Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Pra ficar no azul! Como colocar as suas contas em dia

Edição: 06/2017

Depois de abrir um negócio, principalmente com dinheiro próprio, o empreendedor tem a missão de mantê-lo financeiramente organizado – só assim a empresa pode crescer e atrair investidores.

Para que empresários evitem gastos desnecessários no dia a dia da empresa, eles precisam de ferramentas de controle de despesas.

Gabriel Gaspar, cofundador da Nibo, indica três passos de como organizar, desde o início, as finanças de uma empresa. Segundo ele, com a firma em ordem empreendedores têm mais segurança na hora de buscar por investidores.

1. Organização

As finanças de uma empresa merecem atenção especial. É importante, desde o começo, a startup definir quais serão os processos do departamento financeiro, as ferramentas utilizadas e as pessoas que vão lidar, cotidianamente, com o setor. Para Gaspar, processos simples que ajudam no dia a dia do empresário são necessários para que a empresa crie uma rotina e não tenha más notícias no final do mês.

“Pagar as contas em um único dia da semana, por exemplo, evita esquecimentos, multas e perda de tempo”, diz.

Segundo ele, a empresa também precisa desenvolver uma ferramenta de gestão simples e que qualquer pessoa consiga utilizá-la. Além disso, é fundamental que se tenha na empresa uma pessoa familiarizada com números e que seja disciplinada.

2. Olhos no fluxo de caixa


De acordo com Gaspar, é necessário que o empresário tenha total conhecimento da projeção do fluxo de caixa da empresa. Essa ferramenta é fundamental para que o empreendedor saiba se vai ou não ter dinheiro nos próximos meses.

“Estando ciente dos números é possível prever se a empresa vai crescer ou se será preciso investir mais capital próprio no negócio”, afirma.

3. Ter um contador na empresa

Além de uma ferramenta gerencial para controlar as despesas da startup, Gaspar explica que é necessário ter um contador na empresa. Assim, tendo uma pessoa trabalhando em paralelo á tecnologia, o empresário consegue perceber se a contabilidade está ou não em dia.

“Quando as finanças de um negócio estão em ordem, é mais fácil atrair investidores e fundos para apostar na empresa”. De modo contrário, quanto menos organizadas estiverem as despesas da startup, é comum que erros e falhas prejudiquem a expansão da firma.

Fonte:www.revistapegn.globo.com

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (8)

-
(71) estou com meu mei atrazado ok fazer para conserta e comi toma emprestimo no mei
-
(41) como conseguir emprestimo pelo MEI para capital de giro
-
(41) como conseguir emprestimo pelo MEI para capital de giro
-
(41) como conseguir emprestimo pelo MEI para capital de giro
-
(41) como conseguir emprestimo pelo MEI para capital de giro
-
(41) como conseguir emprestimo pelo MEI para capital de giro
-
(41) Preciso saber como acertar atrasados.
-
(48) quero saber como parrticipar

Boletins especiais