Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Governos estaduais aumentam burocracia para empresas em 2016

Edição: 01/2016

Em um momento em que cada vez mais os pequenos negócios precisam de incentivos para continuar a apresentar os resultados positivos de geração de emprego e renda observados nos últimos anos, medidas que vão entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2016 aumentarão a já massacrante carga burocrática imposta às empresas brasileiras.

As novas exigências são do Convênio 93 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), baseadas na emenda constitucional 87, que determina que empresas, ao fazerem compras e vendas de mercadorias para outros estados, passem a ser responsabilizadas pelo pagamento e controles fiscais da diferença das alíquotas estabelecidas por cada ente.

Além disso, para negociar mercadorias, pode ser exigido da empresa que ela seja cadastrada no fisco do estado a que sua mercadoria se destina.

Outro ponto que deverá complicar a vida dos empresários é a necessidade de mudanças no layout das notas fiscais eletrônicas, com curto prazo de adaptação por parte das empresas: apenas dois meses.

Para o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, as medidas vão na contramão de tudo que tem sido feito para reduzir a grande carga burocrática imposta aos empresários.

“Mais uma vez, os fiscos estaduais delegam suas funções ao contribuinte. Temos feito um grande esforço para que as empresas se livrem da má burocracia, como essas, que acabam criando mais dificuldade para a vida dos empresários”.

Fonte: Exame.com

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
Quanto mais burocracia,menas oportunidades para legalizar o empreedimento e crescer de uma maneira legal, isto trará desenvolvimento tanto para o Estado, o País e o povo poderá trabalhar mais tranquilo. Como é fácil colocar empecilho para que as pessoas trabalhem legalmente e de forma honesta. Se cada um fizesse sua parte as coisas se resolveriam melhor.
-
Boa tarde, Rosaura!
Agradecemos sua participação no boletim!
-
Por favor me tire essa duvida!!! Duas empresas com cnpj distinto pode ter o mesmo nome fantasia?
-
Olá Helena! Agradecemos a sua participação no Boletim! É interessante identificar se o nome fantasia não foi registrado e patenteado no INPI por outra empresa. Ao verificar que outra empresa utiliza esse nome fantasia com exclusividade não lhe dá o direito de usá-lo. Qualquer dúvida, colocamo-nos à disposição no número 0800 570 0800

Boletins especiais