Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


TI Verde: conceitos e práticas

Edição: 05/2011

Conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento econômico são recorrentes e se inserem em todos os segmentos da sociedade. Assim como outras atividades humanas, a Tecnologia da Informação também provoca impactos no meio ambiente, tanto pela demanda de energia elétrica, quanto pelo de fabricação do hardware.

O mundo corporativo começa a adotar e, principalmente, criar ações para atender as necessidades de um negócio sustentável. Um bom exemplo é o Índice de Sustentabilidade Empresarial, ferramenta de análise comparativa de empresas sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, com base na eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

Tais fatores impulsionam a adoção das ações propostas como TI Verde. As empresas com os melhores índices, possuem vantagens econômicas como facilidade de créditos e uma melhor imagem frente à sociedade, impulsionando as ações de marketing.

Segundo pesquisa realizada pela Symantec Corp® a TI Verde tornou-se essencial e faz parte do planejamento das empresas. Os dados revelam que 45% dos executivos entrevistados adotam iniciativas em termos de TI Verde implementadas, principalmente para a redução do consumo energético e custos de resfriamento de equipamentos.

A importância para os negócios, sociedade e futuro do planeta faz com que a TI Verde ganhe cada vez mais espaço e destaque para a comunidade técnica (profissionais de TI) que, através de pesquisa e desenvolvimento, atuarão diretamente no sucesso e na inovação tecnológica que auxilie o desenvolvimento sustentável.

Fonte: www.sebrae.com.br

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais