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Como o monitoramento de preços ajuda a alavancar as vendas no PDV.

Edição: 07/2017

Sabemos que um preço é mais do que uma equação numérica para um produto. Há todo estudo levando em conta o seu posicionamento de marca, o custo total do produto, a quantidade disponível para comercialização, além de flutuações do próprio mercado, como, por exemplo, a concorrência, sazonalidades (demanda) e o comportamento do consumidor. Por isso, monitorá-lo constantemente é uma tarefa importante para manter essas premissas, estudar possíveis oportunidades para alavancar vendas e trazer mais rentabilidade para a empresa.

Com um consumidor cada vez mais informado, sobretudo com as facilidades da internet, acompanhar os preços torna-se fundamental. Passou o tempo em que a coleta de informações era praticada de forma manual. Hoje, para acompanhar as flutuações nessa variável, fundamental para o sucesso tanto do fabricante quanto do distribuidor, é preciso ter uma ferramenta capaz de coletar essas informações em tempo real e fazer conexões com os bancos de dados da empresa para fornecer ao gestor um amplo panorama de escolhas.

A análise de preços deve contemplar não somente os produtos da empresa, mas também os valores que os concorrentes praticam. De posse dessas informações em tempo real, é possível melhorar a negociação com varejistas e abrir uma margem competitiva frente à concorrência. Essa análise também ajuda no desenvolvimento de ações que possam alavancar o sell out.

Outra vantagem que o monitoramento de preço permite é identificar qual praça está com o melhor desempenho em relação à precificação praticada, ajudando o varejista a realizar o sell out. Também ajuda a localizar aqueles pontos de venda em que o ajuste no valor é necessário para melhorar a margem de lucro ou evitar a ruptura. Essas informações, compartilhadas com o parceiro comercial, fortalecem os vínculos e colaboram para que o produto mantenha o seu posicionamento de marca e amplie sua visibilidade na rede de distribuição.

A aferição constante auxilia ainda a entender a elasticidade de preço de um produto - o quanto ele pode sofrer variação sem afetar as margens do cliente e a percepção que o consumidor tem do mesmo. Monitorar o preço também ajuda a compreender o quanto o consumidor daquela categoria ou produto é sensível a mudanças no preço e testar sua lealdade à marca.

E, por fim, é importante acompanhar o cenário externo e o quanto ele está alinhado às mudanças no comportamento do consumidor. Na crise recente enfrentada no Brasil entre 2015 e 2016, o preço se tornou um grande diferencial para a população e muitos brasileiros acabaram trocando uma marca por outra mais barata, devido à queda do poder aquisitivo. Conhecer este cenário macro, somado a expertise de pricing e um bom sistema de monitoramento acessível em diversas plataformas.

Fonte: Mundo do Marketing

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Comentários (1)

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(45) Muito boa dica! Hoje existem ferramentas que façam isso de uma forma mais automatizada? Ou depende-se 100% do desenvolvimento de plataformas individuais de monitoramento de preços/apuração manual?

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