Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


5 dicas para você produzir mais sem trabalhar demais

Edição: 07/2016

Você, empreendedor, já sentiu como se seu dia não tivesse rendido nada? Ou ainda teve a sensação de que trabalha, trabalha, mas está sempre correndo para apagar o próximo incêndio?

Se sim, talvez sua rotina precise de uma dose a mais de produtividade. A parte boa é que isso não significa trabalhar mais. Pelo contrário: é justamente saber usar de forma mais inteligente o próprio tempo. No livro “Produtividade para quem quer tempo”, o coach Geronimo Theml explica seu método para ajudar pessoas ocupadas como você a produzir mais sem aumentar sua carga de trabalho.

O método é especialmente útil para quem tem ou quer abrir o próprio negócio. Theml explica que ele mesmo passou a estudar o assunto enquanto se desdobrava entre um emprego público e a luta para colocar de pé a sua própria empresa de coaching.

Confira algumas dicas:

1 – Ocupar-se não é produzir

Parte do livro apresenta o que Theml chama de “verdades libertadoras sobre produtividade”. A primeira delas é: “ocupar-se não é produzir”.

A ideia aqui é observar suas atividades diárias para verificar se você está ocupando o seu tempo com questões menores, como pagar contas, ou responder e-mails, em vez de focar a maior parte da sua atenção ao que realmente importa para você – como o seu negócio.

“Produzir é você fazer o que é necessário na direção da realização dos seus sonhos (...). O resto é se ocupar”, diz o livro.

Para ajudá-lo a produzir mais, o autor propõe que você programe alarmes no celular com a pergunta: “Neste exato momento você está se ocupando ou produzindo?”

2 – As tarefas nunca vão terminar

Outra “verdade” elencada por Theml é que as tarefas nunca terminam. A máxima pode parecer assustadora à primeira vista, mas o autor garante que é algo libertador.

“É preciso aceitar que não importa quanto você trabalhe, quanto produza, nunca haverá o dia em que você dirá: ‘Nossa, terminei meu dia e não tem nenhuma ligação para retornar, nenhum Whatsapp para responder, nenhum e-mail para olhar, nenhuma conta a pagar (...)”

Assim, cada vez que sentir que seu dia terminou e ficaram muitas pendências, lembre-se que as tarefas nunca terminam. Com esse pensamento, sua frustração diminuirá consideravelmente, garante o autor.

3 – Não se torne agenda dos outros

A terceira verdade elencada por Theml é a seguinte: “Se você não tem agenda, acaba virando a agenda dos outros”. A ideia é que, se você não estabelece suas próprias prioridades, acaba se dispersando com as necessidades alheias e perde o foco.

“Quando alguém manda uma mensagem para você, essa pessoa está fazendo isso no horário que você gostaria de receber ou no momento em que ela gostaria de mandar? A resposta é óbvia, no momento em que ela gostaria, claro, e, como você não tem agenda, acabou de virar agenda dos outros”, afirma o autor.

Para combater esse problema, e aumentar sua produtividade, Theml recomenda desabilitar notificações de celular para mensagens e e-mails, por exemplo, e estabelecer um horário na sua agenda para se dedicar a responder a esse tipo de demanda.

4 – Ter uma direção é mais importante do que andar rápido

Quando temos um objetivo ambicioso, como ter um negócio de sucesso, é comum ficarmos desanimados ao vermos que ainda estamos muito distantes de alcançar nossa meta. Enxergar essa distância pode causar ansiedade e desespero.

“A verdade é que não podemos nos avaliar por quanto falta para chegar ao Ponto B, mas por quanto já nos afastamos do Ponto A”, afirma o coach. Para ele, o caminho para o sucesso é mais como uma maratona do que uma corrida de 100 metros.

Sendo assim, sempre que se sentir angustiado com o tanto que ainda falta para alcançar seu objetivo, elenque para si mesmo tudo o que você já avançou neste caminho.

5 – Ladrão de energia

Se os quatro primeiros tópicos foram batizados de “verdades libertadoras sobre produtividade” pelo coach Geronimo Theml, os próximos são chamados pelo autor de “verdades transformadoras”. E a primeira delas é que “o maior ladrão de energia é pensar em algo no momento em que você não o faz”.

Neste ponto, Theml fala sobre a “síndrome do ‘tem que’”: “Essa síndrome consiste em falar daquilo que tem que ser feito, mas em um momento em que a tarefa não pode ser realizada”, explica. Isso gera ansiedade e perda de foco no que está de fato acontecendo no momento presente.

Para ajudá-lo a se livrar dessa “síndrome”, o autor propõe que você defina um “depósito de ‘tem que’”, um caderno ou arquivo em que você possa anotar todas as tarefas que aparecem para você na hora errada. Assim, você não esquece do que precisa fazer, mas poderá olhar para aquilo em um momento mais produtivo.

Fonte: Exame PME

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (1)

-
(43) receber bolitem
-
 Obrigado pelo comentario Levi!

Boletins especiais