel também conseguirá analisar informações para elaborar projeções para os empreendedores.
“Teremos três tipos: otimista, realista e pessimista. Realizamos testes com o setor de finanças da Microsoft e realmente os números batem”, diz Bélgamo.

6. Segurança

Utilizando o suporte de segurança de dados DLP (Data Loss Prevention), o Office 2016 está preocupado com o vazamento de informações. Segundo Bélgamo,
os usuários do novo Outlook poderão bloquear termos e arquivos com o novo sistema. Assim, quando alguém, por engano ou má fé, enviá-los por e-mail,
o Outlook automaticamente não permite.

7. Pesquisas inteligentes

No novo Office, haverá um novo assistente pessoal – similar ao antigo Clip do Windows XP, “mas mais inteligente”. O Tell Me será uma caixa de texto para perguntas, em que o assistente indicará funções e comandos que podem ajudar o usuário. Além da pesquisa interna, os documentos exibirão a opção de buscas na internet – no caso, o Bing, buscador da Microsoft.

Fonte: PEGN

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