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Bons negócios com pouco dinheiro

Edição: 06/2011



Para começar um empreendimento não é preciso, necessariamente, grande aporte de capital inicial. É o que mostra a mais recente sondagem Global Entrepreunership Monitor, Pesquisa GEM 2010, que avaliou a atividade empreendedora em 59 países e considerou a média dos investimentos iniciais feitos pelos pequenos empresários entre 2002 e 2010 no Brasil.

De acordo com a sondagem, 58,1% dos empreendedores desembolsaram até R$ 10 mil para dar início a sua empresa. A pesquisa aponta ainda que o principal motivo para esse comportamento é evitar financiamentos ou empréstimos, já que desse total que investiu até R$ 10 mil para abrir o negócio, 71,6% já tinham todo o dinheiro disponível para empreender.

Os números parecem animadores, já que mostram que não é preciso muito dinheiro para se começar um novo negócio. No entanto, ter recursos não é garantia de sucesso. Segundo o professor de Administração de Empresas e consultor de negócios, Ian James Vieira, é preciso observar cuidadosamente alguns aspectos antes de se empreender.

“O receituário vale para todos os empresários. Mas para quem tem pouco dinheiro, como os pequenos, esses pontos são ainda mais relevantes. Quem tem mais dinheiro para investir pode dar-se ao luxo de pecar em alguns pontos, pois pode superar falhas mais facilmente”, explica. Já os pequenos não errar sob o risco de perderem economias de uma vida toda.

Levando isso em conta, a Revista Soluções, com base em dicas e orientações do professor Ian James Vieira, levantou os pontos mais importantes que os empreendedores que têm pouco capital inicial precisam levar em consideração antes de abrir seus negócios. Quatro aspectos que merecem reflexão por aqueles que querem lucrar com pouco dinheiro. Confira.

Criatividade

Segundo o professor Ian James Vieira, um dos pontos principais que o empreendedor deve explorar é a criatividade. “O candidato a empresário precisa lembrar que vai entrar em um mercado onde já tem empreendedores posicionados. Então, de alguma forma, ele vai ter que tirar clientes dos concorrentes”, afirma. Talvez, a palavra ‘tirar’ pareça pesada, observa o professor, mas, segundo ele, é a realidade do mercado.

Planejamento

“É muito importante planejar. Não faz parte da cultura do brasileiro planejar e, para aquele que tem pouco dinheiro, deixar de planejar é um risco gigantesco”, explica o professor. Segundo Ian James Vieira, os empresários devem correr riscos calculados. “E, para isso, é preciso ter planejamento.” É importante saber planejar. O consultor salienta que o planejamento consistente e de sucesso é feito de trás para frente.

Definir os “objetivos e metas” do negócio

Em primeiro lugar, é preciso definir objetivos, metas, ou seja, aonde se quer chegar. “E tem que ser uma definição bem clara. Não adianta dizer apenas ‘quero ficar rico’ ou ‘quero lucrar’ como objetivo. São expressões genéricas. O que é ficar rico? É ter quanto? É preciso perguntar exatamente o que se quer atingir”, explica.

Definir “tempo” para as realizações do negócio

“Quem tem pouco dinheiro precisa definir o que quer, aonde quer chegar e estabelecer datas, prazos. Sem isso, nunca vai conseguir chegar lá, pois é mais ou menos como receber uma conta sem data de vencimento. Quando vai pagar? Nunca, pois uma hora não tem dinheiro, uma hora não tem tempo para ir ao banco. Quer dizer, sempre vai ter um percalço”, exemplifica.

Definir “como” vai fazer o negócio

O professor explica também que, quando se fala em planejamento, é preciso visualizar antecipadamente como vai fazer o negócio, como vai colocá-lo em prática. “É preciso saber de antemão o que se deve fazer para atingir as metas estabelecidas no prazo estabelecido. Mesmo que a pessoa tenha poucos recursos, tem que se fazer essa pergunta”, conclui.

Vocação

“Muita gente me pergunta o que está ‘dando dinheiro’. Isso não é objetivo, é consequência. ‘Dar dinheiro’ na maior parte das vezes é consequência da vocação. Um restaurante, por exemplo, pode ser um bom negócio desde que o empreendedor entenda do assunto. A vocação pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso”, ressalta. Ian James Vieira salienta que é importante que cada um busque o que é melhor para si de uma “forma consciente e verdadeira”. “O empreendedor deve se espelhar em outros empreendimentos, mas tem que dar o toque pessoal.” A questão da capacitação também está intimamente ligada à vocação, explica o professor. “Se o empreendedor trabalhar em uma área que não gosta pode não ser um bom profissional. E também é importante ter conhecimento técnico associado a sua vocação.”

Ambição

“O empreendedor tem que ser ambicioso. Eu sei que, pela cultura brasileira, quando se fala em ambição as pessoas torcem o nariz. Mas isso é fundamental. A pessoa tem que querer crescer, progredir, lucrar. É como na cultura norte-americana, que trabalha muito a questão do lucro. Aqui não. E um empresário, especialmente o com poucos recursos, tem que ser uma pessoa ambiciosa”, explica. No entanto, segundo o professor, é preciso saber administrar bem “a fronteira entre a ambição e a ganância”. “Tanto um quanto o outro têm um único ponto em comum: os dois querem crescer, progredir, lucrar. Mas as semelhanças terminam aí. Daí começa a entrar na seara das diferenças. Em primeiro lugar, o ambicioso deve saber compartilhar seus ganhos, suas vitórias e isso envolve os clientes. É uma relação de ganha-ganha. Ganha o empresário, ganha o cliente.” De acordo com Ian James Vieira, é preciso que, inclusive, os funcionários ganhem, já que são os clientes internos. “É preciso investir na satisfação do cliente interno. Se o funcionário está satisfeito, ele vai transmitir essa satisfação para o cliente externo.”

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Texto produzido pela jornalista Andréa Bordinhão para a Revista Soluções, publicação do Sebrae/PR

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Comentários (29)

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Adorei!!! Achei super motivador.
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Muito bom.
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 Olá Dinei, Boa Tarde! Obrigado pela sua participação.
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muito bom... aprendi muita coisa...
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Ola Leonardo, Boa tarde!

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Muito boas as dicas.
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boa noite, Tenho habilidades com vendas, gostaria de receber dicas do que posso vender? comecei a vender roupas, mas estou achando caras para revenda.
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 Olá Elizangela, boa tarde! 

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Oi, gostei muito das dicas e como fazem enxergar as fronteiras a serem batidas, sou um cara novo, tenho um capital pequeno e um terreno do lado da Prt 280 onde trabalhou-se com restaurante por muitos anos, porém essa construção esta ultrapassada e o movimento decaiu consideravelmente, próximos ali existem comércios novos que já ganharam o público, enfim, tenho um terreno de 10.000 m² e não sei em qual negócio investir, descartando a ideia de restaurante, por favor, gostaria muito de uma opinião se possível, obrigado!
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 Olá Henrique, boa tarde!

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Adorei o que li.
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quero algumas ideias.
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quero montar um espar dos meus sonhos
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 Olá, bom dia!

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Quero montar meu proprio negocio,só que ainda não consegui saber no que me encaixo.me ajudem
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a materia e muito bao e ispiradoura eu estou tentando bota um negocio mas ainda nao sei o que...
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parabens
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Parabens pelo trabalho!
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Gostaria de saber o sgte: eu tenho uma ME inativa, de responsabilidade Ltda. Nunca dei baixa, e os dois ultimos anos não fiz declaração de IR como pessoa juridica. Com tudo isso sera que eu posso abrir uma ME como emprendedor individual, a minha idea e abrir um ateliê de costura, para prestar serviço de conserto de roupas, eu sou funcionaria aturalmente de um e já vim que e um ramo muito lucrativo. aguardo resposta, atenciosamente , Lorena.
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Oi Eliane, muito obrigada pelo comentário. Acompanhem sempre as novidades aqui, no Boletim do Empreendedor.
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GOSTEI MUITO ME DEU IDEIAS MUITO BOAS
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Agradecemos os comentários. a Anna Maria e todos que desejarem poderão soicitar a assinatura gratuita da revista no link: http://portal.pr.sebrae.com.br/loja/Produtos.do?menu=3
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Tô dentro.
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Muito legal esta matéria gostei muito ...Fico muito contente que temos um órgão que se preocupa com futuros empresários............
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muito legal a materia gostei,sempre ajuda, valeu, obrigado.
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Bom dia, gostei muito desta materia e também acho que seria relevante fazerem uma materia com os negocios que estao dando certo no cenario atual, de pequeno e médio porte. Obrigada!
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Excelente a materia.Isso da um animo a mais para os ME
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Gostei muito da matéria, as dicas são ótimas, comecei um pequeno empreendimento a 01 ano, tenho objetivo de crescer, vou rever meu planejamento.
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ótimas dicas. obrigada!
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ótimas dicas. obrigada!
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gostei da materia, me foi produtiva , pos pretendo abrir uma micro empressa. att. ivone
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Gostei muito da tua matéria, somos representantes comercial e estamos a mais ou menos 8 meses com loja de revenda de veículos usados, meu marido já tem experiência e também com consórcios eu já tenho experiência, mas a gente precisa aprender muito para ateingir os objetivos. Gostaria de receber esta revista. Estou no endereço Av. Manoel Ribas, 7226 - 84.400-000- Santa Felicidade. Minha empresa Ivanna Repres. Ltda. Loja. Local Multimarcas. Obrigada, Anna Maria
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