Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Os principais aspectos da lei de pequenas empresas

Edição: 03/2011

1. Definição de micro e pequena empresa
Pelos critérios da lei, microempresa é aquela que fatura, anualmente, até 240 mil reais. Empresa de pequeno porte, por sua vez, é aquela que fatura de 240 mil reais a 2,4 milhões de reais. Esses são os dois grupos de negócios abrangidos pelo Simples.

2. Empresas excluídas do Simples
Algumas empresas não podem ser enquadradas no Simples, mesmo que tenham faturamento anual menor que 2,4 milhões de reais. É o caso de negócios de gestão de crédito, factoring, prestadoras de serviço de comunicação, serviço de transporte de passageiros, atividade de consultoria, entre outras ressalvas.

3. O SuperSimples
O SuperSimples consiste no recolhimento mensal de oito impostos por meio de um único documento de arrecadação. Com um só documento, portanto, o empreendedor pode pagar o Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), PIS/Pasep, Contribuição para a Seguridade Social, ICMS e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

4. As alíquotas
As alíquotas para as empresas de comércio variam de 4% a 11%, a depender do faturamento. Nas indústrias, variam de 4,5% a 11,5%. As empresas do setor de serviço possuem as maiores alíquotas - 50% a mais do cobrado das empresas de comércio.

5. A responsabilidade do sócio
A responsabilidade do micro e pequeno empresário é limitada. Os bens pessoais do empreendedor não podem ser penhorados para cobrir dívidas da empresa na justiça. O empresário responde apenas com o patrimônio de seu negócio - excetuando os casos de obrigações trabalhistas.

6. Normas trabalhistas
Micro e pequenas empresas estão dispensadas de algumas obrigações trabalhistas, como anotar férias dos empregados em livros de registros, fixar o quadro de trabalho e de matricular seus aprendizes em cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem.

7. Regularidade fiscal na licitação
Micro e pequenas empresas só precisam comprovar regularidade fiscal depois de ter ganhado o contrato de licitação.

8. Empate em licitação
Se, numa licitação, a diferença entre a oferta de uma pequena empresa e de uma grande empresa for de menos de 10%, a pequena empresa tem a chance de apresentar uma proposta de preço inferior.

9. Licitações de contratos de até 80 mil reais
Em contratações de até 80 mil reais, o poder público poderá realizar uma licitação da qual participem apenas pequenas empresas.

10. Regras para estados mais pobres
Os governos de estados mais pobres, com participação de até 1% no Produto Interno Bruto, podem reduzir o teto do conceito de pequena empresa – de 2,4 milhões de reais para 1,2 milhão de reais. Estados com participação de menos de 5% do PIB podem adotar o teto de 1,8 milhão de reais. Nos estados com participação de mais de 5% no PIB do país, o ICMS ou ISS têm que ser recolhidos normalmente.

11. Exportações
Micro e pequenas empresas não precisam pagar impostos de exportação.


Fonte:
http://noticias.aspecto.net/index.php/os-principais-aspectos-da-lei-de-pequenas-empresas.html

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (7)

-
Oi eu gostaria de saber quanto tem que fatura pra ser uma micro empresa,pequena,media,grande????Queria a tabela de porte das empresas 2014??
-
 Olá Deise, pedimos que acesse o Sebrae Responde e poste sua dúvida, no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do . Nossos consultores irão atendê-la da melhor maneira possível. Agradecemos o seu interesse em entrar em contato conosco, e desejamos uma excelente semana para você!
-
Parabéns, bastante informativo! Poderiam os Srs. me informar as Leis e artigos que dão suporte ao informado no ítem 5, acerca da responsabilidade e bens pessoais dos sócios microempresários? Muito agradecido, Alexandre
-
 Olá, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Conheça as oportunidades Curitiba, acesse: www.oportunidadescuritiba.com.br

Aguardamos a sua visita!
-
sou socia de uma micro á 6 meses mas só tenho 10% gostaria de saber qual codigo e valor que tenho que pagar como ei e a forma de adquiri o boleto
-
Olá Daiane, bom dia!

Obrigado pelo comentário, o SEBRAE/PR tem satisfação em auxiliar os nossos clientes. No seu caso o melhor a fazer é entrar em contato com a nossa central de relacionamento 0800 570 0800 e pedir informações.

Aproveite para saber em oito passos como abrir uma empresa. Acesse: www.trilhadoempreendedor.com.br

Obrigado e sucesso.
-
N 5 -Responsabilidade do sócio , que nunca deve ser processado na justiça do trabalho se cumpriu com todas obrigações com o empregado , artigo n 477 paragrafo primeiro , más á constituição no seu artigo n 7 paragrafo 29 , diz que o funcionario pode mover ação trabalhista antes de 2 anos após dispensa , RIDICULO SÓ NO BRASIL ACONTECE ISSO ?????
-
Boa Tarde, Orlando agardecemos o seu comentário Agora o SEBRAE/PR está com os vídeos SEBREA POCKET em maneira diferente de dar dicas e sugestões para o desenvolvimento da sua Micro ou pequena Empres, assista já: http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Vídeos-Sebrae/SEBRAE-Pocket Tenha uma ótima tarde!
-
leis de pequenas empresas
-
muito util,exelente;agradeço muito por ter o SEBRAE para nos ajuda.Um bom dia pessoal do SEBRAE.
-
útil, muito bom

Boletins especiais