Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Investir no exterior é alternativa para fugir da crise

Edição: 12/2015

  O ano de 2015 não está sendo fácil. Crise econômica, retração de investimentos e o aumento da inadimplência em diversos setores tem assustado empresários do país todo. Diante desse cenário, a Fral Consultoria, empresa que há mais de 15 anos desenvolve projetos de prestação de serviços, consultoria e gerenciamento de obras e sistemas nas áreas de engenharia civil e meio ambiente, está buscando a internacionalização de seus negócios. A estratégia parece uma saída inteligente para o atual momento da economia brasileira.

Contudo, esse movimento não é comum no país. Um estudo realizado pela consultoria Maksen em 2014, mostrou que das 50 maiores empresas do Brasil, apenas 56% delas tem negócios no exterior. Nos Estados Unidos são 90%. Cerca de 70% dos executivos entrevistados disseram que o mercado interno é suficiente para o crescimento da empresa. Outro motivo é a baixa competitividade das empresas brasileiras, além das estruturas de custo muito pesadas.

Contrariando essa tendência, a Fral Consultoria busca se internacionalizar cada vez mais. O foco são os países da América Latina. “A região é carente quando o assunto é gerenciamento de resíduos sólidos e gestão do lixo. Queremos oferecer todo nosso conhecimento e dar atenção às áreas ambientais de países sul-americanos e assim contribuir com o meio ambiente”, afirma o presidente da empresa, o engenheiro Francisco Oliveira.

Para expandir os negócios, a empresa investe em relacionamento com os países vizinhos. A Fral promove e participa de congressos nos principais players da América Latina. Inclusive, já fez trabalhos em países como Guatemala e Costa Rica. “Todo mundo gera resíduos. Logo, qualquer país pode ser cliente da Fral. No entanto, demos preferência por começar o processo de expansão pela América Latina por termos um perfil histórico e cultural mais próximo. O jeito latino é bem diferente do anglo-saxão, por exemplo”, afirma.

A intenção da empresa é intensificar relações e buscar negócios principalmente no México, Colômbia e Chile, porque possuem melhores estruturas. Paralelamente, a empresa irá buscar clientes no Equador, Panamá, Colômbia, Uruguai e Paraguai. “São países com grande deficiência na área ambiental e sanitária, mas que possuem grande potencial e necessidade de investir nessa área”, garante Oliveira. No momento, há duas propostas em andamento no Equador.

Para Oliveira, a estratégia de internacionalização da empresa é uma maneira de diversificar as gerações de renda da Fral. “Com o Brasil em crise econômica e política, imaginamos que o nosso setor seja prejudicado. Resolvemos nos antecipar e começar logo o processo de internacionalização da empresa para ampliar a capilaridade dos nossos projetos”, conclui o empresário.

Fonte: empreendedor.com.br

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (1)

-
gostei da muito da visão da fral, em mante uma consciência de sustentabilidade, de lixo, tenho empresa de prestação de serviços gerais aqui no BRASIL, tenho vontade de montar ao fora, mas voltado para este setor de serviços gerais, e esse projeto do lixo me interessou, como a Fral pode me ajudar a conhecer e explicar melho este projeto, tem interesse para o Chili. aguardo o contato de vocês. att. Maria do Livramento Martins Duarte. Empresaria e Diretora de Suprimento de Compras.
-
 Olá Maria, Bom Dia;

Obrigado por retornar. Segue cartilha com sugestões para empresa de reciclagem de lixo eletrônico: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-um-servi%C3%A7o-de-reciclagem-de-lixo-eletr%C3%B4nico

Recomendo que Você efetue inicialmente uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir, agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento inicial é gratuito.

Boletins especiais