Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Micro e pequenas elevam demanda por crédito no 1º trimestre

Edição: 05/2011

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, a quantidade de empresas que procurou crédito cresceu 1,4% em março deste ano comparativamente ao mês imediatamente anterior. Com este resultado, a demanda das empresas por crédito expandiu-se de 1,6% no acumulado do primeiro trimestre de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado.

O crescimento de 1,6% de demanda das empresas por crédito observado no primeiro trimestre de 2011 foi a menor taxa de expansão dos últimos cinco trimestres, revelando que as empresas estão se preparando para um cenário de menor crescimento econômico a partir dos próximos meses, observam os economistas da Serasa Experian.

O avanço da demanda das empresas por crédito no primeiro trimestre de 2011 foi determinado pelo crescimento de 1,8% registrado pelas micro e pequenas empresas, uma vez que tanto nas médias quanto nas grandes empresas, as procuras por crédito recuaram 2,2% e 0,4%, respectivamente, no primeiro trimestre do ano.

Todas as regiões geográficas do país, com exceção da Norte (queda de 4,8% frente ao primeiro trimestre de 2010), exibiram crescimento nas demandas de suas empresas por crédito no primeiro trimestre deste ano. A maior delas ocorreu no Sul (alta de 3,1% frente ao primeiro trimestre de 2010), seguido da região Centro-Oeste (crescimento de 2,3%) e pelo Sudeste (alta de 1,9%).

As empresas do setor de serviços lideraram o crescimento da demanda por crédito nos primeiros três meses de 2011. A alta foi de 3,9% frente ao primeiro trimestre do ano passado. O crescimento do setor comercial foi bem menor: expansão de 0,3% sobre os três primeiros meses de 2010. Já o setor industrial, ainda sob os efeitos prejudiciais do câmbio valorizado, registrou queda de 0,3% na procura por crédito nos três primeiros meses de 2011.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CNPJs – cerca de 1,2 milhão –, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

Fonte: www.agenciasebrae.com.br - Serasa Experian

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais