Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Cadastro de clientes é a base para o sucesso do negócio

Edição: 12/2015

Especialista em Gestão e Marketing, Weder Carneiro é dentista e empreendedor, tendo formado mais de 1.300 profissionais em seus treinamentos online. Responsável por aumentar o faturamento de seus clientes em cerca de 50%, o empreendedor conta que um dos principais erros cometidos pelos gestores é não cadastrar os clientes para formar sua base de dados, além de não calcular vendas, taxas de conversão. “Saber mensurar é o princípio básico para o crescimento de uma empresa”, destaca.

Weder lembra que há softwares para as mais diversas áreas que servem como plataforma de registro dos clientes que frequentam ou se interessam pelo serviço da empresa. “É importante saber se esse cliente veio por indicação, propaganda ou ação de marketing, bem como os contatos dele”, ensina. “Se a empresa está realizando uma campanha específica, com propaganda na rádio local, por exemplo, é necessário medir a chegada de novos clientes para mensurar o resultado”. O empreendedor destaca que este trabalho tomaria muito tempo se fosse manual. “Muitos empresários subutilizam programas de cadastro de clientes, formando uma base incompleta”, alerta.

Exemplo de remarketing

Weder Carneiro exemplifica como uma empresa pode utilizar remarketing para manter comunicação com o cliente. “Em diversos pontos do país, a falta de água gerou uma demanda nova por serviços de lavanderias”, lembra. “Além de poder usar a economia de água como forma de atrair novos clientes, uma lavanderia pode cadastrar os clientes que surgem por esta demanda e entrar em contato uma semana depois, por exemplo, oferecendo uma promoção específica”, exemplifica.

O empreendedor destaca que esta forma de atuar é uma das mais eficientes, especialmente em mercados que limitam ações de marketing mais incisivas. “Na área da saúde, existem códigos de ética que precisam ser respeitados, e há outros mercados, como o do emagrecimento ou de bebidas, com limitações estabelecidas por lei”, explica. Segundo Weder, as regras devem ser sempre seguidas à risca, independente da área do negócio. “Muitos só pensam que determinadas estratégias seriam ótimas para o negócio, mas se esquecem que as regras existem para evitar problemas maiores e proteger os profissionais”, destaca.

Fonte: empreendedor.com.br

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
Sou corretor e tenho meu cadastro, que me parece não esta completo. O Sebrae tem algum modelo de cadastro de cliente, que poderiamos aplicar em nossa empresa?
-
 Olá Roberto, Boa Tarde;

Obrigado por retornar. Um cadastro completo e atualizado dos clientes auxilia no planejamento das ações que podem gerar resultados. http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Empres%C3%A1rios-devem-conhecer-seus-clientes

Recomendo que Você efetue inicialmente uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir, agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento inicial é gratuito.
-
Ainda não estou empreendedor mas pretendo ,e uma coisa que estava pensando foi cadastrais os clientes e no mês de aniversário da um abatimento ou até mesmo na data do aniversário fornecer um brinde .

Boletins especiais