Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


A hora de avançar (mais)

Edição: 05/2011

Não basta crescer, tem que avançar. Esse é um dos grandes desafios a serem enfrentados por
empresários, de todos os portes, setores e segmentos. Foi pensando nisso que o Sebrae desenvolveu e lançou, nacionalmente, o Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas, iniciativa que oferece uma série de soluções que ajudam empresas de todo o Brasil a seguirem em frente e continuarem o processo de evolução.

O Sebrae Mais é voltado para as chamadas empresas avançadas, empreendimentos que já possuem maturidade e controle de gestão, mas que precisam se aperfeiçoar e buscam novas diretrizes e modelos mais estratégicos. “São aquelas empresas com mais de dois anos de existência, que já ultrapassaram o estágio do nível de consolidação, têm produtos ou serviços aceitos e reconhecimento no mercado”, explica a consultora do Sebrae/PR e gestora estadual do Sebrae Mais, Rosângela Angonese.

O desenvolvimento do Sebrae Mais começou em 2008. Pesquisas foram feitas para saber o que os proprietários das micro e pequenas empresas pensavam e buscavam na tentativa de continuarem avançando em seus negócios. Com os dados nacionais em mãos, o Sebrae, com sede em Brasília, começou a implantação das soluções um ano depois.

No Paraná, a execução do Sebrae Mais teve início em agosto de 2010. Ao todo, o Sebrae Mais oferece cinco soluções que são aplicadas por meio de cursos e consultorias nas próprias empresas, importantes para a melhoria na gestão e dos resultados. São elas: Encontros Empresariais, Estratégias Empresariais, Gestão Financeira, Gestão da Inovação e Internacionalização. Como essas ações são independentes, o empresário pode optar em participar da solução que quiser e na ordem que achar conveniente para sua empresa.

O Programa conta ainda com o Empretec e o PSGQ , programa de gestão da qualidade, que já eram oferecidos pelo Sebrae, antes do lançamento do Sebrae Mais.
Está sendo oferecido em 2011, somente para Curitiba, uma solução de integração que visa contribuir significativamente para a melhoria na gestão empresarial e para o crescimento e avanço das pequenas empresas. É o FGA – Ferramentas e Gestão Avançada.

Rosângela Angonese conta que todas as ações do Programa foram desenvolvidas com base em uma pesquisa, onde foram selecionados cinco grupos de empresários. Em discussões de grupo, constatou-se que o empresário brasileiro, de pequena empresa, quer crescer, melhorar os resultados de sua empresa, mas sente que lhe falta a ferramenta de gestão para alcançar os resultados que almeja.

O levantamento mostrou ainda que a maioria das empresas possui gestão familiar e pouco
planejamento; funcionários com baixa qualificação, o que limita o crescimento; e que não desenvolve ações de inovação, embora reconheça a sua importância.

Ao mesmo tempo, a pesquisa identificou que esses empresários têm orgulho do negócio, se sentem vitoriosos e entusiasmados com o futuro. Todos mostraram que querem deixar de atuar na parte operacional da empresa para pensar estrategicamente. “Essas informações nos mostram que o público do Sebrae Mais é um empresário motivado, que quer informações com profundidade, mas prefere receber informações em forma de consultoria personalizada na sua empresa, por isso todos os programas aliam encontros presenciais para apresentar conceitos e discutir casos práticos e consultoria na empresa”, diz a gestora do Programa no Paraná.

Soluções estratégicas

Conheça as soluções apresentadas pelo Sebrae Mais.

Encontros Empresariais – promove a troca de experiências entre empresários do mesmo ou de diferentes setores, compartilhando soluções já testadas e ampliando a rede de contatos e oportunidades. São realizados de três a seis encontros de grupos de empresários com até 2h30 de duração. Especialistas são convidados para estimular debates.

Estratégias Empresariais – possibilita a análise do ambiente empresarial, identificando os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças para a elaboração de um plano de ação estratégica e sua implementação imediata na empresa. São 36 horas de capacitação, 11 horas de consultoria individual e três meses de acompanhamento.

Gestão Financeira – auxilia na compreensão de todas as informações financeiras da empresa, transformando-as em ferramentas para decisões eficientes. Durante a capacitação, o empresário realiza projeções financeiras, planejamento orçamentário e simula informações para avaliar as alternativas de mudanças estruturais na empresa. Método permite que empresário aplique ações enquanto aprende, tudo com o acompanhamento de um consultor. A duração é de três meses, com momentos presenciais e pela internet.

Gestão da Inovação – possibilita ao empresário compreender o que é inovação e sua importância para a melhoria da competitividade da empresa. Mostra que a inovação não é um conceito ligado à adoção de novas tecnologias, mas sim uma nova forma de gerir o negócio, fazendo algo diferente. Para essa solução, a duração é de 15 horas de capacitação e de três horas de consultoria individual.

Internacionalização – prepara o empresário para conquistar novos mercados e fazer os ajustes estruturais para a internacionalização da empresa. Durante a capacitação, são oferecidas informações sobre o processo de negociação e os procedimentos necessários para a elaboração de um plano inicial de internacionalização, avaliando inclusive a capacidade de atuação da empresa no mercado externo. Essa solução tem duração de 19 horas, sendo quatro delas de consultoria por empresa.

Empretec – seminário desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) que tem o objetivo de identificar, estimular e desenvolver o comportamento empreendedor. Através de uma metodologia vivencial e interativa, o empresário é motivado a promover mudanças no seu comportamento, aperfeiçoando suas habilidades de negociação e de gestão da empresa, permitindo maior segurança nas decisões e melhor planejamento. Duração de seis dias, com 60 horas de capacitação.

PSGQ - direcionado ao empresário e tem como principal objetivo disseminar a importância de um sistema de gestão voltado à qualidade, possibilitando a compreensão da necessidade de mudança pessoal e organizacional, de obter uma nova visão estratégica do negócio, da valorização das pessoas e da melhoria do ambiente de trabalho. No decorrer do programa, que tem duração de 98 horas, o empresário é orientado a implantar as práticas gerenciais voltadas para a qualidade visando à satisfação do cliente e o aumento da competitividade.

Quer participar do Sebrae Mais? Não perca mais tempo, acesse www.sebraepr.com.br ou faça sua inscrição com a ajuda da Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800.

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
Estou estudando refrigeração,gostaria de montar uma empresa gostaria de informaçães como pedem me ajudar,agradeço Abraços
-
o que falar do sebrae? tem sido parceiro, colaborador, disponivel a hora que precisamos ele esta ali com pessoas competente para te dar apoio. so tenho a agradescer.Veronica (VERALAR)

Boletins especiais