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Afinal, vale a pena investir numa microfranquia?

Edição: 04/2016

Microfranquia é uma denominação brasileira para franquias de “baixo investimento”. Esta classificação já foi alterada duas vezes sendo a primeira para aquelas franquias com investimento até R$ 50 mil e, logo em seguida, passou para até R$80 mil.

No mercado americano de franquias, a classificação é pela atividade e não pelo valor de investimento. Assim, lá existem as franquias chamadas de “home based”, operadas unicamente pelo franqueado e com base operacional na própria casa. Classificar franquias pelo investimento é temeroso, por induzir o candidato a buscar uma “barata e boa”. Será? Vamos analisar quando realmente vale a pena ou não:

Não vale a pena quando você:

• Busca apenas um investimento baixo, mesmo que não tenha nenhuma identificação com o negócio;

• Pensa que, como é uma franquia e ainda premiada, vai ficar rico sem fazer nada e que a premiação substitui sua avaliação;

• Não lê com atenção e cuidado a COF (Circular de Oferta de Franquias), documento legal em que o franqueador descreve seu conceito e fornece uma lista com os atuais franqueados e aqueles que se desligaram;

• Não quer ter o trabalho de checar as informações da COF com franqueados daquela franquia em que está interessado, perguntando objetivamente se eles receberam o prometido;

• Assina um Contrato de Franquia, que começa dizendo que recebeu e concordou com a COF, sem nunca ter visto ou mesmo discutido o documento;

• Inicia o treinamento (quando ele existe) e verifica que não foi nada daquilo que comprou, mas mesmo assim segue em frente;

• Não checa a reputação do negócio escolhido em sites como Reclame Aqui e outros do gênero que estão cheios de reclamações de franqueados de algumas franquias;

• Acredita que o franqueador, mesmo sem nenhuma unidade própria, vai conseguir lhe passar a necessária experiência e conhecimento do negócio;

• Fica encantado se o mesmo franqueador possui diversas franquias diferentes para lhe vender, e não pergunta como ele consegue ser bom em tantos negócios diferentes ao mesmo tempo;

• Baseia sua escolha na liberdade que o franqueador lhe dá para fazer modificações no negócio (imagine que bagunça de negócio que você entrou, pois cada franqueado fará de um jeito, incluindo você);

• Acredita que deverá trabalhar pouco, ou mesmo que é apenas um negócio “part time” para reforçar sua renda.

Vale muito quando você:

• Desconfia de selos, prêmios e outros, considerando que nada pode substituir sua avaliação pessoal;

• Não aceita o contato com intermediários corretores e quer ser atendido diretamente pelo franqueador ,com quem deverá conviver alguns bons anos de sua vida no negócio;

• Quer que o negócio lhe dê uma direção e o franqueador a orientação;

• Tem sua escolha baseada na sua identificação com o negócio. Esta identidade será o motor da motivação necessária para tocar sozinho um pequeno negócio, entendendo que tudo dependerá apenas de você;

• Escuta os atuais franqueados do negócio que lhe recomendam a aquisição e dizem que eles mesmos teriam ou gostariam de ter novas unidades daquela mesma franquia;

• Ao término do treinamento, você sente a confiança e o conhecimento necessário para fazer o negócio acontecer.

Fonte: Exame PME

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