Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


MEI esbarra na falta de acesso ao sistema financeiro

Edição: 01/2016

Menos da metade dos empreendedores individuais têm conta em banco.

Poder emitir nota fiscal e crescer como empresa são um atrativo à formalização, mas os microempreendedores individuais (MEI) esbarram na dificuldade de crédito. Dos 5,6 milhões de empresários cadastrados nessa categoria, menos da metade (45%) possui algum tipo de relacionamento com bancos como pessoa jurídica, segundo pesquisa elaborada pelo Sebrae Nacional.

O estudo mostra que 77% vivem exclusivamente da renda como empreendedor individual, mesmo percentual dos que pretendem crescer e se tornar microempresas, mostrando uma visão empresarial do negócio que administram. Na prática, no entanto, se inserem frequentemente como pessoa física no sistema financeiro.

Comparados com as pequenas empresas, os microempreendedores individuais são os que proporcionalmente mais fizeram empréstimos bancários em nome da pessoa física nos últimos cinco anos: 46% – contra 17% dos microempresários e 8% dos empresários de pequeno porte.

Além disso, 80% dos MEI utilizam hoje algum tipo de financiamento que não passa por instituições financeiras (negociação com fornecedores, cheque pré-datado ou outro tipo de transação). Apenas 40% dos empreendedores individuais obtiveram empréstimo em bancos nos últimos cinco anos. Esse percentual baixa para 20%, em 2015, e metade deles foram bem-sucedidos.

Sobre o MEI

O MEI é um programa de formalização e inclusão econômica e social estabelecido pela Lei nº 128/2008. Atende a empreendedores que faturam até R$ 60 mil por ano de forma simplificada, descomplicada e com redução de carga tributária. Ao se formalizar, o Microempreendedor Individual passa a emitir nota fiscal, torna-se um segurado da Previdência Social e pode participar de licitações públicas.

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (8)

-
os bancos pedem muitos documentos que não temos
-
Boa tarde, Marcos! Obrigado por sua participação no boletim! Para a formalização MEI é importante que entre em contato com a sua prefeitura, para verificar se no endereço desejado é permitido o registro da atividade e se haverá necessidade de vistorias e autorizações de outros órgãos para liberação de alvará. Após esta liberação poderá realizar a abertura da empresa através do Portal do Empreendedor: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/ Qualquer dúvida, colocamo-nos à disposição no 0800 570 0800.
-
estou cadastrada no mei com uma serralheiria não estou conseguindo nem pagar meu carne fui para o cartão de credito pessoa fisica estamos individados com juros absurdos mas fiz isto como pessoa fisica o que vou fazer para sobreviver?
-
Bom dia, Lenilda!
Agradecemos sua participação no boletim!

O Sebrae pode lhe auxiliar através de consultorias e capacitações. Para que possamos lhe direcionar da melhor maneira possível, pedimos por gentileza, que entre em contato com a nossa Central de Relacionamento através do 0800 570 0800.
-
sou MEI e to ferrado no banco o unico emprestimo que consegui foi de 15 mil mais paguei tudo certinho só que agora so tem creditos pro MEI de R$ 2,000,00 isso é pouco pra nos
-
Olá, Carlos! Agradecemos sua participação no boletim! Existem linhas específicas para o MEI, o que não quer dizer que o crédito é automático e garantido, pois depende de procedimentos da instituição financeira e suas condições gerais de financiamento. Qualquer dúvida, colocamo-nos à disposição no número 0800 570 0800.
-
Trabalho com filmagem e fotografia! Quero prestar serviços através do MEI e quando necessário emitir a nota fiscal. Não tenho ponto fixo! Após me cadastrar, recebo o alvará provisório. Como faço para obter o alvará definitivo? Preciso ir na Prefeitura da minha cidade? E Pra nota fiscal? Obrigado!
-
 Boa tarde, Gilmar!
Obrigado por sua participação no boletim!
Referente ao Alvará de funcionamento e nota fiscal de prestação de serviço, deve entrar em contato com a prefeitura para verificar os critérios.
O ideal é solicitar na prefeitura a Consulta Prévia de Localização antes de fazer a formalização.
As Atividades Permitidas ao MEI são aquelas determinadas segundo o Comitê Gestor do Simples Nacional - CGSN, Anexo XIII da Resolução CGSN n. 94/2011. Acesse o Portal do Empreendedor e clique no link: Resolução CGSN nº 94. As que não estiverem listadas não podem ser enquadradas no MEI.

Acesse os links e verifique se a sua atividade se enquadra:
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/atividades-permitidas

Segue link do manual do processo eletrônico de inscrição do microempreendedor individual (mei): http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/manual.pdf

Para obter mais informações sobre o MEI, acesse este link onde há muitas perguntas com respostas para abertura de seu negócio. http://www.portaldoempreendedor.gov.br/perguntas-frequentes
-
O banco Santander foi o único que me abriu as portas para abrir a conta jurídica como MEI, mas só se eu contratasse a maquininha de cartão dele a. Estamos sempre na mesma roubada
-
Bom dia, Shopia!
Agradecemos sua participação no boletim!
-
BOM dia realmente falta apoio p empresas mei ,muitas dificuldades quando se procura um banco para emprestimo e muito mal atendido, e a resposta sempre nao da por ser mei .
-
 Excelente comentário! Obrigado por contribuir!
-
Como fazer empresitimo
-
Boa tarde Josiane! Agradecemos a sua participação no boletim! O Sebrae é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, não disponibilizamos linhas de crédito e financiamentos. Para verificar os critérios analisados pelas instituições bancarias para liberar o benefício acesse o link http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/sebraeaz/Os-Cs-do-crédito e conheça seu perfil de crédito acessando o link http://www.perfildecredito.com.br/ também poderá acessar o link http://www.simuladordeparcelas.com.br/ para simular as parcelas.
-
e muito boa materia ;ja faza dois ano que tenho minha empresa nao cosegui abrir a conta juridica ainda
-
 Ficamos felizes em contribuir! Sucesso!

Boletins especiais