Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Cinco passos para acertar no brinde de final de ano

Edição: 11/2015

Os brindes promocionais já são presentes clássicos para agradecer clientes, parceiros e colaboradores no final do ano. Para não errar na escolha do mimo – e correr o risco de espantar ao invés de disseminar a marca – a Redd Promocional, empresa especializada em brindes corporativos, criou um manual de etiqueta:

Que brinde escolher

O brinde precisa ser facilmente associado à marca e ser útil para quem o recebe. Antes de sair pesquisando presentes corporativos por aí, pense nos pilares da empresa que devem ser reforçados com a ação. Relacionar a cor do logotipo da companhia com o brinde ajuda reforçar a mensagem que se quer passar com a ação. Uma companhia do segmento de bebidas, por exemplo, pode optar por coolers, bolsas térmicas ou abridores de bebida. Já para uma empresa do setor automobilístico, é interessante distribuir chaveiros em formato de volante, adaptadores de tomadas para veículos, entre outros.

Para quem dar?

Um dos erros mais comuns é o mapeamento incorreto das pessoas que irão receber o brinde. Isso pode gerar uma situação chata dentro da companhia e desgastar o relacionamento interpessoal e com a marca. Se o agrado for direcionado aos clientes, a recomendação é eleger aqueles que foram importantes durante o ano e também os que a empresa deseja se aproximar.

Que valor investir?

Não existe um valor mínimo ou máximo indicado para o presente. A questão depende apenas do planejamento financeiro de cada companhia, mas a recomendação é que o produto não seja extremamente caro, para evitar algum tipo de constrangimento. O mais importante é agradar o público-alvo e fazer com que a marca seja lembrada com o pequeno gesto, com opções que vão de materiais de escritório e produtos eletrônicos até vinhos em kits personalizados.

Quando presentear?

Por mais que o final do ano seja uma época comum para enviar presentes, é preciso avaliar se o momento é oportuno. Se o cliente, parceiro ou fornecedor estiver prestes a renovar o contrato, por exemplo, pode pegar mal o brinde. É possível que as pessoas entendam isso de maneira errada, achando que a companhia quer influenciar o negócio. Vale dar o mimo em épocas especiais, como a celebração de aniversário da empresa. E não deixe para a última hora: são necessários pelo menos 10 dias desde a escolha até a entrega, passando pelas provas e produção.

Como não errar?

Fatores como sexo, idade e localização geográfica precisam ser analisados para traçar o perfil correto do público alvo. Uma empresa de cosméticos voltada para mulheres, dificilmente terá sucesso com um kit de ferramentas como brinde. Para não errar nessa hora, uma alternativa é recorrer aos profissionais da área, como os consultores da Redd Promocional, especializados em atrelar empresa e presente.

Fonte: empreendedor.com.br

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
Olá gostaria de uma dica para loja de roupa ? grata
-
Gostaria de uma sugestão para brinde. Somos uma empresa de Epi"s. Trabalhamos diretamente com empreiteiras de engenharia e construção eletrica e telefonica.
-
Olá Luciana, Boa Tarde!

Obrigado pela sua participação no boletim! Você poderá efetuar uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir, agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento inicial é gratuito.

Boletins especiais