Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Quer abrir um negócio neste ano? Veja o que já dá para fazer

Edição: 01/2016

Para a maioria das pessoas, janeiro é mês de aproveitar as férias e de colocar os impostos em dia. Porém, para quem pretende ser um empreendedor, este mês também pode ser usado para começar a pôr em prática o sonho do negócio próprio.

Ter essa atitude pró-ativa é essencial para qualquer um que segue uma carreira empreendedora. “Especialmente nesse momento de crise pelo qual estamos passando, não dá para esperar as oportunidades caírem no colo. Quem opta pelo empreendedorismo tem que procurar algo diferente por conta própria”, afirma Adriano Campos, consultor do Sebrae/SP.

Isso é ainda mais importante caso você aposte em um negócio sazonal. "Se for um negócio de verão ou estiver localizado no litoral - como a venda de sorvetes ou de biquínis, por exemplo -, aproveite para faturar nessa época. Deixe suas férias para depois", aconselha João Bonomo, coordenador do Núcleo Acadêmico de Vocação Empreendedora do Ibmec/MG.

Quer começar desde já a pensar no seu futuro negócio? Veja, a seguir, o que já dá para fazer para concretizar esse sonho:

1. Trace metas e objetivos claros

Fazer promessas durante o ano-novo já é tradição. Porém, se você quer mesmo ter um negócio em 2016, é bom traçar metas empresariais que, de fato, serão cumpridas. “Sem objetivos, a gente não sabe se está caminhando na direção correta ou não. Por isso, estabeleça planos, desde que eles possam ser atingidos. Caso contrário, você se desmotiva no meio do caminho”, recomenda Campos.

2. Desenvolva melhor sua ideia

Você até já pode ter uma ideia de negócio, mas pode tirar esse começo do ano para refiná-la. Campos recomenda, por exemplo, ter bem delineado qual o problema exato que essa ideia irá resolver para os potenciais clientes; depois, é hora de testar esse modelo de negócios com um protótipo.

3. Pesquise o mercado em que você irá atuar

Se você já tem uma ideia de negócio, pode tirar o começo do ano para descobrir exatamente a dimensão do mercado do que seu negócio irá participar. “Busque informações sobre o potencial do setor, o comportamento do seu público-alvo, que soluções ele procura hoje e quanto ele paga por esses serviços”, exemplifica Campos. Veja como fazer isso.

4. Procure pontos comerciais

Outra atitude que pode ser tomada neste começo de ano é a procura de um ponto comercial para sua empresa. Isso porque vários contratos de aluguel terminam ou estão perto de terminar nestes primeiros meses, diz Campos.

Não poupe esforços na hora de selecionar o melhor local para abrir seu negócio - e fuja de erros comuns. “Dependendo do segmento, o ponto comercial pode fazer toda a diferença. Aproveite esse tempo para procurar com cuidado.”

5. Fortaleça seus contatos

Mesmo que você trabalhe sozinho, será preciso falar com possíveis fornecedores, por exemplo. Por isso, tirar esse começo do ano para reforçar seus contatos pode ser uma boa ideia. Campos recomenda que, além de formar parcerias comerciais, o empreendedor também procure um mentor que o ajude a refletir sobre sua empresa (saiba por que o networking é tão importante assim).

6. Recrute


O início do ano é uma ótima época para contratar funcionários para seu negócio. “Esse é um período em que muitas pessoas estão buscando uma vida nova, então aproveite para trazer pessoas capacitadas para seu empreendimento”, recomenda Campos. Veja um passo a passo para não errar na hora de contratar.

Fonte: Exame

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (14)

-
Pretendo abrir uma loja de produtos de limpeza e gostaria de saber tudo sobre isso
-
Bom dia, Kely! Obrigado por sua participação no boletim! É importante que antes de iniciar um empreendimento seja realizado um planejamento para verificar a viabilidade da ideia de negócio. Para isto, o Sebrae disponibiliza ferramentas, como cursos de Educação à Distância (www.ead.sebrae.com.br) e presencialmente o Programa Começar Bem, que oferece um conjunto de soluções no formato de palestras, oficinas, cursos e outros recursos. Para mais informações estamos à disposição em nossa Central de Relacionamento através do 0800 570 0800.
-
gostaria de abrir um armarinho, qual o custo.
-
Olá Luzanira! Boa noite! Agradecemos a sua participação no boletim! Para ajudar a definir se a sua ideia de negócio é lucrativa e em quanto tempo poderá obter o retorno do investimento, o Sebrae tem orientações de como elaborar um plano de negócio. Através desta ferramenta de planejamento você poderá projetar o funcionamento da sua empresa no futuro e conhecer as várias áreas que fazem parte de um negócio. Qualquer dúvida, colocamo-nos à disposição no número 0800 570 0800.
-
gostaria de abrir um armarinho, qual o custo.
-
Olá Luzanira! Boa noite! Agradecemos a sua participação no boletim! Para ajudar a definir se a sua ideia de negócio é lucrativa e em quanto tempo poderá obter o retorno do investimento, o Sebrae tem orientações de como elaborar um plano de negócio. Através desta ferramenta de planejamento você poderá projetar o funcionamento da sua empresa no futuro e conhecer as várias áreas que fazem parte de um negócio. Qualquer dúvida, colocamo-nos à disposição no número 0800 570 0800.
-
tenho um curso basico de cabeleireiro, fui convidada pra trabalhar sozinha em um salão montado,gostaria de me especializar mais. porem estou desempregada no momento, o que eu faço?; obrigada
-
 Olá Maria de Lourdes, Boa tarde!

Obrigado por sua participação no boletim! É importante que antes de iniciar um empreendimento seja realizado um planejamento para verificar a viabilidade da ideia de negócio. Para isto, o Sebrae disponibiliza ferramentas, como cursos de Educação à Distância (www.ead.sebrae.com.br) e presencialmente o Programa Começar Bem (http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Seu-neg%C3%B3cio-come%C3%A7a-bem-aqui), que oferece um conjunto de soluções no formato de palestras, oficinas, cursos e outros recursos. Para mais informações estamos à disposição em nossa Central de Relacionamento através do 0800 570 0800.
-
tenho curso de design de sombrancelhas e manicure e pedicure trabalho nas ruas e gostaria de abrir meu proprio negocio mas o dinheiro e curto nao sei como proceder
-
 Olá Diana, Boa tarde!

Obrigado por sua participação no boletim! É importante que antes de iniciar um empreendimento seja realizado um planejamento para verificar a viabilidade da ideia de negócio. Para isto, o Sebrae disponibiliza ferramentas, como cursos de Educação à Distância (www.ead.sebrae.com.br) e presencialmente o Programa Começar Bem (http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Seu-neg%C3%B3cio-come%C3%A7a-bem-aqui) que oferece um conjunto de soluções no formato de palestras, oficinas, cursos e outros recursos.
-
Meu marido está desembregado estou guerrendocompra um carrinho de churrasco grego ambulante.Preciso de licença da prefeitura.guais risco gue pode 0 ocorrer de não dar certo?
-
Olá, Ozorina! Agradecemos sua participação no boletim! Para ajudar a definir se a sua ideia de negócio é lucrativa e em quanto tempo poderá obter o retorno do investimento, o Sebrae tem orientações de como elaborar um plano de negócio. Através desta ferramenta de planejamento você poderá projetar o funcionamento da sua empresa no futuro e conhecer as várias áreas que fazem parte de um negócio. Qualquer dúvida, colocamo-nos à disposição através da Central de Relacionamento Sebrae no número 0800 570 0800.
-
Gostaria de saber como faço para ter um carro de lanche nas ruas de bh-mg por exemplo crepe de espeto,pastel frito sucos e refrigerantes. Qual os primeiros passos.
-
Bom dia, Graciele!
Agradecemos sua participação no boletim!

Para ajudar a definir se a sua ideia de negócio é viável, o Sebrae tem orientações de como elaborar um plano de negócio. Através desta ferramenta de planejamento você poderá projetar o funcionamento da sua empresa no futuro e conhecer as várias áreas que fazem parte de um negócio.

Qualquer dúvida, estamos à disposição no número 0800 570 0800.
-
Boa tarde eu e meu irmão que é mecânico de motocicletas gostaria de abrir nosso próprio negócio temos quase todas ferramentas e o ponto comercial mas ainda falta algumas maquinas, mas precisamos de um empréstimo, como faço para colocar esse sonho em prática, obrigado aguardo uma idéia, boa tarde...
-
 Boa tarde, Vanildo !

Obrigado por sua participação no boletim! É importante que antes de iniciar um empreendimento seja realizado um planejamento para verificar a viabilidade da ideia de negócio. Para isto, o Sebrae disponibiliza ferramentas, como cursos de Educação à Distância (www.ead.sebrae.com.br) e presencialmente o Programa Começar Bem, que oferece um conjunto de soluções no formato de palestras, oficinas, cursos e outros recursos. O Sebrae é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, porém não disponibilizamos linhas de crédito e financiamentos, poderá acessar o link http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/sebraeaz/Os-Cs-do-crédito e conhecer os critérios que as instituições bancarias usam para liberar o benefício.
-
Bom dia gostaria de abrir meu próprio negócio eu e minha namorada gostaria de abrir um negócio no ramo alimentícios mais não fazemos ideia de como começar e por onde da o ponta pé inicial
-
Bom dia, Jean!
Agradecemos sua participação no boletim!

Para ajudar a definir se a sua ideia de negócio é viável, o Sebrae tem orientações de como elaborar um plano de negócio. Através desta ferramenta de planejamento você poderá projetar o funcionamento da sua empresa no futuro e conhecer as várias áreas que fazem parte de um negócio.

Qualquer dúvida, colocamo-nos à disposição no 0800 570 0800.
-
Bom dia gostaria de abrir meu próprio negócio eu e minha namorada gostaria de abrir um negócio no ramo alimentícios mais não fazemos ideia de como começar e por onde da o ponta pé inicial
-
Boa Tarde Jean! Agradecemos a sua participação no boletim! Para ajudar a definir se a sua ideia de negócio é lucrativa e em quanto tempo poderá obter o retorno do investimento, o Sebrae tem orientações de como elaborar um plano de negócio. Através desta ferramenta de planejamento você poderá projetar o funcionamento da sua empresa no futuro e conhecer as várias áreas que fazem parte de um negócio. Qualquer dúvida, estamos à disposição no número 0800 570 0800
-
Olá boa tarde. Gostaria muito de poder montar abrir algo próprio, mas ainda não sei como e nem por onde devo começar. Gostaria que fosse na área de alimentação .
-
 Para saber mais sobre abertura de empresas, acesse:
http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Passo-a-passo-para-abrir-um-neg%C3%B3cio

Temos também disponível o curso Começar Bem.Confira: http://www.sebraepr.com.br/loja/Produtos.do?descricao=come%E7ar%20bem

Sucesso e feliz 2016!
-
Pretendo montar uma fábrica de sorvetes e picolés, será que em Curitiba pode ser um bom negócio, estou com essa dúvida. Gostaria de saber o passo a passo para concretizar a idéia.
-
 Para saber mais sobre abertura de empresas, acesse:
http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Passo-a-passo-para-abrir-um-neg%C3%B3cio

Temos também disponível o curso Começar Bem.Confira:http://www.sebraepr.com.br/loja/Produtos.do?descricao=come%E7ar%20bem

Sucesso e feliz 2016!
-
Trabalhei 8 anos como mecânico de motocicletas na YAMAHA.Mais 4 anos como recepcionista e vendedor de peças na HONDA. Gostaria de abrir um negócio para mim Tenho todas as ferramentas para começar, mas mas não tenho conhecimento nenhum em máquinas e cartão e notas físicas.
-
 Olá Jorge

Para saber mais sobre abertura de empresas, acesse:
http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Passo-a-passo-para-abrir-um-neg%C3%B3cio

Temos também disponível o curso Começar Bem .Confira:http://www.sebraepr.com.br/loja/Produtos.do?descricao=come%E7ar%20bem

Sucesso e feliz 2016!

-
Boa tarde ! Tenho interesse em saber quanto eu preciso para conseguir abrir uma pizzaria ? Quero saber passo a passo. No aguardo
-
 Olá Caroline, participe das nossas oficinas Começar Bem, e saiba tudo sobre abertura de empresas: http://www.sebraepr.com.br/loja/Produtos.do?descricao=come%E7ar%20bem
Sucesso!

Boletins especiais