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Especialista aponta quais os erros mais comuns das micros e pequenas empresas

Edição: 04/2011

Recentes dados do Sebrae mostram que 30% das empresas fecham as portas logo no primeiro ano.

De acordo com Pedro Lotti, diretor da PLL, consultoria que trabalha com resultado no foco da lucratividade e na performance de seus gestores, a falta de experiência e de conhecimento são os maiores desafios a serem enfrentados. “O plano de negócios ou o planejamento estratégico são os grandes aliados do empreendedorismo no sentido de orientar a empresa quanto aos caminhos a serem seguidos”, explica o especialista.

O executivo, que possui mais de 35 anos de experiência atendendo empresas de diversos portes, afirma que é necessário um plano bem claro, objetivo e detalhado. “Antes de realizar qualquer ação ou investimento, o planejamento se faz necessário. Seja um investimento de tempo ou de dinheiro. Não se deve contar nunca com o fator sorte”, explica.
Misturar finanças da empresa com finanças pessoais é outro erro freqüente. A dica é estabelecer aos sócios um pro-labore (salário), semelhante aos funcionários. “O valor deve ser transferido para a conta corrente pessoal dos sócios para cobrir as necessidades/despesas. Tudo isto sem confundir o pró-labora com o lucro da empresa, claro”, adverte Lotti.

Contratar familiares e amigos ao invés de pessoas mais adequadas para a empresa, confundir amizade com trabalho, não estabelecer metas e prazos para o pessoal, são atitudes que complicam ainda mais os resultados. É preciso estabelecer pré-requisitos para cada cargo, selecionar pessoas com o melhor perfil, definir a função de cada cargo, assim como prazos de finalização. O atraso de uma tarefa pode atrasar o recebimento de uma receita, prejudicando então o fluxo de caixa da empresa.

É altamente recomendado o controle detalhado de todas as receitas, despesas fixas e variáveis, e investimentos. Decisões tomadas sem informações precisas são inimigos da estabilização de qualquer empresa. Assim como não tomar decisões no momento em que é preciso, principalmente envolvendo demissões, mudanças no procedimento, aumento de atividade ou de investimento, entre outros. Estar atento às reais necessidades da empresa pode salvar seu negócio.
Muitas empresas acabam contratando empréstimos para pagar suas despesas operacionais. Para isso, recomenda-se um plano de recuperação. Quando a empresa não consegue pagar suas despesas é preciso modificar o plano do negócio.

A dependência da empresa com relação aos funcionários, fornecedores ou clientes traz riscos significativos para a empresa. Ter ao menos dois funcionários com conhecimento dos processos básicos, dois fornecedores distintos da matéria-prima e dois clientes com a mesma proporção de receitas, é uma boa dica.

A última, e não menos importante observação, é saber ouvir. Considerar a opinião ou sugestão dos funcionários, clientes e fornecedores é bastante importante. Atualizar-se e buscar aperfeiçoamento constante significa estar em busca de melhores resultados. A empresa é um investimento que somente apresentará bons resultados se o corpo dirigente e funcionários respeitarem-se e trabalharem em conjunto.

Fonte: http://www.empreendedor.com.br/reportagens/especialista-aponta-quais-os-erros-mais-comuns-das-micros-e-pequenas-empresas-e-que-impe


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Comentários (22)

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excelente a materia, pois ajuda o empreendedor a ficar mais atente em seu planejamento e tomada de decisoes.
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Parabéns pela matéria.
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Dicas bem importantes para quem tem ou pretende ter um negócio. Muitas pessoas se enganam, acham q só o dinheiro basta p/ abrir uma empresa e a mesma dar certo. Mas a realidade eh bem outra...
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Ótima reportagem, Obrigado....
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Estou muito feliz com as dicas,muito obrigado. Valmir.
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Execelente matéria!!!!
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É muito importante o que se diz no texto pois nos faz refletir e procurara não errar, gostei muito que venham outros conselhos para me ajudar.
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Dicas Ótimas
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Concordo, e uma multiplicidade de acertos, para que uma empresa de certo. principalmente neste pais, que as regras mudam constantemente.
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Obvius Lulante...
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Desde de adolescente sonhava em abrir minha empresa. Gostaria de abrir com planejamento, de forma que fosse um investimento e não dependesse financeiro dela por pelo menos 1 ano. Porém a empresa que trabalhava quebrou a 3 anos atrás, então resolvi colocar minha empresa em prática. Adivinha o resultado, quebrou! Não desisti, estou levantando novamente, porém desta vez mais forte do que antes, aprendi muita coisa. Posso garantir que essas dicas que foram apresentadas são muito reais (embora as vezes percebemos tarde demais). Meus erros foram os básicos, não ter um pro-labore (deve ser um valor que a empresa possa pagar), utilizar empréstimos de curto prazo (limites e cartões) para pagar despesas fixas e também calcular se a forma do meu negocio era sustentavel, eu tinha muito serviço, nunca faltou! Porém não era sustentavel, percebi que estava trabalhando com produtos para o publico errado, hoje filtro o perfil de meus clientes. Enfim, hoje continuo com a empresa. Procuro muito mais informação sobre o meu negocio hoje, faço planejamento financeiro, não tenho empréstimos, tenho pro-labore (justo com minha empresa), seleciono meus clientes, sempre estou de olho em novas oportunidades para meu negocio. Não é fácil, mas vale a pena! Um abraços a todos.
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Excelente matéria. Vou incluí-la na apresentação semanal de nossa empresa. Obrigado.
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ótimas dicas e vi que estou caindo em algumas isso quer dizer preciso rever meus conceitos
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Isso realmente é o basico . Nao tem como uma empresa seguir adiante sem estar em ordem .
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Sou micro empresario e os problemas e soluções apresentados na matéria refletem exatamente o que acontece ou nos exige diariamente. Muito bom.
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sem duvida nenhuma essa materia é otima. principalmente pra pequenos empresarios como eu que abri um negócio sem saber direito como funcionava e fui aprendendo no dia a dia com a ajuda dessas materias!
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Excelente matéria, é o que realmente acontece com a maioria das micro e pequenas empresas.
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muito boa a matéria.
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Parabéns pelo artigo. Complementando proponho uma gestão baseada em projetos ou serviços, onde pode-se acompanhar com mais precisão o andamento dos negócios. Mais detalhes em: www.projectcontrol.com.br
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Concordo em número, genêro e grau ! e para quem está começando se preparem....é muito trabalhoso deixar tudo organizado, mas depois o processso flui naturalmente
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Muito bom, eu mesmo, estou precisando de reanalisar ações e atitudes em minha empresa,com 24 anos, como: caixa, fluxo de caixa, planejamento,metas etc.... Lourival borges. www.extinorte.com.br
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gostei muito da materia, a gente sempre se identifica com alguns aspectos e corre para corrigi-los.

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