Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Sete maneiras de elevar o ânimo dos empregados

Edição: 08/2011


O estado de espírito dos funcionários é determinante para uma empresa. Dependendo do moral da equipe, pode haver menos cooperação, baixa produtividade e alta rotatividade. Mas como melhorar o clima organizacional? O colunista da Entrepreneur Marcus Erb fez uma lista com sete maneiras de dar um “up” nos ânimos dos colaboradores.

1. Ajude os funcionários a sentir que seu trabalho é mais do que um mero emprego. Todos querem ter um propósito maior. Às vezes, no dia a dia, isso fica perdido. Uma das maneiras de lembrar os colaboradores desse propósito é reunir histórias de clientes que foram beneficiados pelos serviços ou produtos da empresa e circular esses relatos por e-mail.

2. Celebre as conquistas. Separar um tempo para refletir sobre os bons resultados que os empregados já conseguiram ajuda a valorizar suas ações. Cada departamento pode, por exemplo, fazer uma lista anual de suas conquistas, e os diretores da empresa selecionam as 100 maiores realizações.

3. Dê tempo para que os funcionários toquem projetos pelos quais são apaixonados. Valorizar os projetos pessoais dá aos empregados a chance de exercitar a criatividade. Assim, eles podem trazer inovação e ideias para a empresa.

4. Renove a maneira de fazer as coisas. Sair da rotina de reuniões e mesas pode contribuir bastante para elevar o moral. Organizar os empregados em grupos diferentes e reuni-los em eventos extra-trabalho, como jogos, faz com que tomem contato com colegas de diversas áreas.

5. Não se esqueça de se divertir. Jogos mensais, gincanas e prêmios divertidos, como ingressos para parques de diversões, ajudam a descontrair o ambiente.

6. Treine os colaboradores para que tenham atitudes positivas. Quando uma crise ou problemas financeiros atingirem a empresa, traga exemplos de superação, que podem motivar os empregados a continuar a luta.

7. Possibilite que os empregados dediquem parte de seu tempo para fazer o bem. Trabalhos voluntários são outra maneira de melhorar os ânimos. É possível separar algumas horas do expediente para isso ou permitir que os departamentos se organizem e assumam projetos de voluntariado.

Fonte: http://www.papodeempreendedor.com.br/

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (17)

-
EMPRESA QUE VALORIZA O TRABALHO DO BOM FUNCIONÁRIO ESSA VAI LONGE.
-
 Olá, boa tarde!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Conheça sobre as ideias de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Obrigada e boa sorte!
-
Gostei muito destas sete maneiras dos funcionários, pois apesar de tantos órgãos e empresas oferecer seus projetos sociais para beneficiar os funcionários, muitas empresas não se interessam e continuam trabalhando com uma gestão ultrapassada e não valorizam os funcionários. Obrigado SEBRAE.
-
Olá João, boa tarde!

Obrigada por comentar. Aproveite para conhecer os novos vídeos da coleção SEBRAE Pocket são mini aulas com dicas importantes para quem quer abrir ou já tem um empresa, acesse: bit.ly/135SnwK


Obrigada e boa sorte!
-
Cleide, Raul, Ranchor e Valdecir, obrigada pelos seus comentários! Tenham uma ótima semana!
-
Muito boa essas dicas, obrigada.
-
Concordo em partes com Ranchor pois olhando pelo seu prisma é de se pensar sobre o sacrifício do trabalho. Porém o site é voltado para empreendedores e quando se cria uma empresa, parte-se do pressuposto que visamos lucro (não somente lucro mas, lucro = investimento = retorno = geração de empregos) e partindo desse princípio as matérias visando uma maior cooperação, uma maior coerência e atitude das equipes de trabalho faz-se extremamente necessário para o mínimo de sustentabilidade e permanência no mercado.
-
Parece me que trabalhar é um sacrifício, por isto é que tem que buscar todas estas estrategias motivacionais por que que o trabalho não é atrativo em si mesmo, e não o resultado que lo torna atrativo por que estão apegados ao resultado
-
Estou achando excelentes as matérias e a primeira vez que recebo e não estou conseguindo parar de ler, são assuntos muito importantes para quem quer ser empreendedor.
-
Agradecemos todos os comentários. Abraço e sucesso!
-
Gosto de ler esses tipos de texto que uma vez bem trabalho tráz mudanças nas atitudes das pessoas. Precisamos investir mais no ser humano, ele que faz a diferença dentro de qualquer Instituição.
-
Excelente. Muitas empresas ainda precisa ainda valorizar os seus colaboradores, pois o crescimento da mesma depende deles.
-
Relembra medidas que as vezes esqueçemos. Muito oportuna, pois pode fazer o diferencial para os colaboradores.
-
O mais dificil hoje em uma empresa é lidar com pessoas, por isso estas dicas que o sebrae nos da e muito importante para o nosso dia dia, nos ensinar a valorizar sempre nossos colaboradores
-
a contribuição de todos em armonia é o local perfeito para novos desenvolvimento para empresa.
-
Gostei muito da materia de vocês. è sempre bom ler e conhecer os exemplos acima citados.Muito boas as dicas.
-
é fantástico essas dicas de melhoria em ambiente de trabalho.
-
ACREDITO QUE TODAS AS DICAS SERÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DE NOSSA EMPRESA...APRENDER NUNCA É DEMAIS. OBRIGADA AO SEBRAE PELA OPORTUNIDADE.
-
ADORO TODAS AS DICAS DO SEBRAE TEM ME AJUDADO MUITO PARA AJUDAR OS FUNCIONÁRIOS DA NOSSA EQUIPE

Boletins especiais