Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


7 lições do bilionário Elon Musk para jovens empreendedores

Edição: 07/2016

O bilionário Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX, é um dos principais empresários da atualidade e uma referência quando o assunto é inovação.

Com uma fortuna avaliada em 12 bilhões de dólares segundo a Forbes, ele tem muito a ensinar para jovens empreendedores que estão começando agora. O site Entrepreneur elencou algumas lições que a nova geração pode aprender com Musk. Veja a seguir:

1 – Confie em suas ideias

A primeira startup de Musk era um site de indicação de negócios na internet, batizado de Compaq. A ideia foi lançada numa época em que a internet não era comum e os empreendedores locais não estavam interessados em colocar suas informações online. Mas Elon Musk insistiu, e acabou vendendo a empresa por 407 milhões de dólares.

2 – Comece cedo e seja agressivo

Em outro momento visionário, Musk resolveu montar um negócio de pagamentos online, numa época em que a internet da sua casa provavelmente ainda era discada. O fato de não ter conhecimento profundo do mercado financeiro não o impediu de dar início ao que se tornaria o PayPal, um dos mais tradicionais serviços de pagamentos online ainda hoje.

3 – Sempre faça sua lição de casa

Elon Musk já empreendeu em diversos setores e a diferença entre um e outro nunca foi impedimento para que ele entrasse no jogo. A questão fundamental, porém, é que ele faz a lição de casa e estuda o setor antes de colocar seu dinheiro ali. É o que está acontecendo com a SpaceX, a empresa fundada por ele para atuar em viagens espaciais. O setor é super específico, mas está cheio de surpresas desde a chegada de Musk.

4 – Contrate jovens talentos

Elon Musk gosta de lidar com jovens talentos e faz questão de contratar pessoas com pouca experiência -- mas cheias de vontade -- para suas empresas.

Segundo o Entrepreneur, o empresário ainda faz questão de falar com os novatos diretamente e dá o exemplo quando o assunto é comprometimento com a empresa.

5 – Fuja do convencional

Referência em inovação, Musk gosta de pensar fora da caixa (e jovens empreendedores deveriam fazer o mesmo).

Um exemplo disso está novamente na SpaceX. A empresa inovou com a criação de foguetes reusáveis, o que pode reduzir os custos das viagens espaciais e até permitir que passageiros comuns façam um passeio pelo espaço.

6 – Lute sempre


Musk é um sujeito difícil de derrubar. O Entrepreneur conta que ele chegou a interromper sua lua de mel para resolver uma intriga que ameaçava tirá-lo do comando de sua empresa na época, a X.com (futuro PayPal).

A disposição para a disputa é uma característica importante para empreendedores, mas deve ser vista com cuidado. O próprio Musk teve problemas de saúde. Portanto: lute, mas não deixe que isso acabe com você.

7 – Curta a vida e celebre o sucesso

Apesar da agenda sempre lotada, Elon Musk nunca deixou de aproveitar a vida e celebrar suas conquistas. Esta é uma lição valiosa para quem está começando: focar no trabalho é bom, mas aproveitar os frutos é melhor ainda.

Fonte: Entrepreneur

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (4)

-
(45) Muito bacana essas dicas! O SEBRAE esta de parabéns pelo excelente trabalho que desenvolve! Acompanho sempre!
-
 Obrigado pelo comentário Paulo Marcos!
-
(32) É realmente uma sucessão de conquistas e visões realistas. Isto faz parte do desenvolvimento humano, o único fato que me atormenta é quando entra a ganância, poder, luxuria e desperdício.
-
 Obrigado pelo comentário Gilson!
-
(31) Maravilha.
-
 Obrigado pelo comentário Wanderson!
-
(41) ADOREI.......
-
 Obrigado pelo comentário Dulcinéia!

Boletins especiais