Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Convênio expande microcrédito no Paraná

Edição: 06/2011

Representantes do Sebrae/PR e da Caixa Econômica Federal assinaram, na última segunda-feira, dia 23, um convênio para levar microcrédito para empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas do Paraná. O convênio, assinado pelo superintendente da Caixa para a região oeste do Paraná, Claudemir Destro, pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli, e pelo diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, foi firmado durante a reunião mensal do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, em Curitiba.

A intenção é disseminar o microcrédito para pelo menos 115 municípios paranaenses, que já aderiram ao Programa de Desenvolvimento Local Fundamentado na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, proposta do Sebrae/PR com o objetivo promover o desenvolvimento de municípios a partir de uma legislação favorável. A Lei Geral, também conhecida como Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, entrou em vigor no Brasil em dezembro de 2006 e trouxe uma série de benefícios como desoneração, desburocratização, inovação e acesso ao crédito.

Proposta-piloto no Brasil, o convênio entre o Sebrae/PR e a Caixa, deve beneficiar, a curto prazo, empreendedores e empresários de pequenos negócios de 36 municípios do Estado, cidades que possuem agências da Caixa e estão com processos avançados de implantação e municipalização da Lei Geral. Os municípios passaram por uma fase de auto-análise, chamada de diagnóstico. Chopinzinho, no sudoeste do Paraná, foi o primeiro município do Paraná a implantar o modelo e ofertar, desde fevereiro de 2010, microcrédito, por meio do Programa de Desenvolvimento Local, do Sebrae/PR.

A experiência em Chopinzinho serviu para consolidar a metodologia de concessão dos recursos financeiros. Nesse período, o volume de empréstimos tomados pelos empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas da localidade foi de aproximadamente R$ 140 mil, totalizando cerca de 30 operações financeiras, com valor médio de R$ 4.685,00 cada. O nível de inadimplência ficou em 0,60%, índice considerado bastante baixo, o que mostra que a proposta tem condições de ter bons resultados, quando estendida para demais municípios.

“Dar microcrédito com orientação (técnica) é estimular para que a economia gire, movimente suas engrenagens. O convênio firmado entre o Sebrae/PR e a Caixa é apenas o começo. É uma semente com força para gerar novos negócios”, destacou Jefferson Nogaroli, do Sebrae/PR. Para o representante da Caixa, Claudemir Destro, o microcrédito abre perspectivas. “É uma oportunidade para os pequenos iniciarem novos negócios e se inserirem na economia formal. O microcrédito gera emprego, renda e ajuda a transformar uma sementinha em um negócio.”

Flavio Locatelli Junior, coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, explica que o objetivo do convênio entre o Sebrae/PR e a Caixa é ofertar um serviço de crédito orientado para que os empreendedores e empresários acessem as opções mais adequadas às suas realidades. Segundo Locatelli, a linha de microcrédito para os municípios paranaenses contemplados na primeira fase de implantação do Programa deve ser disponibilizada até o final de junho.

“Nesse modelo, um agente de crédito local, escolhido conforme manda a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, analisará os eventuais pedidos, realizará visitas às empresas e ajudará a formular o projeto para a destinação dos recursos. Depois disso, as solicitações serão apreciadas pelo chamado Comitê de Crédito Local, no qual participam representantes da comunidade, que avalia a capacidade de pagamento, dados cadastrais dos solicitantes, prazos e outras condições da transação. Os Postos de Atendimento ao Microcrédito funcionarão nas Salas do Empreendedor (também exigência da Lei Geral), nos municípios aonde já estiverem instaladas.”

A linha de financiamento da Caixa, voltada aos empreendedores e empresários, tem taxas de juros reduzidas e menor burocracia e exigências de documentação. “Esse é um movimento de inclusão financeira, que pode gerar mais ocupação nos municípios beneficiados, facilitar a auto-sustentabilidade dos negócios e até mesmo a geração de novos empregos. É uma situação inversa na qual o agente de crédito vai até o empreendedor que precisa do serviço”, ressalta Locatelli, do Sebrae/PR.

Os primeiros municípios a serem beneficiados, com o convênio, serão Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Paranaguá, Assaí, Cambará, Campo Mourão, Capanema, Chopinzinho, Colorado, Corbélia, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Dois Vizinhos, Goioerê, Ibaiti, Ibiporã, Iporã, Ivaiporã, Jacarezinho, Loanda, Mandaguari, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Nova Esperança, Nova Londrina, Paiçandu, Palmas, Pato Branco, Ribeirão Claro, Rolândia, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Telêmaco Borba e Wenceslau Braz.

Precursores

Fernando Gressana, capacitado como agente de crédito em Chopinzinho e um dos
primeiros a atuar com a proposta no Paraná, avalia a concessão de microcrédito como um excelente incentivo ao empreendedorismo. “É uma iniciativa importante para as pequenas cidades, pois leva oportunidades para quem mais precisa. A desburocratização do acesso ao crédito tem permitido que empreendedores do nosso município formalizem seus negócios, mantenham-se na atividade e gerem novos postos de trabalho, movimentando a economia local. Acredito que esse apoio possibilite que os pequenos negócios de hoje, se expandam e se transformem em grandes empresas no futuro”, observa.

O empreendedor José Flávio Zanella precisava adquirir uma máquina dobradeira para melhorar a renda da pequena funilaria de onde tira seu sustento e o da sua família, mas as condições oferecidas pelos bancos que procurou inicialmente inviabilizavam a compra do equipamento. Ao saber, por meio do irmão, da possibilidade de contratar uma linha de crédito com juros mais baixos, não teve dúvida, e procurou as dependências da Secretaria de Indústria e Comércio de Chopinzinho, local onde funciona o Posto de Atendimento ao Microcrédito da cidade. “Esse crédito veio em boa hora e se ajustou bem ao meu orçamento. O pagamento em 24 parcelas foi ideal para minha necessidade. Foi uma força importante para o meu negócio e para minha renda. A liberação foi descomplicada e o dinheiro veio rápido”, conta o empresário.

Programa de Desenvolvimento Local

Desde o final de 2009, o Programa de Desenvolvimento Local Fundamentado na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa atua a partir de metodologia desenvolvida pelo Sebrae/PR, sendo executado com a parceria de prefeituras municipais e entidades empresariais. Atualmente, mais de 330 dos 399 municípios do Paraná já implantaram a Lei Geral. Desse total, 115 participam do Programa do Sebrae/PR. A expectativa é de até o final de 2012, o Programa consiga implantar projetos nos municípios de modo a alcançar resultados expressivos.

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa possibilita aos municípios o estabelecimento de políticas públicas que proporcionam o acesso a novos mercados e créditos, a formalização de empreendedores individuais, o incentivo a inovação, à educação empreendedora, associativismo e utilização de processos simples e desburocratizados. A Lei Geral também permite o acesso à Justiça e garante benefícios tributários por meio do Simples Nacional, em vigor a partir de julho de 2007.


Fonte: http://www.pr.agenciasebrae.com.br/

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (22)

-
Boa tarde fui agente de credito e microcrédito por 3 anos pelo banco do nordeste ate me mudar para o parana participei de vários cursos de qualificação para uma melhor analise de credito e comitê de credito gostaria de saber como poderia me inscrever ou me candidatar a vaga de agente de credito aqui no parana desde já obrigado pela atenção e aguardo uma resposta.
-
O agente de crédito no Estado do Parana está vinculado diretamente as Prefeituras e  Instituições Financeiras. Sugerimos que procure estas Instituições/Orgãos para busca de oportunidades. Obrigado.

-
 Olá Fabio. O agente de credito no Estado do Paraná está vinculado diretamente as Prefeituras Municipais. Sugerimos que verifique junto aos municipios sobre a contração de agentes de credito. Uma outra opção seria buscar esta oportunidade junto a instituições financeiras que trabalham com microcrédito. Obrigado.
-
Interessante esses convênios, mas minhas cidades não estão incluídas (gpuava e pinhão) Gostaria de saber como conseguir financiamento via SEBRAE. Quero abrir um salão de beleza ambulante.
-
 Olá, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Conheça as oportunidades Curitiba, acesse: www.oportunidadescuritiba.com.br

Aguardamos a sua visita!
-
quero montar uma pequena empresa ;como fazer para financiar trinta e cinco mil reais
-
Olá Jean, boa tarde!

Obrigada por comentar. Conheça os Seminários de Crédito do SEBRAE/PR, confira a programação e participe: bit.ly/13pNLfo


Obrigada.
-
Pretendo ficar recebendo projetos de sucerco comprovado e solido para gera renda passo a passo
-
Olá Antonio, boa tarde!

Obrigada por comentar. Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor. Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br


Obrigada e boa sorte!
-
QUERO SABER SE EU TIVER PENDENCIAS NO SERASA, POR POUCO QUE SEJA , PRECISO DE EMPRESTIMO DA CAIXA POR SER JUROS MENORES, PARA LIMPAR MEU NOME , POIS TENHO ENTRAR EM LICITAÇÕES, PORQUE NÃO PODEM NEM ABRIR CONTA PJ ,SE TENHO CONTA PJ NO ITAÚ, ATIVO , A CAIXA ESTAVA COMPRANDO DIVIDA DE OUTROS BANCOS, MAS ME IMPEDIRAM DE ABERTURA DE CONTA , PORQUE TENHO PEDENCIAS , ENTÃO ELES NÃO QUEREM AJUDAR O MICRO EMPRESARIO, E ABANDONAM QUANDO MAIS NOS PRECISAMOS DELES, ONDE ESTA A AJUDA DO GOVERNO, O BNDS É A MESMA COISA EMPRESTAM MILHÕES, PARA USINEIROS E COPA DO MUNDO , MAS EU SE ESTIVER NO SERASA,ESTOU A DERIVA, COMO PODE SER ISTO , SE QUEM DA O CALOTE É ESTES QUE EMPRESTA MILHÕES, E ATÉ SAI DO BRASIL PRA NÃO PAGAR O BNDS, NÃO EU , QUE SÓ QUERO LIMPAR MEU NOME E CONTINUAR GERANDO EMPREGO E PAGANDO IMPOSTO PRO GOVERNO, PRECISO URGENTE DE SOLUÇÃO PARA MEU NEGOCIO, COM A CAIXA ECONOMICA FEDERAL, QUE TANTO PROMETE AJUDAR O MICRO EMPRESARIO NO BRASIL??? PRECISO ABRIR CONTA CORRENTE, E LINHA DE CREDITO, ESTOU A 1 ANO NO SIMPLES NACIONAL , PRECISO DE GIRO, AGUARDO RESPOSTA , DA CAIXA???? ABRAÇO..
-
Bom Dia, 

Anotonio para que o SEBRAE/PR possa te auxiliar em suas dúvidas, acesse o link:

http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Tenho a certeza que um de nossos consultores te orientará da melhor maneira possível.

Ou se preferir entre em contato com a nossa Central de Relacionamento
Através do telefone: 0800 570 0800

Tenha uma ótima tarde
-
Ótimo
-
Olá Antonio, boa tarde!!! Obrigada pelo comentário. Aproveite e saiba o que fazer para abrir uma empresa. www.trilhadoempreendedor.com.br Obrigado e sucesso!!!
-
Ola!Gostaria de saber se tem algum credito voltado para micro empreendedores individual emmarcel goiere
-
Olá Marcelo. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: http://www.sebraepr.com.br/portal/page/portal/PORTAL_INTERNET/PRINCIPAL2004/FALE Nossos consutores vão orientar você a seguir o melhor caminho. Abraço SEBRAE/PR
-
Ola!Gostaria de saber se tem algum credito voltado para micro empreendedores individual em Telêmaco Borba.Obrigado!
-
exelente
-
Agradecemos os comentários. Fiquem sempre atentos e acompanhem mais notícias e informações aqui, no Boletim do Empreendedor.
-
Olá Luiz Carlos, faça uma consultoria grátis pela internet no SEBRAE RESPONDE. Queremos muito ajudá-lo: http://www.sebraepr.com.br/portal/page/portal/PORTAL_INTERNET/PRINCIPAL2004/FALE
-
Olá Luiz Carlos, faça uma consultoria grátis pela internet no SEBRAE RESPONDE. Queremos muito ajudá-lo: http://www.sebraepr.com.br/portal/page/portal/PORTAL_INTERNET/PRINCIPAL2004/FALE
-
Agradecemos os comentários. Fiquem sempre atentos e acompanhem mais notícias e informações aqui, no Boletim do Empreendedor.
-
QUANDO O MICRO CREDITO CHEGARA A SARANDI PR
-
acho legal esta iniciativa do da Caixa em parceria com o Sebrai., e nos moldes do banco de Fomento do Parana nas cidades chamado Banco Social ., reforço acho uma otima iniciativa pois a minha pequena empresa ja obteve dois financiamentos do banco Social com juros baixos e em 24 meses p/pagar .,isto alavanca os negocios e gera economia local.
-
acho legal esta iniciativa do da Caixa em parceria com o Sebrai., e nos moldes do banco de Fomento do Parana nas cidades chamado Banco Social ., reforço acho uma otima iniciativa pois a minha pequena empresa ja obteve dois financiamentos do banco Social com juros baixos e em 24 meses p/pagar .,isto alavanca os negocios e gera economia local.
-
discordo pois ja tentei solicitar credito na caixa economica e nao me liberarao tenho projeto ficam colocando ipisilio no meu credito estou fazendo meu crescimento com cara e coragem e com fé no que estou fazendo . se quiserem mais esplicacao meu telefone e este 041-99933125
-
discordo pois ja tentei solicitar credito na caixa economica e nao me liberarao tenho projeto ficam colocando ipisilio no meu credito estou fazendo meu crescimento com cara e coragem e com fé no que estou fazendo . se quiserem mais esplicacao meu telefone e este 041-99933125
-
É um sistema de crédito parecido com o ja oferecido pelo PR através da Agencia de Fomento, mas não diponiveis para todos os municipios, pricipalmente para os que mais precisam.
-
tenho um projeto de montar um centro esportivo,mas a montagem da quadra esportiva completa ten um valor aproximado de trinta mil, mas pode ser financiado,no que podem orientar-me.obrigado.
-
este incentivo ao microempreendedor e muito importante para o desenvolvimento da microempresa no brasil. como microempreendedor individual gostaria de ler mais materias sobre como o sebrae esta ajudando neste desenvolvimento.
-
Gostei muito achei muito importante as ajudas e alavancadas como faço para conseguir uma ajuda do sebrae tenho uma fabrica de doces e so faabrico doces de leite por não ter conhecimento dos demais aguado um retorno obrigado Antonio

Boletins especiais