Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


6 dados sobre burocracia que assustam qualquer empreendedor

Edição: 08/2016

A burocracia foi apontada recentemente como um dos maiores problemas dos empreendedores brasileiros, segundo o presidente do Sebrae Guilherme Afif. Os vários procedimentos causam confusão, dificultam o acesso a crédito e atrapalham a vida das pequenas empresas.

Um novo estudo, realizado pela Endeavor e com apoio metodológico da EY e da SEDI, mostra a complexidade burocrática e a falta de uniformidade dos processos no país.

Para a análise, foram escolhidas 32 cidades que representam 40% do PIB brasileiro e possuem o maior número de empresas que crescem mais de 20% ao ano. Confira a seguir os dados mais alarmantes encontrados no levantamento:

129 dias
É a média de tempo que os empreendedores demoram para abrir uma empresa. A cidade mais rápida foi Uberlândia (MG) com 24 dias. O posto de mais lenta ficou com Caxias do Sul (RS), onde os empresários demoram até 304 dias.

6 meses
É o tempo que empresas em Porto Alegre e Caxias do Sul levam para finalizar processos extras, como autorizações dos bombeiros e alvarás.

153 dias
É quanto tempo as empresas analisadas levam para regularizar a situação de imóveis. Entre os processos, estão alvará de construção, obtenção de energia, Habite-se, CND de obras, averbações de Registros Imobiliários, escritura de imóveis, emissão de ITBI e registros de escritura.

3%
É o quanto pode chegar a alíquota do IPTU para empresas. A média nacional ficou em 1,34% do valor venal do imóvel. O município de Vitória apresentou a menor alíquota (0,39%), enquanto Sorocaba teve a maior (3%).

4,11
É a quantidade de obrigações acessórias por estado, incluindo as de nível federal que envolvem matéria de ICMS.

202
É a média, para as 32 cidades analisadas, de decretos publicados por cada estado no período entre 2012 e 2014, o que corresponde a 5,6 decretos publicados por mês.

Fonte: PEGN

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais