Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


A marcenaria do futuro.

Edição: 05/2017

A Marcenaria Ynova, de Joinville, fabrica móveis sob medida de alta qualidade, utilizando matérias-primas nobres que permitem acabamento com qualidade, durabilidade e usabilidade dos produtos projetados. Outro diferencial, em relação aos concorrentes, está no chão de fábrica. Exemplo de organização em operações, as atividades ocorrem sem caos, lembrando grandes empresas que aplicam a metodologia do 5S. Além disso, todos os equipamentos são modernos, bem distribuídos, numerados, limpos e com coletores de cavaco.

Desde 2004, a empresa está ativa, porém, há dois anos houve troca da diretoria. Essa, percebeu que teria muitos desafios nestes anos de baixo consumo. De fato, a empresa passou o ano de 2016 trabalhando no vermelho. Contudo, recentemente, através de ações discutidas junto do Agente Local de Inovação (uma parceria do Sebrae com o CNPq) e formalizadas através de um Plano de Ação, conseguiu sair do sufoco e obter saldo positivo em seu caixa nos primeiros meses de 2017.

Foram desenvolvidas diversas ações para o aperfeiçoamento da atividade produtiva. Abaixo mostro exemplos que podem ser úteis aos leitores:




Ação 1 - Foi desenvolvida uma ação de melhoria em relação ao cronograma de reuniões do empresário com a equipe, através de uma agenda corporativa do Google, onde todos têm acesso aos compromissos e projetos, além de poderem inserir anotações pessoas e empresariais pertinentes ao negócio.

Ação 2 - A empresa já dispunha da Missão, Visão e Valores formalizados, porém, mantinha estes na gaveta, sem divulgar aos colaboradores e clientes. A ação realizada foi disponibilizar junto ao quadro visual da fábrica, explanados aos colaboradores, criando maior entendimento e cooperação entre a equipe. Além disso, a Missão, Visão e Valores foram inseridos junto ao site da empresa.




Ação 3 - O quadro de pedidos foi aperfeiçoado, disponibilizado em um flip-chart. Deste modo, passaram a ocorrer menos erros de pedidos, além da implementação do quadro de pedidos eletrônicos. Foi confeccionado um organograma da equipe, apresentando a distribuição entre os diretores, projetistas, analistas, auxiliares e marceneiros.




Ação 4 - A equipe administrativa criou um documento com os processos mapeados para a equipe de vendas, o qual melhorou a forma de observar cada etapa do processo, estabelecendo maior agilidade e aumento de produtividade.




Ação 5
- Outra ação muito positiva foi disponibilizar aos estudantes de arquitetura da Univille o laboratório para confecção de projetos, visando apresentar e familiarizar os futuros arquitetos e designers da região com a marca e qualidade que a Marcenaria Ynova dispõe em seus processos até a entrega dos produtos.

Uma das consequências dessa ação foi a percepção de que falta qualificação dos marceneiros da região. Não há nenhum curso profissionalizante. Por esse motivo, o empresário cogita abrir um curso para marcenaria em sua fábrica, em colaboração com instituições e empresas parceiras.

Outro grande resultado foi a elevação do Grau de Inovação Global da empresa, que passou de 2,3 para 3,5 do Ciclo 0 para o Ciclo 1. Enquanto que, o Radar do Desempenho da Gestão dobrou, o score inicial era de 26,73% e atualmente está em 51,06%.

A roda da inovação deve girar sempre!




Diante de todas as mudanças aplicadas à Marcenaria Ynova, é notório que a força das pequenas ações se transformaram em um ato grandioso com o Programa Agentes Locais de Inovação. A empresa percebeu a importância de não deixar essa energia inventiva cessar, sendo importante continuar revendo as ações e melhorando continuamente as ideias desenvolvidas. No início, a Marcenaria Ynova era uma empresa com vícios, problemas de comunicação entre membros da equipe e a ausência de um cronograma eficaz na gestão dos projetos. Entretanto, em alguns meses com a atuação do ALI, transformou-se em uma empresa ágil e produtiva. Agora, ela pode se assegurar de uma boa gestão para a criação de produtos inovadores, dois mil e dezessete promete!

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (1)

-
(17) Bom dia ! Busco sócio para investir na empresa de moveis planejados. Estou no mercado a 4 anos e as perspectiva para julho estão boas. Atenciosamente Cristina Chaim

Boletins especiais