Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


5 dicas para promover o bem-estar no trabalho

Edição: 04/2011

Não há muito o que discutir: funcionários saudáveis produzem mais, faltam menos e geram menos gastos com plano de saúde. Confira dicas compiladas pela revista Inc.

1. Valorize o exercício físico. Transforme sua empresa em um espaço ativo. Se você pode fazer reformas, considere construir um espaço para armazenar bicicletas. Ou ofereça um vestiário para os funcionários que queiram malhar na hora do almoço. Se não consegue fazer mudanças estruturais, implemente um grupo de caminhada e ofereça incentivos aos empregados participantes. Faça uma parceria com a academia do bairro.

2. Informe.
Almoços e seminários são oportunidades para ajudar os funcionários a aprender mais sobre hábitos saudáveis. Traga especialistas que possam ensinar receitas, como manter hábitos saudáveis em viagens e maneiras rápidas de lidar com o estresse. Se você dispuser do espaço, contrate um professor de ioga ou ginástica para aulas na hora do almoço.

3. Invista em incentivos. Programas de incentivo oferecem prêmios - financeiros ou não - aos funcionários que mantêm hábitos saudáveis. Uma maneira de fazer isso é cobrir uma parcela maior do plano de saúde dos funcionários que batem algumas metas, como taxa de açúcar no sangue e pressão saudáveis.

4. Dê opções para aplacar a fome.
No trabalho, quando bate aquela fome, é fácil pegar o que está mais perto. Por isso, ofereça aos empregados lanches como frutas secas, suco e nozes, no lugar de refrigerantes.

5. Fique de olho na saúde mental. O estresse pode estar ligado a doenças do coração, pressão alta e distúrbios do sono. No trabalho, pode levar à ineficiência, insatisfação com a função e faltas. Considere oferecer auxílio a funcionários que tenham problemas financeiros, estresse ou depressão.

E encoraje os empregados a fazer pausas durante o dia para caminhar, conversar com um colega ou tomar um ar fresco do lado de fora do prédio.

Fonte:
http://www.papodeempreendedor.com.br/recursos-humanos/5-dicas-para-promover-o-bem-estar-no-trabalho/


Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (10)

-
Muito bom, mas precisaria de uma ajuda para planejar isso em nossa empresa (Prestadora de serviço - Transportes). Temos 02 turnos (04:00 as 13:40) e (13:00 as 22:40)
-
É muito bom dar incentivo e ter bom relacionamento, mas tem que cobrar o cumprimento das métas...
-
Concordo com os itens acima. Hoje o Empresario precisa ter tambem essa habilidade. cuidar de seus funcionarios.
-
Nos tempos atuais em que vivemos com a falta de talentos, sua retenção é fundamental para a sustentabilidade da empresa que quer se manter competitiva. A questão é em quem devemos investir. Como descobrir o talento adormecido e incentivar o colaborador que merece, aquele que realmente veste a camisa da empresa.
-
utopia!!!!
-
muito bom, acho que é por aí que começa um bom relacionamento funcionário x Patrão
-
PERGUNTA, COMO TRAZER UM ESPECIALISTA SEM PAGAR CARO POIS SOU PEQUENA EMPRESA?
-
Sem dúvida nenhuma, o maior patrimônio de um bom empresário são os seus colaboradores e, aqueles que estiverem atentos a isso, só tem a ganhar.
-
Parabéns a todos da equipe do Sebrae. Estou no 5º período de administração e na contagem regressiva para o início das inscrições do DS/2011 que começam amanhã. Parabéns de verdade pelo excelente equipe que possuem.
-
achei espetacular a matéria, só acho difícil conscientizar os empresários de que esse tratamento para com seu colaborador trará benefícios à sua empresa.

Boletins especiais