Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Perspectivas do investimento em TI

Edição: 05/2011

As tecnologias da informação e da comunicação (TIC), constituem não apenas uma nova indústria, mas o núcleo dinâmico de uma revolução tecnológica. Ao contrário de muitas tecnologias que são específicas de processos particulares, as inovações derivadas de seu uso têm a característica de permear, potencialmente, todo o tecido produtivo.

Os dois segmentos das TIC analisados neste estudo – software e serviços de telecomunicações - embora sejam economicamente independentes, mantêm grande influencia recíproca. Por um lado, os serviços de telecomunicação constituem a infra-estrutura essencial para o desenvolvimento da indústria global de software e serviços. Por outro, o segmento de software representa uma das principais fontes de inovações para serviços de telecomunicações.

Apesar da mútua influência, os dois setores apresentam uma dinâmica distinta em relação ao investimento: enquanto o setor de telecomunicações é intensivo em capital e caracterizado por grandes empresas de infra-estrutura e serviços, o segmento de software é intensivo em recursos humanos qualificados, apresenta uma estrutura industrial mais heterogênea e não requer grandes investimentos em capital.

As perspectivas de investimentos para os dois setores no Brasil serão analisados com base em suas características específicas. No segmento de software, será dada ênfase as oportunidades para exportações, modernização da economia, desenvolvimento social e consolidação da indústria de capital nacional. Outro foco importante é a análise das tendências tecnológicas e suas implicações para a evolução do setor, que está gradativamente se movendo de produtos para serviços, abrindo novas oportunidades de inserção internacional e geração de empregos.

Já o setor de serviços de telecomunicações vem sendo fortemente afetado pela convergência das mídias que permite que empresas operadoras atuem nas áreas de telefonia (fixa e móvel), banda larga e TV utilizando a mesma infra-estrutura. Tal fato tem implicações regulatórias importantes que somente agora estão sendo solucionadas.

Fonte: www.sebrae.com.br

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (3)

-
Gostaria de receber o Boletim do empreendedor
-
Achei a matéria um tanto quanto vaga. Mencionar investimentos utilizando termos tão genéricos, não diz muita coisa. Como isto pode se constituir em uma oportunidade para minha empresa ? de onde vem este capital? Público ? Privado ? Editais ? Capital de Risco ? Faltou foco.
-
Falando-se em perspectivas de investimentos ao setor de softwares. Eu gostaria de saber de onde vem esta informação e o que se tem de concreto em investimento, principalmente para pequenas empresas de software como a minha empresa a NOVI SISTEMAS?

Boletins especiais