Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Ações de motivação dos funcionários necessitam de equipe e líder maduros

Edição: 06/2011



Com o estresse do dia a dia e a correria do mundo dos negócios, nem sempre os gestores se lembram de criar iniciativas que motivam a equipe, para proporcionar um ambiente mais unificador. Esse tipo de medida não só ajuda a dar leveza à atmosfera de trabalho como também auxilia na melhoria da comunicação entre os funcionários – um estudo recente da PMI-Rio indicou que 76% dos fracassos nos projetos dentro das empresas deve-se justamente a uma comunicação ineficiente.

Imagine chegar dentro da empresa e encontrar funcionários com uma máscara que é um sorriso gigante. Para o empresário Marcelo Ponzoni, fundador e diretor da empresa de publicidade Rae,MP, uma equipe de bom humor só agrega valor ao trabalho. “A empresa toda ganha com esse comportamento”, afirma Ponzoni. Para proporcionar um ambiente mais divertido, o empresário implementou a Campanha de Valorização do Sorriso na empresa, que atinge funcionários, clientes e até amigos da agência. O projeto tem folders, brindes com chocolates, cartazes e até uma máscara no formato de uma boca sorridente. Para Ponzoni, em uma empresa de publicidade, que lida diretamente com o cliente, é bom ter alto astral no atendimento. Essa cultura, segundo o empresário, foi responsável pelo crescimento de 400% no faturamento da empresa nos últimos cinco anos.
O empresário ressalta que sempre prezou pelo bom humor dentro de sua empresa desde a fundação, há 22 anos. Para ele, que completa 44 anos em 2010, isso não é algo de momento. “Desde que nasci tenho essa característica de sorrir muito, de ser bem humorado, e eu levo essa capacidade de sorrir em consideração mesmo quando vou contratar as pessoas. É um diferencial para mim; gosto de integradores aqui dentro”, afirma. Segundo ele, a empresa sempre foi assim, desde as coisas mais simples até campanhas como a Valorização do Sorriso. Para Ponzoni, motivar a equipe e deixá-la à vontade é fundamental para o sucesso de um empreendimento. Medidas como essa, garante o empresário, aperfeiçoam a comunicação interna e unificam a equipe.
Na Enken Comunicação Digital, especializada em comunicação, publicidade e marketing digital, a forma encontrada para motivar os funcionários foi outra. Ali, cada um pode fazer seu horário. As regras são simples: os empregados devem cumprir a carga horária diária e executar os projetos dentro do prazo determinado. Cumprido isso, pouco importa que horário estarão presentes no escritório. A justificativa da iniciativa é poder deixar o empregado trabalhar quando acredita ser mais produtivo. A maioria dos funcionários da Enken, segundo seu fundador e diretor, David Reck, trabalha das 10h às 19h, mas alguns trabalham mais cedo ou mais tarde, até mesmo de madrugada. Mesmo com a flexibilidade de horário, alguns colaboradores ainda optam por trabalhar na velha rotina do horário comercial.

Além disso, a empresa, fundada em 2004, promove ações em conjunto entre os funcionários para unificar a equipe, como passeios de bicicleta, festas ou mesmo saltos de paraquedas. Segundo Reck, isso é bom para todos se conhecerem fora do ambiente de trabalho, ainda mais numa empresa em que cada um escolhe seu horário e nem todos se encontram no escritório. A empresa também tem um espaço para descanso e atualmente está montando um local próprio para incentivar novos projetos, ideias e o empreendedorismo de seus funcionários – dando o tempo necessário para que eles se dediquem a isso. Assim, segundo Reck, novas empresas nasceriam dentro da própria Enken, que funcionaria como uma incubadora para start-ups.

Fonte: http://www.revistapegn.globo.com

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (4)

-
Olá Roseane, Sueli e Fernanda, agradecemos os cometários. Confiram nossa grade de cursos no site: http://portal.pr.sebrae.com.br/loja/Produtos.do ou http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/
-
Muito interessante a matéria, acredito muito que o bom humor e sorriso, agrega o bom atendimento, e tráz beneficios internos para os colaboradores, e quem ganha com isso principalmente somos nós mesmos, quem leva bom humor, traz prazeres. Trabalho em resataurante e as vezes, encontro funcionários com humor que tenho vontade de sair de perto, como sou muito sorridente e alegre, consigo tirar aquele humor com um sorriso e astral bom. Acredito que podemos mudar este quadro. Não sei se Sebrae tem palestras de motivação, se tiver, deveria levar as empresas, com custo mais reduzidos, ou gratuitas com apoio do governo, e líderes como este empresário, trazer conhecimento de sua empresa e motivar novos empresários e seus colaboradores. Parabéns pela reportagem.
-
Bom dia Senhores, Estou encantada com esta reportagem. É nisso que acredito. Como gostaria de implantar algo parecido no serviço público. Sou servidora pública há 22 anos e ainda acredito que podemos alterar nosso ambiente de trabalho a começar de mim, ou seja, de cada um. Seria possível trazermos pessoas como esses empresários para falar de suas empresas e colaborar com a Prefeitura Municipal de Londrina - PR, quanto ao atendimento ao cliente e outras áreas. Temos um programa de aperfeiçoamento profissional, onde são oferecidos cursos, palestras, debates em várias áreas, a fim de capacitar o servidor a servir sempre e melhor. Aguardo resposta e sugestões. Entrarei em contato com SEBRAE em Londrina, também. Parabéns! Sueli (43)3372-4043
-
Gostaria que surgisse algum curso direcionado para RH pois trabalho nessa área mais não tenho muito conhecimento.

Boletins especiais