Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


A formação de uma equipe de alta performance começa por um recrutamento e uma seleção estratégicos.

Edição: 07/2017

Um dos maiores problemas na seleção das pessoas de uma equipe de trabalho é a seleção inadequada dos profissionais que farão parte dessa equipe.

Em muitos dos processos de seleção que eu pude presenciar ficou evidente a ineficiência da metodologia utilizada durante o processo. Nesses casos foram utilizados conjuntos de métodos que apresentavam resultados sem conexão entre si. Os resultados do segundo método utilizado, por exemplo, não possibilitavam uma validação da conclusão obtida pela aplicação do primeiro método.

Nós precisamos lembrar que estamos selecionando recursos humanos – pessoas – que comumente não se fazem claras, e ainda, tendem a serem influenciadas durante um processo de seleção. Esses ruídos dificultam a identificação do perfil, das qualidades e das competencias técnicas e comportamentais do entrevistado.

Possivelmente, alguns dos métodos que foram utilizados possuiam embasamento teórico, porém, a sua aplicação estremamente genérica e sem requisitos definidos que fossem baseados no real perfil necessário para as posições de trabalho em questão, traziam resultados que ficam livres de interpretação. O que resultava na seleção de um integrante de baixo de desempenho.

E esse problema não é de responsabilidade apenas do selecionador da área de Recursos Humanos, que não conhece com profundidade quais são, e ainda, como medir as habilidades e conhecimentos que um profissional de alto desempenho possui. A responsabilidade pela má seleção também é do gestor que está em busca de um novo profissional mas não sabe determinar quais características são essenciais para o profissional necessário para o novo posto de trabalho.


Fonte: Clube do Empreendedor Sebrae

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (3)

-
(41) Bom dia! Trabalho no Departamento de Pessoal e faço recrutamento de pessoas. Estou diretamente ligada a contratação e gestão de RH. Achei a matéria muito importante, aponta exatamente o que vivo no dia-a-dia e gostaria de ter um modelo de entrevista a ser aplicada, pois tenho dificuldade de buscar as respostas que a empresa busca exatamente por não ter traçado um perfil desses profissionais. Grata.
-
(41) 1466491
-
(43) Eu , tenho dificuldade em contratar funcionarios

Boletins especiais