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Contratação de funcionários exige cuidados, alerta advogado

Edição: 05/2011

Nas contratações, é necessário avaliar sempre os trâmites legais, os custos e os riscos desta contratação. É o que alerta o advogado trabalhista do escritório Assis Advocacia, Adelmo do Valle Souza Leão. O especialista aconselha que o empresário faça um planejamento das contratações e institua mecanismos para reduzir custos e minimizar os riscos de passivos trabalhistas. É indicado analisar os requisitos legais de uma contratação, independentemente de ser empregado, autônomo, estagiário, temporário, entre outros.

Ele acrescenta ainda que, por falta de informação, muitas empresas firmam contratos de trabalho com vários encargos trabalhistas. Alguns empresários ainda tentam reduzir custos estabelecendo contratos informais.

“Existem várias formas de contratação, mas é preciso realizar um estudo para verificar as melhores alternativas para cada empresa e atividade. Esse estudo é fundamental para reduzir custos ao longo do tempo e evitar processos trabalhistas”, explica.
O que avaliar

Alguns fatores que devem ser analisados cuidadosamente são a jornada de trabalho e outras peculiaridades de cada atividade. Além disso, os empregadores têm de observar as normas de medicina e higiene do trabalho.

“Não basta apenas efetuar o pagamento de salários, a empresa deve atentar para o ambiente salubre das atividades do empregado, caso contrário, poderá acarretar problemas até mesmo de ordem criminal aos seus dirigentes”, diz Leão.

O advogado indica ainda que a empresa analise a forma de pagamento, já que, uma vez formalizadas, as cláusulas aderem ao contrato de trabalho. Isso não significa que não podem ser mudadas, mas a situação torna-se mais fácil quando se observa essa questão antes da contratação.

Os empregadores também são obrigados a efetuar o pagamento dos benefícios fixados pela legislação. Vale destacar que, em algumas categorias, o pagamento de benefícios é determinado por convenção coletiva. Para Leão, os planos de benefícios podem ser uma eficaz ferramenta para a redução de encargos trabalhistas e também para a retenção de talentos, quando planejados adequadamente.

Fonte: www.empreendedor.com.br

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Comentários (7)

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Ola boa tarde, sou estudante de química e estou realizado um pesquisa no área de bebidas e gostaria que se possível vocês mim informasse algo sobres a empregabilidade nesse setor. Atenciosamente: Patricia Santos
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 Olá Patricia, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
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EXCELENTE,ACREDITO QUE O GRANDE DESAFIO DAS EMPRESAS É MATER OS TALENTOS.
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NÃO FOI ESCLARECEDORA E SIM DE ALERTA. AGORA NA HORA DE CONTRATAR ALEM DE ANALISAR O PERFIL DO CANDITADO TEM QUE SE CONSIDERAR NAS CONSEQUENCIAS LEGAIS DESSA CONTRATAÇÃO. VALEU
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Acho tudo viavel.. porem gostaria de saber mais sobre leis trabalhistas....
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Achei boa a matéria, mas poderia ter mais detalhes, ser mais especifica.
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Parabéns, pela matéria, trabalho na área de RH e é sempre interessante ter mais informações.
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muito interessante a materia ,ajuda a pensar melhor na hora de contratar funcionarios

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