Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como saber se minha ideia é inovadora?

Edição: 05/2011

Medir inovação é uma das tarefas mais difíceis que existe. Primeiro, porque a definição de inovação exige que ela gere resultados concretos - e isso é impossível de medir quando uma inovação ainda está em estágio embrionário. Seja ela uma inovação aparentemente radical ou incremental, como prever que irá realmente trazer resultados no futuro?

Segundo, lembre-se que o grau de inovação pode ser subjetivo: uma pessoa que conhece mercados e países bem diferentes poderá afirmar com mais certeza que a ideia de um empreendedor não é inovadora, dado que ela pode ter visto abordagens, processos, produtos e serviços que o empreendedor desconhece (ou seja, sua empresa automaticamente se torna um concorrente atrasado).

Terceiro, porque perceber a inovação envolve uma baixa resistência a mudanças e novas ideias. Por exemplo: quando o Twitter foi lançado, ninguém o considerava um produto útil de verdade. Quatro anos depois, com sua adoção crescente, ele passou a medir o pulso das notícias e tendências em tempo real por todo o mundo. Hoje, o Twitter é capaz de ajudar pessoas envolvidas em guerras, regimes ditatoriais e tragédias naturais. Tivemos que esperar o futuro chegar para perceber como a ideia original era inovadora.

Quarto, porque o empreendedor é normalmente o maior entusiasta de sua própria ideia, e isso normalmente o cega para avaliar as verdadeiras fraquezas e potenciais melhorias. Por isso conseguir clientes rápido e pedir seu feedback é tão importante: eles poderão ajudar a transformar uma ideia interessante em potencial inovação.

Concluindo, você não tem como saber exatamente que sua ideia é uma inovação até que você consiga colocá-la em prática e testar seus resultados. Uma empresa de sucesso é uma combinação de ideia inovadora, um excelente empreendedor, ótima execução, disponibilidade de capital e uma pitada de sorte.

Para finalizar, uma dica: quando você enviar seu pitch a um investidor ou potencial cliente, tente evitar a palavra "inovador" ao descrever seu produto ou serviço. Relate seus diferenciais e características, e deixe para quem lê ou ouve você decidir sobre a inovação.

Fonte: Yuri Gitahy - http://exame.abril.com.br

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (13)

-
Gostei da matéria, gosto muito de pessoas idealista, tenho umas ideias mais preciso de gente como vocês para mim ajudar a desenvolve ou me mostra o caminho, obrigado!
-
ola,tenho somente a ideia para o setor de aviação,projeto futurista para segurança de passageiros , busco apoio orientação para minha ideia ser avaliada por os construtores de avião, ,tive essa luz depois da ultima viagem para a Europa em 2014.
-
Olá Elcio, Boa Tarde;

Obrigado pela sua participação no boletim. Você poderá efetuar uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Sugiro a elaboração do plano de negocio, verificando assim a viabilidade econômica da sua idéi. Para iniciar preenchimento segue o link, e posteriormente procure o Sebrae para efetuar um parecer:
http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/Arquivos-Gratuitos/Plano-de-Neg%C3%B3cios

Se preferir, agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento inicial é gratuito.

-
Porque uma pessoa que não tem estudo acadêmico não é visto como uma pessoa que pode colocar seu projeto , pois a descriminação deste pais não deixa ? Aqui esta não tenho formação acadêmica e se eu falar ate onde estudei vcs vão falar que é mentira ai esta meu vídeo projeto OCTANOGAS http://youtu.be/-2xCQjwxDuw
-
Olá João. Nós não vemos dessa forma. A inovação está ao alcance de todos! Abraços e sucesso!
-
boa tarde,tenho uma faccao e somos em tres sossias e gostariamos de saber como fazer para sermos um pequeno empreendedor individual para poder pagarmos o inss,e saber das vantagens obrigada
-
BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA ABRIR UMA MICRO EMPRESA DE TEMPE- RO CASEIRO, POIS EU E MINHA SOGRA QUE ES TAMOS FAZENDO, MAS QUEREMOS CRESCER PARA VENDER EM MERCEADOS E OUTROS. OBRIGADO. FONE (041) 3276-0608--9994-6085
-
Realmente é uma pura realidade esta matéria, se eu tivesse lido ela a 03 anos atrás, antes da crise mundial em 2008 eu não teria investido R$6.000,000,00 (seis milhões de reais) em um projeto inovador e que tinha promessa de resultados fantásticos. Más como prever tudo isso com uma crise mundial inesplicável e sem sentido (pelo ao menos para nós Brasileiros)? Eu gostaria de saber tambêm como prever tudo isso e como se evitar para cair em uma armadilha, quanto a questão de crise, seja ela regional ou mundial que acaba nos afetendo.
-
tenhe a ideia de montar uma rede (provedora) via radio em maringa(pr) seria possivel
-
òtima matéria, pois irei iniciar trabalhos nesta área, e necessito manter-me informado, e o melhor local para novidades é no Boletim do Empreendedor.
-
leio sempre as matérias e isso está abrindo mais meus horizonte.
-
minha torta integral é inovação ou invenção? não encontro nada parecido prá comprar no mercado em geral, portando considero uma invenção inovadora....alimentação saudaávell..
-
Muitas vezes nos deparamos com o equívoco cometido entre invenção e inovação. É importante o empresário ter em mente esta diferença e analisar: minha empresa é inovadora? Com todos os recursos disponíveis estou conseguindo estabelecer meu potencial competitivo?
-
Muitas vezes nos deparamos com o equívoco cometido entre invenção e inovação. É importante o empresário ter em mente esta diferença e analisar: minha empresa é inovadora? Com todos os recursos disponíveis estou conseguindo estabelecer meu potencial competitivo?
-
Muitas inovações, talvez a maioria delas, surgem quando alguem coloca em pratica uma solução identificada a partir da percepção de algo não atendido, ou atendido de forma insatisfatória. Portanto pense: o que (produto/serviço) não está satisfazendo você ou o outro? Você pode melhorar isso?

Boletins especiais