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Enfrentando e superando crises

Edição: 11/2015

Continuando a conversa do artigo anterior (Como se preparar para enfrentar crises), em que mencionei que “O momento pede para revisar os produtos que comercializa e os serviços que oferece aos clientes, também chamado de mix de produtos”. Neste olhar rever processos, custos e se o ofertado atende mesmo as necessidades do cliente.

Na sequência é importante verificar mais algumas sugestões, assim espero contribuir no encaminhamento de possibilidades reais para rever o mix de produtos e criar uma estratégia segura no seu empreendimento:

Melhore seus processos produtivos: como você recebe, conduz, produz e faz entrega final, seja de produtos e/ou entrega de serviços personalizados.

Nesse período é fundamental otimizar os processos, o qual ajudará a conter aumento de custos, desperdícios, investimentos desnecessários e até manter sua competitividade no setor que atua.

Analise a possibilidade de redução: com a instabilidade existente haverá retração maior em alguns segmentos, assim é prudente rever os custos operacionais e de investimento, é importante rever seu quadro e otimizá-lo em busca de novas oportunidades ao invés de realizar ações impensadas.

Portanto, diminuir o ritmo de seu empreendimento não caracteriza má gestão, mas sim um acompanhamento e monitoramento real da situação econômica e do impacto sobre seus negócios.

Utilize o Marketing a seu favor, nesse período uma boa estratégia e o investimento adequado, ajudará atrair clientes e ainda mais contribuir para fidelizar os já existentes. Demonstre que está “vivo” e disposto a atender as necessidades de seu cliente sempre.

Use de sua criatividade, mas, não esqueça do bom senso, compartilhe experiências, analise os acertos e erros adotados por ti e seus concorrentes, pois, estão todos vivendo na mesma situação econômica.

Seja um membro ativo da sociedade em que seu empreendimento atua. Aumente sua rede de contato, incentive algum evento para que todos vejam seus produtos e serviços e principalmente a sua retribuição a aqueles que consomem o que o oferta.

O segredo para não ter dificuldade em qualquer momento de crise já foi desvendado a muito tempo, mas, não custa relembrar que o Planejamento é melhor saída.

Assim, não seja pego de surpresa. Sempre acompanhe seu segmento, o que acontece na economia e se prepare buscando informações para a sobrevivência do seu negócio nos tempos difíceis.

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Comentários (1)

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Muito boas as dicas, vou coloca-los no meu dia a dia.
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 Olá Selma, Boa Noite!

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