Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


4 livros para você validar suas ideias sem depender de ninguém

Edição: 06/2017

Sempre gostei de ler, desde livros de ficção até livros técnicos, seja por prazer e diversão ou por motivos profissionais, sempre fui incentivado e considerei a leitura uma forma muito interessante de aprendizado.

Em um primeiro momento ganho o conhecimento daquele livro, mas mais ainda, eu também ganho um pouco mais de foco, de capacidade de permanecer concentrado em uma tarefa complexa de ler e entender o que está escrito, sem me deixar distrair, a leitura é como um exercício, porém para a mente.

Assim, ao longo dos anos não é exagero falar que já li algumas centenas de livros, alguns dos quais sinceramente me arrependo, mas quatro deles em particular se tornaram a resposta mais comum para quando um empreendedor me pergunta: Quais livros eu devo ler?

Na maioria das vezes quem me faz essa pergunta é um empreendedor que não é um programador, ou engenheiro, ou simplesmente, não é um maker, ou seja, algumas vezes no mundo do empreendedorismo esse cara é chamado de “O cara das ideias”, e muita gente zomba deles. O que sempre me pareceu curioso, afinal a grosso modo eu sou esse cara das ideias, e mesmo assim consigo resultados muito melhores do que a maioria dos tais makers, inclusive, quando falamos de construir um produto e entregar o resultado.

Tudo isso, devido a 4 livros simples, que me fizeram repensar a forma como lidava com a minha vontade de construir novos negócios baseados em aplicativos web ou mobile sem ser capaz de programar um app.

E agora eu gostaria de compartilhar isso com você, irei apresentar 4 livros que normalmente são pouco recomendados para empreendedores, e explicar exatamente como eles vão te ajudar a conseguir validar suas ideias de negócios, e até mesmo construir as primeiras versões sem precisar depender de outras pessoas, mesmo que você não seja um desenvolvedor.

Contágio, Por que as coisas pegam

Eu trabalho hoje com startups, negócios que possuem por definição a necessidade de crescimento exponencial, algo que só é possível com a viralização.

O livro Contágio, explica de forma bastante detalhada e com exemplos os elementos que contribuem para que algo viralize e se torne o que o autor chama de “Top of mind”.

Alias, o que vem na sua mente quando você pensa em: carros elétricos, pesquisas na internet e redes sociais?

Existe uma boa chance de que tenha pensado em: Tesla, Google e Facebook.

Entenda os motivos que tornam produtos virais e como tornar o que você está desenvolvendo algo “Top of mind”

Isso se deve justamente aos mecanismos que permitiram que essas empresas se tornassem referências, algo que vai muito além de ter um bom produto.

O livro é essencial para que você aprenda mais sobre isso e possa usar estratégias conscientes para aumentar as chances de que seu produto “pegue”, e seu negócio se torne sustentável o quanto antes.

Valor do investimento: de R$ 20,00 a R$30,00 – Clique aqui e compre na Amazon

Rework, Reinvente sua empresa

Que tal aprender sobre negócios com os fundadores e donos de uma empresa que vale mais de 100 Bilhões de dólares? É isso que Rework permite.

Esse livro me ensinou como as vezes é importante jogar vários conceitos com os quais estamos habituados quando falamos de empreendedorismo fora.

A importância de se manter o mais simples possível quando falamos de desenvolver produtos, e que crescer só por crescer normalmente é uma péssima ideia.

Mude sua percepção sobre o que torna uma empresa fod* com os founders da 37Signals

O livro não tem uma super base teórica, ele é escrito com base na experiência prática dos fundadores da 37Signals, então a leitura é muito tranquila, mas a sensação de levar uns socos na cara ao ver que muito daquilo que você pensava está provavelmente errado é algo que fica por um bom tempo.

Os conceitos do livro vão sem dúvida te ajudar a evitar muitas armadilhas do empreendedorismo e se tornar um empreendedor melhor.

Valor do investimento: de R$ 15,00 a R$20,00 – Clique aqui e compre na Amazon

Adendo

Os próximos 2 livros que irei recomendar estão em inglês, e até onde sei, não possuem disponibilidade em português, mas aqui vai uma dica: Aprenda inglês!

O Inglês é hoje a língua franca do mundo, viajando e trabalhando com pessoas de vários países, posso dizer que se não fosse o inglês eu não teria feito metade do que já fiz. O mundo de conhecimento e oportunidades disponíveis para quem domina o idioma é gigante.

Caso você não saiba nada de inglês, aprenda um pouco de leitura com os dois livros a seguir, compre os livros (isso vai te forçar a valorizar o esforço), abra o Google tradutor e digite tudo o que ler, veja o sentido das frases, busque as palavras que não conseguir traduzir, se esforce, pois vale a pena.

Sprint: How To Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days

O livro do Design Sprint, o método de desenvolvimento de protótipos usado no GV, e não, não estou falando do Flavio Augusto com o Geração de Valor, mas o Google Ventures.

O livro aborda uma metodologia bastante objetiva que te permite construir protótipos bons o bastante para validar novos projetos em somente 5 dias. A melhor parte é que o livro aborda o uso de métodos alternativos, como por exemplo, validar um site com o powerpoint, ou um app com o Photoshop.

Os métodos também não são restritos a produtos digitais, os exemplos do livro abordam desde problemas mecânicos, a construção de robôs e claro, sites e aplicativos para celulares.

Aprenda a criar prótotipos em 5 dias, sem saber programar ou gastar muita grana

O método Design Sprint é o que chamamos de “game changer”, não estou dizendo que ele é a solução para todos os seus problemas, mas usando o Sprint eu fui capaz de construir o 10Starters em menos de 1 semana, e muitas oportunidades surgiram a partir daí.

Além disso, o fato dele apresentar soluções alternativas para desenvolver os protótipos, te ajuda a não depender tanto de um programador ou engenheiro no time para poder ao menos validar o que está fazendo.

Valor do investimento: de R$ 40,00 a R$80,00 – Clique aqui e compre na Amazon

Disciplined Entrepreneurship

Esse foi o livro que mudou a minha visão sobre negócios e startups.

Fui duas vezes para o MIT nos Estados Unidos, hoje, sou a pessoa mais jovem a receber o titulo de Teacher of New Ventures e Leadership além de entrevistar candidatos para o programa de treinamento em empreendedorismo do MIT, o Global Entrepreneurship Bootcamp.

O livro escrito por Bill Aulet, aborda um framework prático e extremamente bem guiado para você validar suas ideias, escolher os nichos de mercado ideais, calcular pontos fundamentais do ponto de vista financeiro, validar hipóteses, construir um modelo de negócio e uma estratégia de lançamento.

Basicamente o livro te guia do momento de “Eu tive uma ideia”, até o momento de “Lancei um novo produto no mercado”.

Melhor que Lean Startup!

Ao longo do processo ele aborda outras ferramentas e dicas de leitura que complementam tudo, honestamente, considero a metodologia superior até mesmo a Lean Startup. Ela é usada por estudantes do MIT e aprovada por empresas como a Hubspot, sendo usada para formar mais de 900 startups por ano.

A leitura não é das mais simples, porém o uso de gráficos e tabelas, ajuda a entender os pontos abordados de forma prática, além disso, é o tipo de livro que você continua voltando para conferir de tempos e tempos e repensar o planejamento. De toda a lista é o que eu mais recomendo ter uma copia física.

Valor do investimento: de R$ 40,00 a R$110,00 – Clique aqui e compre na Amazon

Bônus: O 5º livro – Talking to humans (Gratuito)

Negócios sempre são feitos de pessoas para pessoas. A divisão entre B2B e B2C ajuda a entender o aspecto macro das coisas, mas no final, as decisões e o uso relacionados a qualquer produto ou serviço envolvem pessoas.

Por isso, ser capaz de conversar e entender as demandas das pessoas em relação ao problema que você quer resolver, ou seja, fazer a famosa pesquisa de mercado é algo fundamental.

Esse livro é um guia para isso. Abordando através de exemplos, e apresentando uma teoria sólida, o passo a passo para conduzir “user interviews” e tirar o máximo, do processo de pesquisa de mercado para validar suas ideias de negócios.

Baixe de graça no site do autor!

Por quê Amazon?

Você pode estar se perguntando o motivo de ter colocado aqui os links do livro na Amazon, ou mais, por qual motivo você deveria pagar por algo que consegue encontrar de graça na internet, e bem, achei justo explicar isso.

Com exceção do Disciplined Entrepreneurship você consegue facilmente comprar qualquer livro da lista por menos de 50 reais, um investimento ridiculamente baixo pelo que eles oferecem em termos de aprendizado.

Aprendi com meu amigo Felipe Moreno a valorizar mais o trabalho dos autores e editores e como é importante pagar pelos livros.

Afinal, se você não está disposto a pagar 20 reais em um livro como o Contagio ou 40 no Design Sprint que vão te ensinar técnicas para não só economizar, mas para ganhar alguns milhares ou mesmo milhões com o seu negócio, como espera que alguém esteja disposto a pagar por seja o que for que você vende?

Por isso recomendo os livros pela Amazon, assim você tem a chance de ter uma prévia de cada livro e decidir por si mesmo, se vale a pena ou não fazer a compra. Eu coloco a mão no fogo por qualquer um deles, mas como você não precisa aceitar minha palavra, baixe as amostras gratuitas e tire as suas próprias conclusões.

Porém eu repito: pague pelos livros, seja na Amazon ou em qualquer outro lugar, não só para valorizar o autor, mas também para se forçar a valorizar o seu próprio dinheiro, lendo os livros até o final.

Fonte: www.conteudo.startse.com.br

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais