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5 dicas para sua empresa fazer marketing sem gastar muito

Edição: 01/2016

Para Gustavo Carrer, consultor de marketing do Sebrae e palestrante da Feira do Empreendedor SP 2016, empreendedor não pode deixar de investir em marketing

Na hora da crise, muitas empresas precisam cortar investimentos. Nos pequenos negócios, é comum que a verba de marketing seja a primeira na lista de corte. Mas, é em um período desafiador como o de crise que o empreendedor não pode deixar de investir no marketing da sua empresa.

Ele deve aproveitar o momento para correr ainda mais atrás dos clientes. A diferença, no entanto, é que após um difícil 2015, os donos de negócios devem tomar cuidado.

Ao invés de gastarem suas economias com incertezas ou projetos de longo prazo, devem apostar em ações mais baratas, focadas e efetivas.

Segundo Gustavo Carrer, consultor de marketing do Sebrae e palestrante da Feira do Empreendedor SP 2016, que acontece em fevereiro no Pavilhão do Anhembi, o cenário econômico atual exige que os empreendedores sigam investindo nos seus negócios. “As vendas precisam crescer e o marketing tem como objetivo final aumentar o faturamento das empresas”, diz.

Para que isso não impacte de maneira negativa as finanças, o especialista sugere que os investimentos sejam menos dispersos, ou seja, mais focados em ações que podem trazer resultados rápidos. “Investir pouco, mas investir bem é a ordem do dia”, afirma Carrer. É o chamado “marketing de baixo custo”.

Descontos, premiações internas, visitas a clientes e apostas nas redes sociais são recomendações essenciais para quem deseja apostar em novas alternativas. Para o especialista, 2016 será um ano em que os donos de negócios gastarão muita “sola de sapato e boca a boca”. “Se está vendendo pouco, então sobra tempo. Essa é a chance de reativar contatos, fazer parcerias, pesquisar concorrentes e ir para a rua atrás de oportunidades.”

Confira abaixo com mais detalhes as dicas do consultor:

1. Incentive sua equipe

Na visão de Carrer, o primeiro passo para começar a vender mais é incentivar sua equipe de vendas. Para isso, os empreendedores devem utilizar a técnica da premiação, bonificando seus funcionários com algum dinheiro ou mesmo produtos diversos, como brindes e viagens. “É uma campanha que ajuda a levantar o moral da equipe e pode trazer resultados muito interessantes”, afirma.

2. Crie promoções

Segundo o especialista, as empresas devem realizar promoções temáticas, aproveitando fatos como a chegada do verão ou à volta as aulas. Além disso, o empreendedor deve ir além e pensar em como agregar produtos a uma mesma venda. “Muitas vezes o cliente não quer só um desconto, mas um bem bolado de itens. Isso vale desde o salgadinho com suco até kits de materiais escolares.”

3. Invista no digital


O marketing digital pode se tornar uma das melhores alternativas para as empresas neste momento. Com a capacidade de direcionar as ações para o público-alvo, as redes sociais e o Google AdWords podem colocar o seu empreendimento em contato direto com os clientes por um preço acessível.

O especialista também afirma que o aplicativo WhatsApp pode ser uma opção válida. “Enviar uma foto do cardápio, do look do dia ou de uma nova promoção por mensagem pode gerar engajamento efetivo.” Cuidado só para não gerar spams: envie apenas para clientes que autorizaram o recebimento.

4. Faça contatos

Para o consultor, empresas que estão com o movimento menor devem fazer bom uso da hora de trabalho dos seus funcionários. Por isso, fazer telefonemas, mandar mensagens e trocar e-mails com possíveis clientes e parceiros deve entrar na rotina de maneira sistêmica. “Um vendedor que fica parado uma hora por dia pode encontrar novas maneiras de encontrar clientes. Se fizer com criatividade, essa ação pode aumentar a produtividade do seu negócio.”

5. Aposte no atendimento pessoal

Por último, Correr afirma que os empreendedores devem literalmente ir para a rua atrás de novos clientes. “Na hora que seu negócio estiver mais fraco, vá conhecer seus vizinhos, descubra quem trabalha nos prédios da sua rua. Divulgue a marca na região e faça contatos pessoais. É um trabalho que pode fazer toda a diferença no seu faturamento ao longo do tempo.”

Fonte: PEGN

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Comentários (10)

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Excelente artigo!
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Olá Adriana, boa noite! Obrigada pela sua participação no boletim! Conheça nosso blog: http://sites.pr.sebrae.com.br/blogs/ e tenha acesso a mais informações.
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Excelente artigo!
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 Olá Adriana. Obrigado por comentar. Sucesso para a sua empresa em 2016!
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Muito bom, gostaria de participar dessa conferência em fevereiro e me profissionalizar sobre marketing e gestão
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 Olá Maria, bom dia!

Agradecemos sua participação no boletim!

Orientamos que entre em contato com a nossa Central de Relacionamento Sebrae no número 0800 570 0800, para verificar a solução ou atendimento que contemple a necessidade da sua empresa ou futuro negócio.
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parabéns muito legal as dicas ......
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Ficamos felizes em contribuir! Conte com o SEBRAE!
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Seria interessante explorar um pouco mais o marketing digital. Dar mais dicas!
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Adorei as dicas. Vou divulga-las aqui na loja para todos inclusive os donos e gerentes. Grata.
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 Conte conosco em 2016! Uma ótima semana para você!
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Gostei mais da dica de Marking digital ,gostaria de mais informaçoes nesta are de como colocá-las em prática de uma maneira mais economica.Muito grata
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Ótima matéria. Focada e motivadora. Forte abraço.
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Excelentes dicas que colocadas em prática, serão importantes para alcançar melhores resultados neste 2016. Reativar ex clientes e se colocar no mercado são passos importantes.
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Boas dicas. Gostei.
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 Oi Eduardo. Que bom que você gostou! Conte sempre com o Sebrae!

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