Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como funciona a compensação das folgas dos dias pontes e do trabalho nos domingos e feriados?

Edição: 07/2010

Quando um feriado cai na terça-feira ou então na quinta, algumas empresas, especialmente as do setor de serviços e indústria, concedem a segunda-feira anterior ao feriado ou a sexta-feira posterior a ele como folga para seus empregados, folga esta que será compensada durante o correr do ano calendário. Estes dias de folgas são conhecidos por dias pontes.

O mecanismo utilizado para este tipo de ajuste é denominado de acordo com a compensação de horas.

Acordo de Compensação de Horas:
O Acordo de compensação de horas (artigo 59 da CLT) é o sistema utilizado pelas empresas para a compensação de pequenas diferenças na jornada de trabalho dos seus empregados. De acordo com a nossa legislação, a jornada de trabalho padrão é de 44 horas semanais ou 8 horas diárias, entretanto existem situações tais como a mencionada neste artigo em que numa determinada semana, os empregados poderão não cumprir essas 44 horas semanais, em virtude da concessão de folga nos chamados dias pontes.

Neste caso, para compensar as 8 horas não trabalhadas naquele dia, a empresa poderá prever o acréscimo de alguns minutos à jornada diária durante certo período até que a folga concedida seja compensada.

Aconselhamos que a empresa que trabalhe com a concessão de dias pontes elabore antecipadamente e informe seus empregados sobre o plano de compensação anual dessas folgas.


E quando houver trabalho nos feriados, o que deve ser feito?

Inicialmente devemos esclarecer que o trabalho nos feriados no comércio dependerá de autorização do sindicato dos empregados e também da permissão da legislação municipal. Neste caso o empregador deverá conceder a respectiva folga em outra data ou pagar o dia trabalhado em dobro.

Já o trabalho aos domingos é permitido para o comércio em geral desde que os empregados que trabalhem nestas datas tenham uma folga a cada 3 semanas que coincida com o domingo.

Como existem regras específicas para o trabalho em feriados e aos domingos, não é aconselhável a utilização do banco de horas nestes casos, antes, conforme já explicado, é melhor que o dia trabalho seja compensado em outra data logo na semana seguinte, ou pago em dobro.

Já no caso da indústria ou de serviços, o trabalho aos domingos e feriados dependerá sempre, além da autorização do sindicato, de autorização prévia especial do Ministério do Trabalho e Emprego.


Boris Hermanson
Consultor SEBRAE-SP


Fonte: Blog Beco Sem Saída (http://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2010/06/28/como-compensar-o-trabalho-no-domingo-e-feriados/)

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (250)

-
Eu faltei no sábado pq estou grávida e vomitando mt, os hospitais estao atendendo os graves, os postos nao abrem, então fikei em casa pra ver se melhorava, entao eles falaram q vao descontar o meu dia e vou peder a folga q tenho (e so folgo 1 vez na semana) , trabalho numa padaria , eles podem fazer isso? pfv alguém me responde
-
Bom Dia! Quando temos os dias pontes (já descontados) e mesmo assim trabalhamos, como devemos receber essas horas. Obrigado.
-
Tenho dúvidas trabalho em uma escala de 6x1, na empresa crc connect med, que foi comprada pela qualicorp, essa semana fui informada que não existe feriado para nós, pois feriado não é pago 100 por cento, pq nossa escala é 6x1. É pago como um dia comum de trabalho isso existe?
-
Olá, minha esposa tem contrato temporário trabalhando de terça à sábado. Sempre que tem um feriado nestes dias a agência obriga os contratados a trabalharem no domingo, alegando que devem pagar o feriado. Queria saber o seguinte, é correto o que a agência está fazendo, obrigando estes funcionários a pagar o feriado no domingo sem pagar hora extra. Caso a agência esteja cometendo abuso como posso fazer uma reclamação ou denúncia trabalhista para que a mesma seja investigada.
-
Olá Ademir, Boa Tarde!

Obrigado por sua participação no Boletim. Faltou mencionar qual seria o feriado, pois se for sobre o Carnaval, não é feriado, e as empresas ou podem descontar os dias, fazer compensação com outros dias ou com algumas horas por dia a mais até que estes dias sejam compensados.

Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Bom dia! Caso a empresa precise parar de funcionar para fazer manutenção no setor em geral, os funcionários em massa são obrigados a compensar esse dia não trabalhado? quem não compensar a empresa poderá descontar esse dia?
-
 Olá Danielle, Boa Tarde!

Não, eles estão desobrigados para compensar caso a necessidade de parar seja da empresa. Para minimizar esta situação recomendo que efetue um acordo e crie um banco de horas para todos eles para compensação posterior. Se o período for muito longo, antecipe uma parte das férias. Obrigado pela sua participação no boletim.
-
E quando o funcionário, que tinha que trabalhar um sábado para compensar a segunda de carnaval e falta injustificadamente neste sábado, o que eu posso descontar dele??????
-
Olá Eduardo, Boa Noite!

Obrigado pela sua participação no boletim. Como é falta em um dia na jornada de trabalho o correto é descontar as horas, e caso queira, pode ainda descontar o descanso remunerado que é o domingo.

O conteúdo da sua pergunta é relacionado à assuntos de quem já tem empresa. Recomendo que faça o seu cadastro de Pessoa Jurídica e passe a receber conteúdos exclusivos do Sebrae Paraná! Clique no link e aproveite agora os conteúdos para empresas em nossos site: http://app.pr.sebrae.com.br/CRM/IncluirPessoaFisicaCompletoAuto.do
-
Gostaria de saber,vou começar a trabalhar e o horário será das 6:00 hrs da manhã até o outro dia as 6:00 hrs da manhã será 24 hrs todos os dias esta correto isto não terei nenhum dia de folga, por favor me ajude (grata)
-
Olá Rosangela, Boa Tarde!

Obrigado por sua participação no boletim. Não, este horário é impossível de ser cumprido. De acordo com a nossa legislação, a jornada de trabalho padrão é de 44 horas semanais ou 8 horas diárias. Verifique novamente com seu empregador o seu registro da carteira de trabalho de acordo a CLT e convenção sindical, pois é provável tenha entendido errado.
-
Ok! Não sei ainda qual é o sindicato. Mas a função é Balconista é uma loja de Frios que funciona de Domingo a Domingo com uma folga semanal que é sempre na Segunda-feira. Na CTPS o Salario está de R$ 845,00 reais porque a de um colega que está na mesma função é de R$ 902,00 reais.Pode isso? Trabalhamos com as mesmas atribuições e a mesma carga horaria. Estou mim sentindo lesada (roubada)...Ednete
-
Olá Ednete, Bom dia!

Agradecemos sua participação. Como informado anteriormente, é necessário que verifique com o contador da empresa em que trabalha e recomendo que solicite a apresentação da convenção sindical da sua categoria onde estão os cargos e salários respectivos a função e tempo de serviço na empresa.
-
Olá! Qual o salário minimo do comerciário hoje pra a função de Balconista de loja de Frios e Laticínios pois estou com uma duvida ? Desde já obrigada. Ednete
-
Olá Ednete, Boa Noite!

Obrigado pela sua participação no boletim. O piso salarial para a sua função depende também da convenção estabelecida entre o sindicato da sua categoria. Suponho que seja Super Mercado, portanto recomendo que solicite qual é a função em que foi registrada na sua carteira de trabalho e qual é o sindicato da sua categoria em que a empresa efetua o recolhimento.
-
Boa Tarde.. eu trabalho de segunda a sábado.. 8 hrs e 20 minutos por dia tenho apenas o domingo para descanso gostaria de saber se esta correto.. ou eu teria que ter mais uma folga na semana?
-
Olá Bianca, Boa Noite;

Obrigado pelo seu comentário. De acordo com a nossa legislação, a jornada de trabalho padrão é de 44 horas semanais ou 8 horas diárias, entretanto existem situações tais como a mencionada neste artigo em que numa determinada semana, os empregados poderão não cumprir essas 44 horas semanais, em virtude da concessão de folga nos chamados dias pontes.

Já o trabalho aos domingos é permitido para o comércio em geral desde que os empregados que trabalhem nestas datas tenham uma folga a cada 3 semanas que coincida com o domingo.
-
Pontes e feriados
-
Olá Sika, Bom Dia!

Obrigado pelo seu comentário. Conheça nosso blog: http://sites.pr.sebrae.com.br/blogs/ e tenha acesso a mais informações.
-
A empresa onde trabalho uma industria grafica trocou a folga semanal q seria domingo ...pelo sabado e certo
-
Olá Fabio, Boa Tarde!

Obrigado pelo comentário. De acordo com a nossa legislação, a jornada de trabalho padrão é de 44 horas semanais ou 8 horas diárias, entretanto existem situações tais como a mencionada neste artigo em que numa determinada semana, os empregados poderão não cumprir essas 44 horas semanais, em virtude da concessão de folga nos chamados dias pontes. O trabalho aos domingos é permitido para o comércio em geral desde que os empregados que trabalhem nestas datas tenham uma folga a cada 3 semanas que coincida com o domingo.

Como existem regras específicas para o trabalho em feriados e aos domingos, não é aconselhável a utilização do banco de horas nestes casos, antes, conforme já explicado, é melhor que o dia de trabalho seja compensado em outra data logo na semana seguinte, ou pago em dobro.

Já no caso da indústria ou de serviços, o trabalho aos domingos e feriados dependerá sempre, além da autorização do sindicato, de autorização prévia especial do Ministério do Trabalho e Emprego.
-
Olá... houve um feriado no ano passado no qual eu assinei um papel pra que fosse descontado nas minhas férias, )... só q esse desconto não seria em folha, é algo por fora, eu voltaria um dia antes de terminar as minhas férias pra pagar esse dia, batendo um cartão a parte(por fora)... só q não retornei um dia antes, e agora eles querem me descontar em folha, no holeirite... só que eles fizeram um cálculo q o valor a ser descontado é maior do q o q eu recebo por dia trabalhado.... sou mensalista, vc pde me ajudar com esse cálculo, e tbm me dizer se eles podem fazer isso??
-
Olá Evandro, Boa Tarde!

Obrigado por sua participação no boletim. Na verdade, como mencionado em outras perguntas desta matéria, o Carnaval não é feriado e as empresas podem continuar facultativamente suas atividades.

Este outro Feriado que menciona, se foi acordado para haver a compensação e desconto com horas de trabalho ele é legal, bastava apenas comparecer e cumprir o acordo. A falta do trabalhador ao serviço enseja o desconto do dia respectivo em sua remuneração, além do empregado perder a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana, salvo se as faltas forem consideradas justificadas.

Na dúvida peça ao contado da empresa que apresente a forma do cálculo efetuado, pois todos são efetuados dentro das regras da CLT e convenção sindical. 

-
Olá !!! A empresa em que trabalho vai parar no Carnaval e quer descontar a segunda e terça nas minhas férias. Não concordo com isto. A empresa esta agindo corretamente ?
-
Olá Rosana, Boa Tarde;

Obrigado pelo comentário. De acordo com a nossa legislação, a jornada de trabalho padrão é de 44 horas semanais ou 8 horas diárias, entretanto existem situações tais como a mencionada neste artigo em que numa determinada semana, os empregados poderão não cumprir essas 44 horas semanais, em virtude da concessão de folga nos chamados dias pontes. Neste caso, para compensar as 8 horas não trabalhadas naquele dia, a empresa poderá prever o acréscimo de alguns minutos à jornada diária durante certo período até que a folga concedida seja compensada.

A interrupção da prestação dos serviços durante o Carnaval é mero costume e depende de acordo e aval do empregador. "Se a empresa não concede estes dias de folga ou se não houver acordo escrito ou banco de horas para compensação, os empregados estão por contrato obrigados a trabalhar. Poderá ao invés de desconto dos dois dias das férias, trabalhar 1 hora a mais por dia, até que compense as faltas.
-
Trabalha de Auxilia de estilo a 2 meses .mas trabalhei no feriado e guanto devo ganha de dinheiro
-
Olá Natali, Bom dia;

Obrigado pela participação. Sobre sua dúvida, faltam informações sobe função, contrato de trabalho estabelecido, qual a remuneração da categoria, entre outras. Recomendo que converse com a pessoa que efetuou a sua contratação ou o contador da empresa em que trabalha.
-
Como funciona a compensação de um dia de trabalho? Por exemplo: para compensar a segunda-feira de carnaval trabalharei um sábado (07h as 17h), sendo que já trabalho 8h de segunda a sexta (44hs). O sábado conta como 50% ou 100%?
-
Olá Carlos, Boa Tarde;

Obrigado pelo comentário. De acordo com a nossa legislação, a jornada de trabalho padrão é de 44 horas semanais ou 8 horas diárias, entretanto existem situações tais como a mencionada neste artigo em que numa determinada semana, os empregados poderão não cumprir essas 44 horas semanais, em virtude da concessão de folga nos chamados dias pontes. Neste caso, para compensar as 8 horas não trabalhadas naquele dia, a empresa poderá prever o acréscimo de alguns minutos à jornada diária durante certo período até que a folga concedida seja compensada.

Portanto a interrupção da prestação dos serviços durante o Carnaval é mero costume e depende de acordo e aval do empregador. "Se a empresa não concede estes dias de folga ou se não houver acordo escrito ou banco de horas para compensação, os empregados estão por contrato obrigados a trabalhar. A proposta em trabalhar no sábado para folgar no Carnaval é devida pelo seu empregador.
-
Estou pagando em minutos por dia as folgas de dias pontes. Vou sair de ferias em um mes que tem um dia sendo compensado. Eu tenho direito a este dia?
-
Olá Wagner, Boa Tarde!

Obrigado pelo seu comentário. Sim é justo para compensar as 8 horas não trabalhadas naquele dia, a empresa prever o acréscimo de alguns minutos à jornada diária durante certo período até que a folga concedida seja compensada. Se este dia entrou no cálculo da compensação para os minutos diários não há direito. Mas se receber por todos os dias de férias, pode solicitar para descontar e compensar este dia após o retorno de suas férias.
-
Gostaria de um esclarecimento. Tenho um bar e fechamos sempre as segundas, onde todos folgam. Alem dessa dia tbm eh necessario ter o domingo de folga, e se tiver, como fica se na segunda eh folga fixa? Fico no aguardo! Obrigada
-
Olá Katia, Boa Tarde;

Obrigado pela sua participação no boletim. Fechar o bar nas segundas já compensa um dia trabalhado anteriormente como por exemplo o sábado, que provavelmente seja um bom dia de movimento. Já o domingo por ser dia oficial de descanso, se trabalhado deverá ser pago 100% como horas extras e mesmo assim deve ser em acordo com o funcionário e sindicato da categoria, e estar claro na convenção coletiva sindical. Recomendo que avalie com o seu contador, pois pode não ser vantagem pelo custo que proporcionará na folha de pagamento se comparado com o lucro deste domingo.
-
trabalho no cemiterio do caju gostaria de saber quais são as minha cargas horaias de trabalho por que o cemiterio se trabalha todos os dias,tiro uma folga na semana quando eu trabalho no sabado e domingo gostaria de saber se e certo isto nao tenho hora de almoço por que o movimento e muto grande aqui trabalho de segunda a sexta um sabado e domingo sim e outro não de 08:horas as 17:horas gostaria de uma resposta aguardo.um bom dia
-
Prezado Sr., Boa Tarde;

Como descrito na matéria, de acordo com a nossa legislação, a jornada de trabalho padrão é de 44 horas semanais ou 8 horas diárias, entretanto existem situações tais como a mencionada neste artigo em que numa determinada semana, os empregados poderão não cumprir essas 44 horas semanais, em virtude da concessão de folga nos chamados dias pontes. A ausência para período de descanso e almoço é ilegal em jornada de 08 horas. Sobre os sábados e domingos, deverá calcular a quantidade de horas trabalhadas no mês e as que tem direito a 100% como horas extras.

Recomendo que busque com o contador da empresa em que trabalha a convenção coletiva do sindicato da sua categoria para obter as condições acordadas.

Para obter informações adicionais, sugiro que utilize o SEBRAE RESPONDE através do link: app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores para esclarecer sua dúvida. Este serviço é gratuito.
Obrigado pelo seu comentário.
-
Boa tarde, A empresa para a qual eu trabalho já compensa o sábado durante a semana, podemos fazer uma segunda compensação para os dias pontes?
-
Olá Cristiane, Boa Tarde!

Obrigado pelo seu comentário. Sim, para compensar as 8 horas não trabalhadas naquele dia, a empresa poderá prever o acréscimo de alguns minutos à jornada diária durante certo período até que a folga concedida seja compensada.

Aconselhamos que a empresa que trabalhe com a concessão de dias pontes elabore antecipadamente e informe seus empregados sobre o plano de compensação anual dessas folgas.
-
Bom dia, Seria possível o esclarecimento da minha duvida? Sou enfermeira e trabalho no hospital 6 horas diárias de segunda a sexta feira e faço 12 horas de final de semana (uma semana no domingo e na outra semana no sábado). Está dentro da lei? Obrigada.
-
Olá Rafaela, Boa Tarde!

Obrigado por seu comentário. Recomendo que busque com o contador da empresa em que trabalha a convenção coletiva do sindicato sua da categoria para obter as condições acordadas.

Para obter informações adicionais, sugiro que utilize o SEBRAE RESPONDE através do link:  app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores para esclarecer sua dúvida. Este serviço é gratuito.
-
Olá boa tarde, trabalho em uma empresa da construção civil e lá em uma atividade a noite a Seti Rio determinou os dias de trabalho que seria de Domingo a Quinta. A sexta-feira a empresa propos que seria abonado, sendo que trabalho no domingo que seria 100 por cento. Ou seja querem trocar a sexta pelo domingo, pode isso ? Me ajudem por favor!!
-
Olá Antonio, Boa Tarde!

Obrigado pelo seu comentário. O trabalho aos domingos é permitido para o comércio em geral desde que os empregados que trabalhem nestas datas tenham uma folga a cada 3 semanas que coincida com o domingo. Já no caso da indústria ou de serviços, o trabalho aos domingos e feriados dependerá sempre, além da autorização do sindicato, de autorização prévia especial do Ministério do Trabalho e Emprego.
-
para compensar dias pontes, pode ser aos sábados em quantas horas trabalhadas? Trabalho de segunda a sexta, das 7:30h as 17:00h, com 1:00h de almoço e foi estabelecido que a compensação sera aos sábados, 1 por Mês. fazendo o mesmo tempo trabalhado, Isso esta correto?
-
Olá Claudia, Boa tarde!

Obrigado pela sua participação no boletim. Conforme consta nesta matéria: O Acordo de compensação de horas (artigo 59 da CLT) é o sistema utilizado pelas empresas para a compensação de pequenas diferenças na jornada de trabalho dos seus empregados. De acordo com a nossa legislação, a jornada de trabalho padrão é de 44 horas semanais ou 8 horas diárias, entretanto existem situações tais como a mencionada neste artigo em que numa determinada semana, os empregados poderão não cumprir essas 44 horas semanais, em virtude da concessão de folga nos chamados dias pontes.

Neste caso, para compensar as 8 horas não trabalhadas naquele dia, a empresa poderá prever o acréscimo de alguns minutos à jornada diária durante certo período até que a folga concedida seja compensada. Pode ser diariamente de 17:00 até 18:00 hrs como compensação.

Recomendo que busque com o contador da empresa em que trabalha a convenção do seu sindicato da categoria para obter as condições acordadas.

Para obter informações adicionais, sugiro que utilize o SEBRAE RESPONDE através do link: app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores para esclarecer sua dúvida. Este serviço é gratuito.
-
A empresa que trabalho resolveu não funcionar na semana do carnaval para isso determinaram que trabalhássemos três dias do período de férias para compensar, até aí tudo bem mas agora querem descontar do salário os outros dias. Pode isso ?
-
Olá Fabiana, Boa Tarde!

Obrigado pelo seu comentário. A compensação é devida, o desconto só haveria sem a compensação e justo acordo. Por favor solicite ao contador apresente a convenção coletiva da categoria em que trabalha e explicações para o referido desconto.
-
Eu trabalho com escala 6x1, com folga fixa na semana, é correto eu trabalhar no domingo e contarem minha folga fixa como compensação do domingo?
-
Olá Gil, Bom dia!

Obrigado pela sua participação. De acordo com a nossa legislação, a jornada de trabalho padrão é de 44 horas semanais ou 8 horas diárias, entretanto existem situações tais como a mencionada neste artigo em que numa determinada semana, os empregados poderão não cumprir essas 44 horas semanais, em virtude da concessão de folga nos chamados dias pontes. Neste caso, para compensar as 8 horas não trabalhadas naquele dia, a empresa poderá prever o acréscimo de alguns minutos à jornada diária durante certo período até que a folga concedida seja compensada.

Já o trabalho aos domingos é permitido para o comércio em geral desde que os empregados que trabalhem nestas datas tenham uma folga a cada 3 semanas que coincida com o domingo.

Recomendo que busque com o contador da empresa em que trabalha a convenção do seu sindicato da categoria para obter as condições acordadas.
-
Trabalho em um posto de combustivel como caixa e frentistas de segunda a sabado das onze da noite as seis da manha, nos domingos as oito da noite as seis da manha. Tenho um dia de folga. Meu gerente me disse que a lei trabalhista mudou e com isto por causa que tenho uma folga na semana eu perco o meu cem por cento. Isto é verdade? E na minha carteira esta certo estar registrado como servico geral? Tenho notado a alguns meses que meu pagamento tem vindo errado e tenho cobrado so que ninguem resolve. O que posso fazer. Neste mes passado trabalhei dois sabados para domingo e dois domingos, mais o feriado do dia vinte e quatro e vinte cinco de natal como se fosse domingo e nao recebi certo. O que posso fazer?
-
Olá Francisco, Boa Noite!

Obrigado pelo sua participação no Boletim. Sobre sua dúvida e relato, tem situações que são acordadas entre empregado e empregador, e pelo que menciona SIM é provável tenha irregularidades, veja que a legislação trabalhista estabelece, salvo os casos especiais, que a jornada normal de trabalho é de 8 (oito) horas diárias e de 44 (quarenta e quatro) horas semanais. Link da CLT: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452compilado.htm

O Acordo de compensação de horas (artigo 59 da CLT) é o sistema utilizado pelas empresas para a compensação de pequenas diferenças na jornada de trabalho dos seus empregados. O ideal é o empregador e empregado em comum acordo combinarem a compensação de acordo a CLT e sua convenção. Uma opção para compensar os 2 (dois) dias não trabalhados, onde a empresa poderá prever o acréscimo de alguns minutos à jornada diária durante certo período até que a folga concedida seja compensada com limite de 1 ou 2 horas diárias.
-
ola trabalho numa empresa posso trabalhar sabado e domingo e folgar segunda e terça.... eu sou obrigado trabalhar sabado e domingo
-
Olá Claudio, Bom dia!

Obrigado pela sua participação. Como temos respondido nesta matéria, é justo sempre lembrar que existem acordos entre empregado e empregador, e um contrato de trabalho que é a carteira de registo de trabalho. Nela constam a função, período de trabalho e valor de remuneração. Pela extensão do assunto, e dúvidas que tem, recomendo que acesse o Link da CLT: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452compilado.htm e busque também com o contador da empresa a convenção do seu sindicato da categoria.

De acordo com a nossa legislação, a jornada de trabalho padrão é de 44 horas semanais ou 8 horas diárias, entretanto existem situações tais como a mencionada neste artigo em que numa determinada semana, os empregados poderão não cumprir essas 44 horas semanais, em virtude da concessão de folga nos chamados dias pontes. Neste caso, para compensar as 8 horas não trabalhadas naquele dia, a empresa poderá prever o acréscimo de alguns minutos à jornada diária durante certo período até que a folga concedida seja compensada.

Portanto a interrupção da prestação dos serviços durante o Carnaval é meramente costumeira e depende de acordo e aval do empregador. "Se a empresa não concede estes dias de folga ou se não houver acordo escrito ou banco de horas para compensação, os empregados estão por contrato obrigados a trabalhar. A proposta em trabalhar no sábado ou domingo para folgar no Carnaval é devida pelo seu empregador.

O Acordo de compensação de horas (artigo 59 da CLT) é o sistema utilizado pelas empresas para a compensação de pequenas diferenças na jornada de trabalho dos seus empregados. O ideal é o empregador e empregado em comum acordo combinarem a compensação de acordo a CLT e sua convenção.
-
Olá gostaria de informação se puderem mim ajudar ficarei grata.trabalho em um supermercado de domingo a domingo,tenho uma folga na semana e e uma vez por mes no domingo tenho uma folga,só que meu patrão venho agora com uma conversa que quando eu tiver essa folga no domingo eu não folgo na semana,esta certo ele fazer isso o que a lei diz?
-
Olá Cheila, Boa Noite;

Obrigado pelo seu comentário. Como temos respondido nesta matéria, é justo sempre lembrar que existem acordos entre empregado e empregador, e um contrato de trabalho que é a carteira de registo de trabalho. Nela constam a função, período de trabalho e valor de remuneração. Pela extensão do assunto, e dúvidas que tem, recomendo que acesse o Link da CLT:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452compilado.htm e veja a convenção do seu sindicato da categoria.
-
Olá! Sou funcionária de um comércio de Frios e laticínios que trabalha de domingo a domingo, sendo que de segunda a sábado o horário de funcionamento é : 07:00h ás 19:00h já no domingo é 07:00h ás 12:00h. A duvida é que pego serviço as 07:00h e largo as 16:00h tendo 2 horas de almoço. Tenho em mente que deveria sair do trabalho as 14:00h com o horário de almoço . Estou certa ou errada ? desde já obrigada no aguardo
-
 Ola Ednete, Boa Noite;

Obrigado pela participação. Sobre sua dúvida é necessário que faça as contas, e na dúvida verifique com o contador da empresa, ele certamente esclarecerá porque tem esta jornada de trabalho. A sua informação diz que seu trabalho inicia as 7:00hs e provável tenha almoço as 11:00hs com 04 horas até então, e o intervalo de 2 horas de almoço, retomando a atividade 13:00hs indo até 16:00hs, perfazendo um subtotal de mais 03 horas, com total diário de 07 horas diárias.

De acordo com a nossa legislação, a jornada de trabalho padrão é de 44 horas semanais ou 8 horas diárias, entretanto existem situações tais como a mencionada neste artigo em que numa determinada semana, os empregados poderão não cumprir essas 44 horas semanais, em virtude da concessão de folga nos chamados dias pontes.

Já o trabalho aos domingos é permitido para o comércio em geral desde que os empregados que trabalhem nestas datas tenham uma folga a cada 3 semanas que coincida com o domingo.
-
A empresa deu folga aos funcionários segunda feira pois terça é feriado, porém como tem serviço fora do estado estarei viajando na segunda e trabalharei normal na terça, tenho direito a estes dias trabalhados em dobro.
-
 Olá Mario, Boa Noite;

Obrigado pelo seu comentário. Como temos respondido nesta matéria, é justo sempre lembrar que existem acordos entre empregado e empregador, e um contrato de trabalho que é a carteira de registo de trabalho. Nela constam a função, período de trabalho e valor de remuneração. Os dias que efetuou em viagem podem ter sido compensados por outros, e se não foram sim, você teria direito a um acréscimo nas horas trabalhadas.

Recomendo que acesse o Link da CLT:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452compilado.htm e veja a convenção do seu sindicato da categoria.
-
trabalhei na escala de domingo e sem saber pedir a folga para um dia que era feriado. sera que tenho direito a outra folga?
-
Olá Thiago, Boa Tarde;

Obrigado por sua participação. Se for de costume em sua empresa trabalharem em feriados e domingos e possua folga a cada 03 semanas seria devido, mas caso sua atividade seja de segunda a sexta feira, completando 44 horas semanais e este feriado for nacional e todos parem de trabalhar não é devida esta folga. Para a compensar tem de ser em dias de atividade, salvo se sua compensação for de vários dias consecutivos e neste período caia um feriado ou final de semana, então seria devida.

Para obter informações adicionais, sugiro que utilize o SEBRAE RESPONDE através do link: app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores para esclarecer sua dúvida. Este serviço é gratuito.
-
janeiro e fevereiro nos folgamos todos os sabados a tarde isso e correto
-
Olá Evania, Boa Tarde;

Obrigado por sua participação no boletim. A jornada de trabalho padrão é de 44 horas semanais ou 8 horas diárias, entretanto existem situações tais como a mencionada neste artigo em que numa determinada semana, os empregados poderão não cumprir essas 44 horas semanais, depende sempre da necessidade da empresa com sua demanda de trabalho.
-
Preciso liberar minha empregada doméstica que tem 14 dias de folga compensatória solicito informar se posso considerar o domingo e feriado uma vez que irá gozar os 14 dias corridos. Obrigado.
-
 Prezado Afonso, Boa Tarde;

A compensação de jornada de trabalho deve ser ajustada por acordo individual escrito, acordo coletivo ou convenção coletiva da categoria. O acordo individual para compensação de horas é válido, salvo se houver norma coletiva em sentido contrário.

O início das férias não poderá coincidir com sábado, domingo, feriado, ou dia de compensação de repouso semanal, o ideal que o período a ser acordado inicie por exemplo numa quarta-feira da semana, gozando o período de 14 dias corridos, mesmo que neste recaiam feriados, sábados e domingos. Mas lembre-se que se os 14 dias findarem por exemplo no sábado, o empregado somente retorna ao trabalho no próximo dia da sua jornada habitual, gozando do descanso no domingo por direito.
-
Fiz compensação de 2 dias que caíram durante minhas férias. Tenho direito a esses dois dias?
-
Olá Ana Carolina, Boa Tarde!

Obrigado pelo sua participação no Boletim. Sobre sua dúvida, a legislação trabalhista estabelece, salvo os casos especiais, que a jornada normal de trabalho é de 8 (oito) horas diárias e de 44 (quarenta e quatro) horas semanais. Link da CLT: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452compilado.htm

"Férias devem ser concedidas em um único período. Excepcionalmente, podem ser fracionadas em dois períodos desde que um deles não seja inferior a dez dias corridos e que o trabalhador não tenha menos de 18 ou mais de 50 anos."

O Acordo de compensação de horas (artigo 59 da CLT) é o sistema utilizado pelas empresas para a compensação de pequenas diferenças na jornada de trabalho dos seus empregados. O ideal é o empregador e empregado em comum acordo combinarem a compensação de acordo a CLT e sua convenção. Uma opção para compensar os 2 (dois) dias não trabalhados, onde a empresa poderá prever o acréscimo de alguns minutos à jornada diária durante certo período até que a folga concedida seja compensada com limite de 1 ou 2 horas diárias.
-
Ola eu trabalho no Carrefour e toda vez que eu trabalho feriado eles compensam minha folga na folga da semana da qual eu tenho direito ao gozo. Isso e correto ?
-
Olá Márcio, Boa Tarde;

Obrigado pela participação. No momento em que se escolhe trabalhar o feriado (documentado por escrito), já tem que ser acertado o dia da folga correspondente, variando em relação a sua Convenção Coletiva de Trabalho. Se existe um dia de folga da semana frequente, esta folga correspondente ao feriado tem de ser em um dia que iria trabalhar.

De acordo com a nossa legislação, a jornada de trabalho padrão é de 44 horas semanais ou 8 horas diárias, entretanto existem situações tais como a mencionada neste artigo em que numa determinada semana, os empregados poderão não cumprir essas 44 horas semanais, em virtude da concessão de folga nos chamados dias pontes.

Para obter informações adicionais, sugiro que utilize o SEBRAE RESPONDE através do link:app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores para esclarecer sua dúvida. Este serviço é gratuito.
-
Eu trabalho 4 horas por dia porque estudo ainda,e também trabalho todos os dias da semana. Eu tenho direito a um dia de folga na semana?
-
Olá Ane Silva, Bom dia!

Obrigado pelo sua participação no Boletim. Sobre sua dúvida, se a folga seria no período de segunda a sexta a resposta é Não. A legislação trabalhista estabelece, salvo os casos especiais, que a jornada normal de trabalho é de 8 (oito) horas diárias e de 44 (quarenta e quatro) horas semanais. Link da CLT: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452compilado.htm

Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou convenção coletiva em contrário, não poderá exceder de 2 horas. Não excedendo de 6 horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 minutos quando a duração ultrapassar 4 horas. Todo o domingo é considerado descanso, para quem trabalha a jornada de segunda a sexta.
-
Tenhos duvidas e níguem sabe responder.Se uma pessoa trabalha trinta dias corridos quantas folgas a pessoa tem direito.
-
Olá Josenilda, Bom dia!

Obrigado pelo seu comentário. A legislação trabalhista estabelece, salvo os casos especiais, que a jornada normal de trabalho é de 8 (oito) horas diárias e de 44 (quarenta e quatro) horas semanais.

Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou convenção coletiva em contrário, não poderá exceder de 2 horas. Não excedendo de 6 horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 minutos quando a duração ultrapassar 4 horas. Todo o domingo é considerado descanso, para quem trabalha a jornada de segunda a sexta.
-
boa noite,trabalho numa cafeteria de shopping a 2 meses das 14:30 as 22: 15,na qual nao sou registrada,gostaria de saber se tenho direito do adicional noturno,quanto tempo de intervalo tenho por direito,e como funciona as folgas ja que tenho um domingo ao mes,terei direito na folga da semana,qts horas tem que ser ao mes trabalhado num shopping pois so tenho meia hora descanso?
-
Olá Elaine, Bom Dia!

A verdade é que deveria estar registrada, assim não há contrato de trabalho com seu empregador de acordo com as leis da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.

De acordo com a nossa legislação, a jornada de trabalho padrão é de 44 horas semanais ou 8 horas diárias, entretanto existem situações tais como a mencionada neste artigo em que numa determinada semana, os empregados poderão não cumprir essas 44 horas semanais, em virtude da concessão de folga nos chamados dias pontes.

Neste caso, para compensar as 8 horas não trabalhadas naquele dia, a empresa poderá prever o acréscimo de alguns minutos à jornada diária durante certo período até que a folga concedida seja compensada.

Para obter informações adicionais, sugiro que utilize o SEBRAE RESPONDE através do link: app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores para esclarecer sua dúvida. Este serviço é gratuito.
-
Bom dia! Folguei na sexta (31/12/14) e a empresa me obrigou a compensar no sábado (27/12/14) sem hora extra. Isto está certo, ou eu poderia compensar durante a semana?
-
Prezado Cezar, Boa Tarde!

Obrigado pela participação no Boletim. O Acordo de compensação de horas (artigo 59 da CLT) é o sistema utilizado pelas empresas para a compensação de pequenas diferenças na jornada de trabalho dos seus empregados.

O ideal é o empregador e empregado em comum acordo combinarem a compensação de acordo a CLT e sua convenção. Uma opção para compensar as 8 horas não trabalhadas naquele dia, a empresa poderá prever o acréscimo de alguns minutos à jornada diária durante certo período até que a folga concedida seja compensada.
-
oi eu trabalhei o mes de dezembro todinho,inclusive os 4 domingos seguidos começando no dia 30 de novembro e so fui ganhar 1 folga no dia 2 e 3 de janeiro isso ta certo?
-
Olá Elizandra, Boa Tarde!

Obrigado pela sua participação em nosso Boletim! De acordo com a nossa legislação, a jornada de trabalho padrão é de 44 horas semanais ou 8 horas diárias, entretanto existem situações tais como a mencionada neste artigo em que numa determinada semana, os empregados poderão não cumprir essas 44 horas semanais, em virtude da concessão de folga nos chamados dias pontes. Neste caso, para compensar as 8 horas não trabalhadas naquele dia, a empresa poderá prever o acréscimo de alguns minutos à jornada diária durante certo período até que a folga concedida seja compensada.

Recomendo que verifique com o contador da empresa ou o departamento de Recursos Humanos. Todo contrato de trabalho deve estar de acordo com as leis da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho e a convenção da sua categoria.

Para obter informações adicionais, sugiro que utilize o SEBRAE RESPONDE através do link: app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores para esclarecer sua dúvida. Este serviço é gratuito.
-
Olá na empresa onde eu trabalho, nós trabalhamos normalmente no mês de dezembro, só que na semana do natal trabalhamos os dias 22, 23 e 24 ai natal folgamos e 26 folgamos, na semana seguinte dias 29 e 30 tambem trabalhamo ai ficamos em casa dia 31,01 e 02. a empresa quer descontar 08 dias das ferias. esta correto isso? pelas contas são 3 dias e nao 8.
-
Olá Marcelo, Bom dia!

Obrigado pelo comentário! As datas de feriados e finais de semana não são descontados aleatoriamente, somente se estes caírem em período vigente de gozo das férias, entrando no período. Faltam algumas informações sobre a empresa e sua função para que eu possa completar uma resposta adequada. Recomendo que verifique com o contador da empresa ou o departamento de Recursos Humanos. Todo contrato de trabalho deve estar de acordo com as leis da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho e a convenção da sua categoria.

Para obter informações adicionais, sugiro que utilize o SEBRAE RESPONDE através do link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores para esclarecer sua dúvida. Este serviço é gratuito.
-
Olá Marcelo, Bom dia!

Obrigado pelo comentário! As datas de feriados e finais de semana não são descontados aleatoriamente, somente se estes caírem em período vigente de gozo das férias, entrando no período. Faltam algumas informações sobre a empresa e sua função para que eu possa completar uma resposta adequada. Recomendo que verifique com o contador da empresa ou o departamento de Recursos Humanos. Todo contrato de trabalho deve estar de acordo com as leis da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho e a convenção da sua categoria.

Para obter informações adicionais, sugiro que utilize o SEBRAE RESPONDE através do link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores para esclarecer sua dúvida. Este serviço é gratuito.
-
ola tudo bem,eu trabalho 12x36;e domingo era meu dia de trabalhar;fui para o serviço e quase na metade do dia vim embora por alguns problemas pessoais,gostaria de saber se ele pode descontar meu dia inteiro ou nao so as minhas horas nao trabalhadas.ja que eu bati meu ponto na entrada e trabalhei algumas horas.
-
 Olá Katiele, Bom dia!

Obrigado pela sua participação no Boletim. Este domingo que foi trabalhar é compensação de horas? Porque se foi você cumpriu metade da jornada, ficando em aberto o restante do dia. Mas caso seja um dia normal da jornada de trabalho tem de verificar com seu empregador quais as razões para descontar o dia inteiro ao invés das horas não trabalhadas.

Faltam algumas informações sobre a empresa e sua função para que eu possa completar uma resposta adequada.

Recomendo que verifique com o contador da empresa ou o departamento de Recursos Humanos. Todo contrato de trabalho deve estar de acordo com as leis da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho e a convenção da sua categoria.
-
Boa tarde, Faço duas horas extras por dia, que acabam dando quase o total de 60 hr no mês, e no dia de minha folga estão descontando as duas horas do determinado dia que não foi trabalhado. Isto é correto, pode mesmo ser descontado? Att, Rose.
-
Olá Rose, Bom dia!

Obrigado pelo seu comentário! Sim é correto. Quando está de folga não há hora extra, somente é paga quando está de fato trabalhando além da jornada que foi contratada e quando não tiver mais necessidade em trabalhar além da jornada, cumprirá somente 44 horas semanais conforme o contrato de trabalho com seu empregador de acordo as leis da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.
-
se tou de ferias e a ponte eu tenho direito a esse dia?
-
 Olá Herculano, Boa Tarde!

Se você está no seu período de férias e essa ponte (feriado ou compensação) ocorreu antes do período de férias SIM, mas se é durante o período que está gozando as férias NÃO há direito, pois já foi remunerado para descansar durante todos os dias das férias, inclusive sábados e domingos. Obrigado pelo seu comentário!
-
Faltei no feriado do dia 25 com justificativa quero saber se tenho direito a folga referente ao feriado
-
Eu trabalho numa indústria de alimentos mas como auxiliar de laboratório,pedi ao meu patrão com 2meses de antecedência que iria viajar durante 3 dias,mas aconteceu um emprevisto e faltei um dia de serviço no caso hoje que é sábado,mas antes disso ele (patrão) falou que descontaria os dias não trabalhados,o domingo e o dia 25 sendo que no meu setor ele já tinha falado comigo que não trabalho durante os feriados e minha única folga é o domingo,e ele pediu pra mim compensar esses dias trabalhando horas a mais,sendo que ele já vai descontar do meu pagamento,isso é correto?
-
bom
-
minha folga este ano caiu bem no dia de natal e ano novo.Trabalho no comercio e nestes dois dias a loja nao abre.como fica minha folga ela pode valer ou deveria ser trocada pois a loja nao abre.
-
Trabalho como recepcionista, trabalhei nos feriados da copa no rio de janeiro, e ate agora não recebi nada nem dinheiro nem folga ate quando a empresa pode me pagar
-
Por determinação do empregador e necessidade do serviço, balconista precisou trabalhar 8 horas em um domingo. Como será a compensação dessas horas.
-
 Olá Everton, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Minha folga e sempre no domingo só qee domingo dia 21 trabalhei vou receber o doblo ...eu teria direito a uma folga na semana por ter trabalhado ou só doblo mesmo
-
 Olá Nathália, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Eu trabalho de domingo a domingo e folgo somente na terça então pelo que eu sei nos temos uma folga durante 3 semanas no domingo mas quero saber se é certo quando eu folgo no domingo se é certo eu perder a minha folga da semana?
-
 Olá, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
boa noite.Eu trabalho no comércio tenho um duvida, quando houver folga nos feriados, o que deve ser feito? minha folga é toda quimta e dia 25 dezembro e 1 de janhiro caio nesse feriado,O RH disseram que eu não tinha direto ao meu feriado porque a minha folga é ficsar no dia de quimta. Agradeço e aguardo resposta.
-
 Olá Marcelo, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Eu trabalhei no feriado e a empresa marcou o dia a ser compensado, só que no dia marcado pela empresa para a compensação eu estarei de ferias. Este dia trabalhado no feriado é perdido?
-
 Olá, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Olá, uma dúvida. Trabalho de segunda a quinta das 8:00 as 18:00 , e na sexta é das 8:00 as 17:00, sendo 44 horas semanais! Nesta semana, fui informado que terei que trabalhar sábado e domingo contínuo nesta semana para compensar a folga que eles vão dar dia 24 e dia 31 deste mês. Pode isso? Posso trabalhar 2 dias diretos vindo de 44 horas trabalhas exatas? OBRIGADO!!!!
-
 Olá Rudy, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Boa tarde senhores! Tenho uma duvida sou mensalista e trabalho 44 hs semanais e compenso o sabado. A empresa não autorizou nós a sairmos pais sedo para compensar essas horas trabalhadas a mais pelo feriado cair no sabado. Agora fui dispensado e na homologação questionei isto junto ao sindicato e eles colocaram uma observação no verso da homologação e me disseram para eu entrar com uma ação judicial se eu quizer receber estes dias, isso seria o procedimento correto em uma homologação? No aguardo de um retorno. Atenciosamente Alfredo Pereira
-
 Olá Alfredo, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Olá, Boa Noite Trabalho em shopping, e estamos em dezembro época de natal, com isso meus gerentes falaram que não terá mas folga no caso durante duas semanas, sendo que eles pedem para fazermos hora extra , mas eles nem deram a folga, o que posso fazer ? Posso faltar ? se eu faltar eles podem me dar advertência ? desde já obrigada(o)
-
 Olá Andressa, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Eu gostaria que me informassem se eu que trabalho na indústria de segunda à sexta e sábados intercalados. Trabalhando um domingo eu tenho direito de receber 100% mais uma folga na semana? Se tenho, qual é o número da lei?
-
 Olá Williian, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
No meu contrato eu trabalho das 8:00 as 17:00 e no sábado das 8:00 as 14:00 mais na verdade não se cumpre contrato pois trabalho das 8:00 as 18:00 todos os dias e minhas folgas são apenas dois domingos e duas segundas no mês. Agora eles vão organizar como no contrato por isso quero saber como fica as horas extras que ficaram pra trás e os feriados que trabalhamos sem receber, o que a lei diz sobre isso?
-
 Olá Francisco, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
quando recebemos as horas extras de feriados e domingos elas sao pagas 100% vc recebe o dobro e porque quando compensamos é 1 por 1?
-
 Olá Jane, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Oi gostaria da seguinte informação. Trabalho em um mercadinho perto da minha casa, trabalho de Terça a Sábado de 8h da manhã ás 8h da noite com 1h30m pausa para o almoço. Então e aos Domingos trabalho até ás 14h e folgo todas as segundas feira, na semana do Natal e tbm a de Ano Novo meu patrão abrirá seu estabelecimento na segunda dia de nossa folga teremos que trabalhar, o que quero saber é tenho direito a receber este dia? Sou obrigada a trabalhar na minha folga? Agradeço e aguardo resposta
-
 Olá Fernanda, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
prezados, boa noite! A empresa na qual eu trabalho ira compensar os dias 24 e 31 de dez véspera de feriado. Gostaria de saber quantos domingos eu tenho que trabalhar? segundo a legislação. grato pela atenção Rodrigo
-
Olá Rodrigo, bom dia!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
gostaria de tirar duvida sobre feriado quando cai no sabado. trabalho das 07.00 as 17.00 até quinta feira, e sexta das 07.00 as 16.00 horas quando é feriado no sabado tenho direito a quantas horas??
-
 Olá Leandro, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
isso e só apenas banco de horas ou hora extra também? bom minha empresa tem mania de fala no feriados nacional que o sindicato não libero folga aii temos que trabalhar.. trabalho na super gás
-
 Olá Bruno, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
MINHA EMPRESA NOS TRABALHAMOS NO FERIADO E GANHA FOLGAS A APOS O FERIADO .SE FALTA O QUE ACONTECE ?
-
 Olá Jessica, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
A empresa em qual trabalho colocou um cartaz dizendo assim;Iremos trabalhar três (3)sábados e um domingo para compensar uns dias de Dezembro,entre natal e ano novo.Se não trabalhemos iremos perder o cartão alimentação e o DSR.E obrigatório?
-
 Olá Vitor, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Bom dia , eu trabalho em uma empresa que funciona de segunda a sexta, e para pagar as horas de sabado acabamos trabalhando 8:48 horas por dia, gostaria de saber se, quando o feriado cai em um sábado eu tenho direito a receber em horas extras ou em dia de folga?
-
 Olá Adealberto, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Trabalho de segunda a sexta em uma metalurgica. Gostaria de saber se é correto compensar a segunda feira e terça feira de carvnaval com dois feriados, sendo o do dia 20/11 e o aniversário da cidade de Guarulhos, onde a empresa está localizada? Obrigada
-
 Olá Elaine, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Boa tarde, trabalho num supermercado, tenho horário flexível por responsabilidades parentais , gostaria de saber se tenho que aceitar que o meu patrão me ponha de folga no dia de Natal e Ano Novo, só porque está fechado?
-
 Olá, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Meu patão pode decidir se vai me dar folga ou me pagar o feriado em que trabalhei se me consultar? E se ele optar em me dar folga ele pode decidir o dia da folga também sem a minha escolha??
-
 Olá Lucas, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Boa Tarde, Trabalho no Comércio a 10 anos e tenho 30 folgas de feriado pendentes.Perguntei ao RH da empresa se eles não poderiam me pagar já que não me dão as folgas de feriado e o RH disse que não , que a empesa nãocompra estas folgas e, que pode me dar estas 30 folgas quando ela quiser,está correto ou posso exigir que me paguem...
-
 Olá Daniela, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Gostaria de saber sobre o funcionamento do comércio neste mês de Dezembro, os funcionários de lojas de shopping podem trabalhar todos os domingos deste mês??? como ficam as folgas dos mesmos??? Obrigado.
-
 Olá Cassio, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Bom Dia! minha empresa usa sistema de banco de horas. Trabalho em escala 6x1, minha duvida é, quando trabalho domingo, feriado, como é a legislação nestes casos. já que a hora extra paga 150% em domingos e feriados. O Correto seria ganhar 2 dias de folga quando trabalho um domingo ou feriado? Obrigado
-
 Olá Cristiano, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
*Seu comentário...oi trabalhava em uma empresa uns dois anos e seis meses sendo que ei nunca tirei folga do banco de horas e trabalhava mais de oito horas diária inclusive o sábado, então agora meu patrão me deu 40 dias de folga e quando eu voltar pra assinar meu carta de demissão isso tá certo já tirei 18 FIAS e faltam 28 posso interrompe essas folgas e exigir que me paguem na rescisão?
-
Olá Ione, boa tarde!

Obrigada por comentar. Por favor envie a sua dúvida diretamente à um consultor SEBRAE através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Compensei a " ponte" do final do ano 30 min por dia durante todo o ano de 2014. Gostaria de saber se a empresa é obrigada a pagar o ticket refeição em Dezembro como se eu tivesse trabalhado o mes todo?
-
 Olá Larissa, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Queria saber se pode trocar o dia dia. Ex quinta é feriado e sexta trabalha, podemos trabalhar na quinta e folgar na sexta?
-
 Olá Cristina, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
trabalho numa empresa que não cumpre as 44 horas semanais - das 9 as 18- de seg a sex. nesse caso como repor as pontes e os dias que faltam para cumprir as 220 horas? qtos dias um funcionário pode chegar atrasado sequencia?? o meu boy chega todos os dias as 9:45 ; na cara de pau; o que fazer , já chamaram atenção.. mas ele diz que pode não quero levar isso ao dep. de RH, e prejudica-lo.
-
 Olá Julia, pedimos que acesse o Sebrae Responde e poste sua dúvida, no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do . Nossos consultores irão atendê-la da melhor maneira possível. Agradecemos o seu interesse em entrar em contato conosco, e desejamos uma excelente semana para você!
-
achei muito bom pois aqui encontrei esclarecimento para minha duvida.
-
 Olá José! Obrigado por comentar! Aproveite também para conhecer o nosso blog: www.sebraepr.com.br/blog. Bom fim de semana!
-
Se o feriado for no sábado e se trabalho de segunda a sexta com o acréscimo de 48 minutou para compensar o sábado o que será feito?
-
 Olá Bruno, pedimos que acesse o Sebrae Responde e poste sua dúvida, no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do . Nossos consultores irão atendê-lo da melhor maneira possível. Agradecemos o seu interesse em entrar em contato conosco, e desejamos uma excelente semana para você!
-
Dia 20 feriado da consciência negra em são Paulo é feriado,a empresa pode da falta ao funcionário que não for trabalhar
-
 Olá Vicenilda, pedimos que acesse o Sebrae Responde e poste sua dúvida, no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do . Nossos consultores irão atendê-la da melhor maneira possível. Agradecemos o seu interesse em entrar em contato conosco, e desejamos uma excelente semana para você!
-
trabalhei na empresa.meu contrato e os fins de semana ate meio dia . teve um sábado que tive que trabalhar o dia todo ..o patrão não quer pagar o de meio dia a tarde ..ou mi folga outro dia ..está correto. isto.
-
 Olá José, pedimos que acesse o Sebrae Responde e poste sua dúvida, no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do . Nossos consultores irão atendê-lo da melhor maneira possível. Agradecemos o seu interesse em entrar em contato conosco, e desejamos uma excelente semana para você!
-
Na empresa que trabalho, nós trabalhamos de Segunda a Sexta, pagando o sábado. Quando um feirado cai no sábado, devo ser recompensado?
-
 Olá Raphael, pedimos que acesse o Sebrae Responde e poste sua dúvida, no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do . Nossos consultores irão atendê-la da melhor maneira possível. Agradecemos o seu interesse em entrar em contato conosco, e desejamos uma excelente semana para você!
-
Boa a materia,esclareceu muita coisa pra mim,so queria saber outra coisa porque so agora que entrou uma lei onde o feriado cai final de semana e a firma da esse feriado na sexta,trabalho em uma fabrica aqui em Sobradinho na WEST COAST ,fabrica de calçado.obrigado pela compreençao desde ja,abraço
-
 Olá Jaciane, pedimos que acesse o Sebrae Responde e poste sua dúvida, no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do . Nossos consultores irão atendê-la da melhor maneira possível. Agradecemos o seu interesse em entrar em contato conosco, e desejamos uma excelente semana para você!
-
A minha empresa informa que não haverá expediente nos dias 24 , 26 e 31/12/2014 e 02/01/2015 em decorrência dos feriados de fim de ano em 25/12/2014 e 01/01/2015. Este dias serão somados ao banco de horas negativos e não havendo a possibilidade de compensá-los, serão descontados do salário. Gostaria de saber se tem procedência esta argumentação e se é legal, mesmo que o funcionário não concorde com tal comunicado da empresa. Obrigado William.
-
 Olá William, pedimos que acesse o Sebrae Responde e poste sua dúvida, no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do . Nossos consultores irão atendê-la da melhor maneira possível. Agradecemos o seu interesse em entrar em contato conosco, e desejamos uma excelente semana para você!
-
no supeercado q trabalho alguns setores trabalha 6 horas no domindo e feriados esta certo ?
-
 Olá Camila, pedimos que acesse o Sebrae Responde e poste sua dúvida, no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do . Nossos consultores irão atendê-la da melhor maneira possível. Agradecemos o seu interesse em entrar em contato conosco, e desejamos uma excelente semana para você!
-
Trabalhamos por escala de revezamento com uma folga semanal e um domingo no mes as vezes 02, quando tem feriado caindo no sabado nos empregados temos direito a uma folga extra ou nao.
-
 Olá Leuda, pedimos que acesse o Sebrae Responde e poste sua dúvida, no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do . Nossos consultores irão atendê-la da melhor maneira possível. Agradecemos o seu interesse em entrar em contato conosco, e desejamos uma excelente semana para você!
-
Preciso de um esclarecimento, caso possam me ajudar ficarei agradecido. Minha esposa tem contrato temporário em uma agência de empregos, ela realiza ações de promoções de vendas dentro de supermercados, realizando degustações entre outras tarefas. Minha questão é: Ela trabalha de segunda à sábado, e o que ocorre é que sempre que há algum feriado em qualquer dia que ela estaria trabalhando, inclusive no sábado, a agência a diz que ela deverá pagar o dia no domingo, isto está correto? Ela realmente deve pagar o feriado?
-
 Olá Ademir, pedimos que acesse o Sebrae Responde e poste sua dúvida, no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do . Nossos consultores irão atendê-lo da melhor maneira possível. Agradecemos o seu interesse em entrar em contato conosco, e desejamos uma excelente semana para você!
-
*Seu comentário...feriado no Sabádo tem direito a 100% no trabalho?
-
 Olá Camila, pedimos que acesse o Sebrae Responde e poste sua dúvida, no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do . Nossos consultores irão atendê-la da melhor maneira possível. Agradecemos o seu interesse em entrar em contato conosco, e desejamos uma excelente semana para você!
-
olá bom dia trabalho numa empresa de segunda a sexta de 07:00 as 16:48 e na sexta das 07:00 as 16:00 nós já trabalhamos durante a semana para pagar o sábado certo? na sexta temos o direito de sair quatro horas antes?? visto que o feriado é no sábado? gostaria de saber e se puder enviar o linkin da clt para que eu possa me respaldar agradeço
-
 Olá Monica, pedimos que acesse o Sebrae Responde e poste sua dúvida, no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do . Nossos consultores irão atendê-la da melhor maneira possível. Agradecemos o seu interesse em entrar em contato conosco, e desejamos um excelente fim de semana para você!
-
Boa tarde, a empresa em que trabalho vai trabalhar no feriado e dar folga na outra semana, mas o feriado é dia 15 de novembro e eles avisaram os colaboradores dia 13 de novembro, apenas dois dias antes do feriado e eu nao vou poder ir trabalhar porque ja marquei compromisso, e eles passaram um termo pra nos assinarmos se estamos de acordo, eu nao assinei, se eles descontarem do meu salario o dia da folga ou do feriado eles estao errados ou certos?
-
  Olá Lindolfo, pedimos que acesse o Sebrae Responde e poste sua dúvida, no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do . Nossos consultores irão atendê-la da melhor maneira possível. Agradecemos o seu interesse em entrar em contato conosco, e desejamos uma excelente semana para você!
-
meu horario de trabalho é de vinte e tres as sete da manha do dia seguinte,sabado dia quinze sera feriado,como eu entro as vinte e tres horas eu nao tenho direito a esse feriado nao ?
-
 Olá Paulo,  pedimos que acesse o Sebrae Responde e poste sua dúvida, no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do . Nossos consultores irão atendê-lo da melhor maneira possível. Agradecemos o seu interesse em entrar em contato conosco, e desejamos uma excelente semana para você!
-
Bom dia! Trabalho em uma pizzaria, e trabalho todo domingo, e folgo uma vez na semana todas as terças so que no meu olerite no mes de outubro veio uma hora extra 100% e teve o feriado tbm do dia 12 so que eu acho que nao veio pois nao esta especificado e as horas 100% so ta 9.09,se puder me ajudar pois nao entendo muito. Desde ja agradeço. Luanna!
-
 Olá Luanna, pedimos que acesse o Sebrae Responde e poste sua dúvida, no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do . Nossos  consultores irão atendâ-la da melhor maneira possível. Agradecemos o seu interesse em entrar em contato conosco, e desejamos uma excelente semana para você!
-
Olá bom dia,trabalho em uma pizzaria e nos dia dos comerciários desse ano eu trabalhei normal e minha patroa disse que não tinha que me pagar como feriado pois pizzaria não faz parte isso é correto? qual a lei que diz que sim ou que não?
-
 Olá Salane, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
trabalho em uma empresa a 7 meses fui demitida sem justa causa e agora alegam não ter que pagar horas extra sendo que em abril deste ano trabalhei no feriado de páscoa agora em outubro me deram 5 dias de folga .Tenho alguma hora extra a receber ou pagar á empresa?
-
 Olá Claudia, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Eu gostaria de saber se eu faço o meu horario de almoço normal saio as12h e volto as 13h depois saio para fazeraula na auto escola eu perco o direito da hora do almoço.
-
 Olá Jocelma, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Trabalho em um mercado e eu trabalho dois domingos sim e um domingo não e tenho um dia de descanso durante a semana e quando eu trabalho no feriado eles jogam a folga de feriado no dia do meu descanso semanal. Isso é correto?
-
 Olá Marta, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Gostaria de saber se para quem trabalha em shopping, quando um feriado nacional cai no sábado ou domingo,como dia 2 e 15 de novembro e eu trabalho nessa dias,eu tenho direito ou não ha mais uma folga ou 100% hora extra?
-
 Olá Fabiana, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Boa noite.eu trabalho em uma loja.Domingo é feriado e nós vamos trabalhar.Como fica a folga?a gente ganha una folga pelo feriado e outra pelo domingo ou uma só? Obgd
-
 Olá Erica, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Bom dia, Tenho uma dúvida referente ao meu período de férias. eu marquei minhas férias para o dia 21/11 no dia 20/11 é feriado, a empresa internamente trocou o dia desse feriado, então ao invés de folgarmos dia 20/11 vamos trabalhar normal e folgar 21/11, mas 21/11 é minhas férias, eu perco o feriado ou eu tenho direito a gozar do feriado no dia 20/11?
-
Olá Giovanna, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
minhas folgas são na segunda, quando folgo no domingo, eu perco a folga da segunda?
-
 Olá Alex, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
A questao e que trabalho numa rede de loja de varejo,no caso temos nosas folgas fixas semanais e um domingo por mes,no caso trabalhamoa 2 e o proximo nao trabalhamos,no caso de minha inpresa dia 02 de novembro e feriado nacional dai nos iremos ter q trabalhar no dia de nosaa folga fixa por conta deste feriado dia doos,mas se e feriado nacional nao acho justo perdemos nossa folga fixa semanal. Me ajudem a exclarecer porfavor
-
 Olá Darlan, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
bom dia, trabalho numa empresa e tenho uma duvida, a empresa não paga horas extra porem da compensação de banco de horas em casa, esse mês me deram 30 dias de compensa mas ai está a duvida a empresa tem que respeitar os 4 dias de folga 1 DSR e quando haver feriado naquele mês??? como a empresa proceder nesse caso ?
-
 Olá Andressa, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
não posso sair de frias dia 1 porque é sábado ou domingo,só posso sair dias úteis na segunda é minha folga obrigatória nesse caso tenho direito sair na terça feria
-
 Olá José Carlos, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Tenho uma dúvida quanto aos dias pontes, que já tenham sido trabalhado através de acordo de compensação e no momento de usufruir dessa folga o funcionário esteja de férias, como fica a situação, já que ele trabalhou antecipadamente? Grato.
-
 Olá Edvaldo, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
BOM DIA SOU UM MICRO EMPRESARIO. E O SINDICATO TA ME OBRIGANDO A PAGAR UM FERIADO EM DOBRO E MAIS UMA FOLGA E MAIS 24,00 REAIS EM VALE ALIMENTAÇÃO . NOS FERIADOS MEUS FUNCIONARIOS TRABALHAM SÓ 6 HORAS E RECEBEM 12HS...
-
 Olá Luciano, bom dia

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir, acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!


-
minhas folgas são na segunda, quando folgo no domingo, eu perco a folga da segunda?
-
 Olá Gilverto, bom dia!!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
boa noite, como funciona a lei, acerca de quando eu trabalho a noite e saio em descanso no outro dia, se eu fogo apois o descanço. o descanço pode entra como foga?
-
 Olá Joseilton, bom dia!!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
ola tudo bem. a minha duvida e que eu trabalho em restaurante e resebo comição os 10 % qual e o correto quando tira ferias o valor da comisão e somado junto com o salario sim ou não ?muito obrigado a mim ajudar .raphael farias.
-
 Olá Raphael, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Boa tarde, gostaria de saber se pode dar folga de domingo trabalhado no feriado, desde já agradeço!
-
 Olá Cleiton, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
ola boa tarde estou , estou trabalhado pela primeira vez no comerciooo em uma farmacia , eles diseram pea gente que vamos trabalhaa no dia 20 feriado do comerciooo queria saber , si sor obrigado a trabalha ? quanto que vou ganhar em cima do meu salariooo ?e se tenhooo direitooo a uma folgaa já que é feriadoooo ?
-
 Olá Pablo, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
eu tenho uma folga por semana geralmente cai na segunda,pedi para minha gerente deixar eu folga domingo e segunda....2 dias ....eu ja paguei o domingo que eu não fui,eu fico devendo mais um dia?sendo que a segunda é minha folga normal.
-
 Olá Rodrigo, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Boa tarde. Trabalho no comercio e minha folga é terça feira. Como o feriado do comercio foi antecipado pro dia 13 de outubro, que é segunda feira, meu patrão antecipou minha folga de terça pra segunda. É valido?
-
 Olá Thais, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Bom dia,quero saber,se eu trabalho feriado recebo 100% ou seja em dobro,se for me dado como folga eu tiraria 2 dias de folga?
-
 Olá Marcelo, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
 Olá Marcelo, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
trabalho de 15 as 23;20 a empresa ta falando que tenho que trabalha todos os sabados ta certo?
-
 Olá Doglas, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Minha dúvida é a empresa dis que não é obrigada a pagar 100% de extra quando trabalho na minha folga e diz também que no feriado não é obrigado a pagar 100% qual artigo da clt que obriga a empresa à pagar esse direito?
-
 Olá Marcos, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
queria saber eu trabalho segunda a sabado e folgo no domingo, mais se o feriado cai no dia da minha dsr eu tenho direito a outra folga ou nao ??
-
Olá Marcelo, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
meu esposo trabalha todos os domingos do mês e folga uma vez na semana, estes domingos trabalhados valem 100%?
-
 Olá Bruna, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
boa noite! de acordo com a lei é certo afirmar que o funcionário ao voltar de ferias tem que trabalhar 7 dias para folgar?
-
Olá Rodrigo, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
No trabalho em regime de escala de revezamento, o empregado tem suas folgas durante a semana e um domingo no mes. Minha dúvida é: " Se um feriado cai no domingo, explo 7/09/2014, e 02/11/2014, o empregado está escalado para trabalhar, obedecendo o critério da escala de revezamento, o mesmo terá direito a mais uma folga relativa ao feriado que caiu no domingo? Se sim, qual o artigo da CLT que define tal situação. Grato Reinaldo
-
Olá Gerson, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Olá boa tarda Trabalho de segunda a sexta-feira mais a empresa deu para os funcionários uma folga inesperada na terça-feira, e agora temos q compensar no sábado essa folga, porem quando trabalhamos sabado é hora extra. Isso e serto?... Aguardo a resposta. ...
-
 Olá Otávio, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Eu trabalho a 8 anos a noite, numa empresa, o meu horário de entrada é de 22,30 da noite, saindo no seguinte as 06,50.A minha folga é na 2º feira, eu não consigo entender se eu bato o cartão no domingo e estou saindo na 2º feira que a minha folga isto é folga seu eu trabalho de terça a domingo quantas horas tem, horas neste período, 44 horas semanas....
-
 Olá Petrucio, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Trabalho como balconista ,folguei dia 2 de setembro dia 5 foi feriado nao tava na escala pra extra, mais sendo asim não me deram folga na proxima semana ,pois falarão que minha folga foi nesse feriado isso e certo ? e tbm meu contrato e pra eu trabalha das 5:45 ate as 13:00 horas mais todos os dias sou mandado assina na folha de ponto so ate as 13:00 , mais na pratica eles mandam eu trabalha ate as 14:00 isso e certo ?
-
Olá Rafael, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Ola na verdade eu gostaria de tirar uma dúvida. por exemplo eu trabalho de domingo a domingo ai quando o feriado cai no domingo tenho direito de receber este feriado?
-
 Olá Sanuel, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Bom dia! Trabalho 5x1,se eu sair de fetias dia 1 sendo de 31 o mes,se a volta cair no domingo (31)posso voltar dia 1.Obrigado!
-
Olá Eufrozino, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
a empresa me deu dia de folga pois nao tinha trabalho , ela pode me descontar esse dia do pagamento?
-
Olá Andre, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Olá Andre, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Eu trabalho das 6 as 14:15 de segunda a sabado queria sabe se é o correto?
-
Olá Geovanio, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Eu não estou devendo nenhum dia de trabalho a empresa, pelo contrário, trabalhei dois sábados a mais do que se devia, seria eu obrigado a trabalhar mais algum dia fora do contrato, e se um funcionário estiver no período de experiência implicaria de o mesmo ser demitido aos três meses de experiência caso recusasse em trabalhar dias a mais?.
-
 Olá, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Trabalho das 07:30 até as 18:15, esse horário é o correto para não trabalhar no sabado?
-
 Olá João, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
se eu trabalhar os 7 dias da semana eu tenho direito de receber o domingo 100% mais um dia de folga ou não
-
 Olá, bom dia!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
trabalho de terça a domingo numa pizzaria, gostaria de saber se tenho direito uma folga no domingo de cada mês?
-
 
Olá, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
trabalho dois domingos no mes e feriado e so alguns colegas recebem e tambem a folga e eu so a folga pois ela disse que ela diz que nao e mais obrigada a pagar um domingo eu bato o cartao eo outro eu assino a folha e certo e si eu mi recusar a trabalha nesses dias
-
 
Olá, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Oiie eu trabalho em uma pizzaria entro as16:00e saiu 24:00e folgo tds as terça,mais temos direito a um domingo por mes folga eu trabalhando um mes ja tenho direito a folga do domingo?
-
Olá Samantha, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Trabalho em um supermecado oito horas por dia , aso sabado feicha de 12:00 da tarde e aos domingos não abre, tenho direito a uma folga na semana?
-
 Olá, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
trabalho em um supermercado entro as 8h e saio as 18h para estuda mas com isso eles cortarao a minha folga que era uma por mes porque eu saio meia hora antes de fecha p/ir a escola eu gostaria de saber que eles pode fazer isso
-
 Olá Gerson, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link:www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
trabalho em uma empresa onde tenho uma folga fixA na semana e qdo tel algum feriado dizem que como tenho folga fixa nao tenho direito a folga mas um dia ou receber isso e certo
-
 Olá, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida, trabalho de segunda a sexta das 8:00 ás 17:48 sendo uma hora de almoço, no proximo sabado dia 26/07 é feriado municipal, devo sair mais cedo durante a semana? Obrigada!
-
 Olá Camila. Pedimos por gentileza que acesse o Sebrae Responde: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do nossos consultores irão orientá-lo da melhor maneira possível! Sucesso!
-
Boa tarde a todos, minha duvida é: um funcionário que trabalha por escala, retornará das suas férias exatamente no dia da semana em que seria sua folga, por estar de férias ele folga também este dia ? ou por não estar trabalhando ele acaba tendo que trabalhar normal este dia? Mesmo ele trabalhando neste dia de folga a empresa paga algo a mais para ele? Se ele folga na sexta e vai voltar de férias na segunda, ele falgo normalmente na primeira sexta após o seu retorno das férias?
-
Olá Cristina, boa tarde!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Conheça sobre as ideias de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Obrigada e boa sorte!
-
boa noite por favor gostaria que vc me tirasse uma duvida, eu trabalho em comercio (shopping) trabalho no domingo dia 13. 07. 2014 e minha gerente colocou minha folga do domingo na quarta feira dia 16. 07.2014 feriado, por lei isso é correto.
-
Olá Rayssa, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada e boa sorte!
-
ola!tire minha duvida .. nos jogos do Brasil,fomos liberados uma hora mais cedo,fiquei sabendo teremos que trabalhar no feriado para pagar as hs,mas lembrando que na semana ja fazemos hs extra,eles podem fazer isso???
-
Olá Claudia, bom dia!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Gostei muito da resposta apesar de ter algumas duvidas ..pq na empresa que eu trabalho ela presta servicos de zlladoria e portaria ..a pergunta é se no feriado por exemplo dia 24 de junho um zelador trabalha só das 7:00da manhã as 11:00 no dia seguinte ele tem o direito a folga o dia todo ou só meio turno?
-
Olá Lania, bom dia!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Bom dia, meu contrato de trabalho é de segunda a sexta. A empresa decidiu abrir todos os sabados das 09: as 13:00, isso é permitido? sendo que durante a semana trabalhamos 9 horas por dia...
-
 Olá Janaina, bom dia!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Olá Janaina, bom dia!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
 Olá Janaina, bom dia!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Fui demitido de uma empresa que faziam este "acordo" de horas pontes nos feriados, mas nunca me informaram nada e nunca assinei nada. Fiquei na empresa apenas 5 meses. Gostaria de saber se no dia do meu acerto, eles podem descontar estas horas que estão a serem compensadas. Lembrando que o meu aviso foi indenizado e não trabalhado. E os dias dos jogos da Copa, eles tbm podem descontar?
-
Olá Luis, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Olá, me tire uma dúvida... a empresa em que trabalho liberou os funcionários no dia do jogo, só que teremos de pagar esse dia é correto?
-
Olá Alessandra, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
ola sou tecnica de enfermagem .gostaria de saber quais os direitos nos dias de jogos da copa ja aqui no rj e feriado
-
Olá Flavia, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
boa tarde,trabalho em uma padaria gostaria de saber se nos dia de jogos da seleção é obrigatorio que o estabelecimento feche até o termino do jogo
-
 Olá Wanderson, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Boa Tarde! gostaria de saber se a compensação das horas deve ser batido o ponto eletrônico. trabalho em uma empresa onde no contrato de trabalho trabalhamos de segunda a sabado, mas como o sabado o movimento de pedidos é pequeno ela pede para que paguemos as horas durante a semana para podermos ficar o sabado em casa. funciona assim. um sabado eu trabalho e no outro eu folgo, porém compenso as horas. mas não é permitido bater o cartão das horas compensadas. e o sabado que eu trabalho ela defini a hora de entrada e saida. quando trazem o cartão de ponto no final do mês para assinarmos, eles mudam tudo e colocam a hora que está em contrato, e os sabdos que folquei prq compensei durante a semana esles colocam como folga abonada? ta certo?
-
Olá Monique, bom dia!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Gostaria de ser informada se e certo esses dias de jogo di Brasil ser liberada antes doa jogos e a empresa fazer eu compensar essas horas no feriado tbm da copa ? Obrigada pela ajuda. como a supervisora nos informou que trabalhamos por compensaçao.
-
Olá Alessandra, bom dia!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Trabalho em uma pizzaria seg a sab sou registrada como atendente, mas faltei no dia 19 feriado de corpus chiste ele falou que iria desconta de mim pq faltei no feriado essa informação procede?
-
Olá Daiane, bom dia!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Tenho direito a outra folga na semana quando minha folga cai num feriado?
-
Olá Marcio, bom dia!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Trabalho no comércio, sou operadora de caixa de um supermercado, folgo toda quarta-feira sendo assim folguei dia 18/06...no fim desse dia recebi uma ligação do meu gerente avisando que adiantaria minha folga da próxima semana e me daria folga no feriado dia 19/06...ou seja semana que vem fico sem folga e ele me dá folga no dia do feriado....Gostaria de saber se esta certo isso...?! Obrigada Boa Noite
-
 Olá Aline, bom dia!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
A empresa que trabalho não quer pagar o feriado que eu trabalhei, como devo proceder?
-
Olá, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
uma pergunta: gostaria de saber como deve ser as folgas de quem trabalha em empresa de transporte rodoviario de passageiros . Se tem direito de folgar quantos sabado e domingo por mes
-
Olá, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
ola eu trabalho em uma empresa no seguinte horario das 07:00 às 15:00hrs de segunda-feira a sexta-feira e tiro 1hora de almoço e no sabado das 07:00 às 11:00hrs e folgo no domingo,eu gostaria de saber se faço as 44hrs semanal,pois a minha encarregada me falou que eu só faço 39hrs semanais porque pois ELA tá certa ou EU?
-
 Olá, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE através do Sebrae Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
BAR /SE EU COLOCAR A FUCIONARIA PARA TRABALHAR NO FERIADO DEVO PAGAR E SE EU DER FOLGA ELA FICA DEVENDO HORAS???? SE ELA TRABALHA DE 12 HORAS C/DUAS HORAS DE ALMOÇO ELA PODE LAGAR SERVIÇO AS 21 HORAS OU AS 22HORAS SEM FAZER HORAS ESTRA???
-
 Olá Elisabeth, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Boa Tarde, Como estamos em época de jogos da Copa do Mundo. Como posso fazer a compensação dos dias dias 17 e 23. Gostaríamos de liberar os colaboradores as 13h00 (ficando devendo um total de 8h). Podemos fazer a compensação no dia 19/06, que é um feriado? Aguardo breve retorno!
-
Olá Juliana, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
muita boa a materia
-
Olá Mauricio, bom dia!
Obrigada por comentar. Conheça os arquivos gratuitos do SEBRAE/PR, conteúdos empresariais para você utilizar no seu dia a dia. Acesse: bit.ly/14ZwDzd

Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor. Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br

Obrigada e boa sorte!
-
No caso do funcionário ser mensalista, e a empresa fechar o acordo de liberar os funcionários no dia que antecede o feriado em troca de descontar o dia 31. Para o funcionario que é mensalista como funciona este desconto?
-
 Olá Maria, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
 Olá Maria, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
No caso do funcionário ser mensalista, e a empresa fechar o acordo de liberar os funcionários no dia que antecede o feriado em troca de descontar o dia 31. Para o funcionario que é mensalista como funciona este desconto?
-
  Olá, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
Obrigada,fiquei esclarecida quanto á minha dúvida
-
 Olá Ana, bom dia!
Obrigada por comentar. Conheça os arquivos gratuitos do SEBRAE/PR, conteúdos empresariais para você utilizar no seu dia a dia. Acesse: bit.ly/14ZwDzd
Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor. Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br
Obrigada e boa sorte!
-
trabalho em uma farmacia cinco dias e folgo um, quando tem feriado e nao é minha folga tenho que trabalhar como horas normais ou dobrada?
-
 Olá Adriana, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Olá eu trabalho em uma empresa de hotelaria e gostaria de saber se eu folgar uma vez por mês no domingo e em compensação na semana,isso seria certo
-
Olá Edson, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
trabalho em pousada e gostaria de saber se tenho direito a uma folga por mes no domingo e as da semana normais,ou tenho q trabalhar na minha folga da semana para pagar o domingo.obgda!
-
Olá Karlla, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
 Olá Vagner, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
trabalho de segunda a quinta das 14:00 as 22:00 hrs sexta das 7:00 as 17:30 sem horario de almoço e de sabado 17:30 as 07:00 de domingo sem horario de descanso, afinal o que está certo e nem recebo adicional noturno
-
Olá Vagner, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
E se caso, o feriado caia em um sábado, sendo que no sábado trabalho somente 4 horas que complementa as 44 horas semanais, como seria pago esse feriado? Eu teria direito a um dia todo de folga ou só parte dele? agradeço desde já pela atenção!
-
 Olá Fernanda, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
É correto um funcionário receber advertência, por ter faltado em um feriado, para o qual estava escalado para trabalhar?
-
Olá Márcio, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
na minha empresa tenho 2 folgas fixas por semana , mas trabalho todos os domingos eles não pagam 100% devido a eu ter 2 folgas , isso esta correto
-
Olá Cristiane, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Minha dúvida: quando a empresa pede para que esta compensação seja feita aos sábados, por exemplo, dia 01/05 foi 5a feira a compensação ocorreu em 10/05, sábado, saindo 1 hora mais cedo que o horário habitual, está correto?
-
Olá Cristiane, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
eu trabalho d segunda a sexta gostaria d saber se e pago o sábado e o domingo q eu to d folga e quanto q devo receber se for pago
-
Olá Tiago, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
eu trabalho d segunda a sexta gostaria d saber se e pago o sábado e o domingo q eu to d folga e quanto q devo receber se for pago
-
 Olá Jivanildo, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Bom dia, trabalho de segunda a sexta, sendo assim de vez enquando meu chefe pedi para trabalhar no sabado, é obrigatorio ele me informar quanto tempo antes? Desde já agradeço.
-
 Olá Tiago, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
tenho uma duvida. Quando uma escala e de 12x63, e a sua folga cae em um dia feriado, o que acontece? ele folga normal e tem o direito a outra folga do dia feriado? mesmo sem trabalhar? grata pela resposta
-
 Olá Angela, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Gostaria de saber apos trabalhar no dia 01/05 dia do trabalhador, a empresa tem que me conceder a primeira folga em qual tempo? aguardo resposta.
-
 Olá Rosineide, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Trabalho em um supermercado, e minhas folgas são nos domingos, no entanto tive que trabalhar na minha folga para pagar o feriado de 1 de maio, pois o mercado não iria abrir. Eu tenho direito a receber os 100 por cento no domingo trabalhado. Sim ou não. Eles disseram que não, pois tive folga no feriado. É legal.
-
 Olá Miguel, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
trabalho em um hotel em maceio tenho uma folga por semana e uma e no domingo isso ta serto?outra duvida e que quando trabalho no feriado o gerente coloca a folga no dia da folga da semana e certo por favor mim a jude obrigago
-
Olá Maria, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
eu trabalho de domingo a quinta das 22:00 às 6:00 dia 1 maio foi feriado meu patrão queria q eu fosse trabalhar na sexta feira e eu não fui pois era minha folga ai ele colocou falta isso pode eu faço 40 horas semanais
-
Olá José, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua pergunta diretamente a um consultor SEBRAE/PR através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
EU TENHO FOLGAS NA SEMANA FIXA QUE É TODA QUINTA FEIRA, MINHA PERGUNTA É: QUANDO O MÊS TEM FERIADO NACIONAL O GERENTE COLOCA O FERIADO NA MINHA PRÓPRIA FOLGA, É JUSTO ISSO, ESTÁ CERTO ISSO? TRABALHO NO FERIADO E O GERENTE COLOCA A MINHA PRÓPRIA FOLGA DO FERIADO NA MINHA PRÓPRIA FOLGA DA SEMANA!!! É CERTO ISSO, ME AJUDEM POR FAVOR!!!!
-
Olá David, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua dúvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do


Obrigada sucesso!
-
Trabalho de domingo a sexta e todo mês tenho que pagar um Sábado o tal de compensação !! Existe isso neste caso !!! Abraços
-
Olá Paulo Filipe, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua dúvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do


Obrigada sucesso!
-
foi escalado para trabalhar no dia do trabalho quantas folga eu tenho direito?
-
Olá Custodio Gabriel, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua dúvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do


Obrigada sucesso!
-
gostaria de saber. trabalho no comercio e tenho uma grande duvida . dia de feriado eu e meus colegas trabalhamos . mais não ganhamos por isso ou seja trabalhamos de graça o que fazer diante dessa situação ? me ajude
-
Olá Samara, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua dúvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde
app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada sucesso!


 
-
Trabalho na padaria de domingo a domingo nao recebo feriado e nem domingo e folgo uma vez a cada quinze dias lsso e certo
-
 Olá Thais, boa tarde!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde 
-
Trabalho de Segunda a Quinta das 7h00 ás 17h00 e Sextas das 7h00 as 16h00. A empresa que que trabalhemos das 7h00 as 17h00 na sexta feira (dia 25) para compensarmos o feriado de Tiradentes (21/04). É correto isso? Qual artigo da CLT posso usar para confirmar isso?
-
Olá Thais, boa tarde!

Obrigada por comentar, envie a sua dúvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde
app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada sucesso!
-
Olá!!!! Trabalho num BOLICHE lá sou caixa,la funcionao BOLICHE e serve lanches porções bebidas e tals... Meu patrão não nos da folga aos domingo,nem uma por mês como é o que vejo na maioria das empresas. Temos uma folga so na semana que é na segunda, domingo nem pensar ! Então quero saber se isso está certo! Ele diz que sim, diz que por lei ele deve dar 4 folgas no mês e ele quem determina os dias. Isso é certo ?
-
Olá Michele, boa tarde!

Obrigada por comentar, envie a sua dúvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde
app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada sucesso!
-
trabalho feito no dia 21 de abril, pode ser compensado com o dia 02 de maio/14 (sexta feira), sem ser pago em dobro.
-
 Olá Antonio, boa tarde!

Obrigada por comentar, envie a sua dúvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde
app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada sucesso!
-
É sertão um sub gerente de um empresa que seu pagamento é parte do lucro trabalhar no feriado sem receber nada nem folga
-
Olá Cristianne, boa tarde!

Obrigada por comentar, envie a sua dúvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde
app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada sucesso!
-
boa noite ou boa tarde eu trabalho em uma farmacia e gostaria de saber se quando a folguista ganha 45,00 quando ela trab a gente funcionario quando tem feriado devemos receber tambem, nao tem eu a gente tem que ter folga ? porque eu to trab na semana santa e sexta feira foi feriado e segunda tambem vai ser eu poderia folgar eu receber igual a folguista
-
 Olá Jessica, boa tarde!

Obrigada por comentar, envie a sua dúvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde
app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada sucesso!
-
após um mês de férias faltando um dia antes dessa férias, retornando depois de um mês posso ser penalizada? área saúde 12x36.
-
 Olá Eliane.

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada e boa sorte!
-
eu acho que o trabalho executado aos domingos deveria ser pago também com 2 dias de folga e nao um dia só.
-
Olá Silvestre.

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada e boa sorte!
-
gostaria de saber se essas emenda de feriado os dias pode ser descontados nas ferias.
-
Olá Vanessa.

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada e boa sorte!
-
trabalho em uma padaria ,meus patrões querem me obrigar a folgar todo domingo ,só q não concordo pois estou perdendo um dia quero folgar 1 vez na semana e ter meu direito ao domingo no mês ,sou obrigado a abrir mão da minha folga semanal pra folgar todos os domingos ? gostaria de saber a lei e o artigo q me obriga a não ter folga semanal só para folgar aos domingos!!!
-
Olá Arlyton, bom dia!

Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada e boa sorte!
-
trabalho em uma empresa das 14:40 as 23:00 todos os dias execto na segunda feira que pego as 22:40 as07:00 da manha da terca o mesmo dia da minha folga é certo essa folga ou a empresa me deve hrs? .volto na quarta 14:40
-
Olá Adilson, bom dia!

Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada e boa sorte!
-
Bom dia. Eu trabalho num resort e gostaria de saber se essa empresa tem o direito de antecipar as folgas de feriado,no caso os dias como sexta- feira santa,tiradentes,e emancipação da cidade em um mês antes? No caso os feriados são no mês de abril e já pagou em março?
-
 Olá Adiel.

Obrigado pelo comentário. Acesse o link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores.

Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Tenho contrato junto uma empresa que funciona de terça a domingo(completo 40 horas/semana), A respeito da folga no setimo domingo a empresa quer que eu pague as horas respectivas a esta folga, afirmando que nao foi cumprida as 40 horas/semana. A empresa pode exigir tal compensação
-
Olá Juan.

Obrigado pelo comentário. Acesse o link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores.

Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Poderiam me ajudar. Estou compensando as emendas do ano todo, porém em determinado mês estarei em férias e haverá uma emenda. Como ficaria neste caso?
-
  Olá André. Obrigado pelo comentário. Acesse o link: http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Se eu folgo o dia de segunda feira de carnaval .Logo trabalhei o dia 08.03.14 sábado até às 13:00h, isso implica dizer que já paguei esta segunda feira???
-
 Olá Silvio. Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
olá tenho uma duvida trabalho em uma empresa e a mesma colocou um aviso nos dando folga da segunda-feira de carnaval porem na quarta-feira de cinzas muitos funcionarios não foram ao trabalho ai a empresa disse que teriamos que pagar a segunda-feira trabalhando no sabado e quem não fosse seria descontados.. a empresa tem esse direito?
-
  Olá Antonio. Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
trabalho em padaria. de domingo a domingo.8horas por dia. folgo uma vez por semana. e nos feriados recebo 24 reais se preciso trabalhar na minha folga recebo só 24 reais. e não tenho hora de lanche e não deixam sair se não termina o serviço. e não tem maquina de ponto. termino trabalhando mais do meu horário. tá certo isso? me responda por favor.
-
 Olá Luziana. Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Trabalho de segunda á sabado das 9:30 as 18:30 e uma hora de almoço está correto
-
 Fabiana, obrigada por comentar! Sucesso!
-
trabalho no RH PADARIA, aqui os funcionarios tem 1 folga semanal Tenho uma seguinte situação: o funcion. esta saindo de ferias e o dia do retorno ao trabalho cai bem no dia da "fOLGA". Pergunto: ele volta nesse dia ou tem que passar a folga para ele retornar ao trabalhos pós ferias?
-
 Olá Sandra. Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
a empresa em que trabalho substitui o feriado por uma folga, porém no mês que tem mais de um feriado, ela não dá outra folga.... independente de feriados no mês ela só da uma folga a mais totalizando 7 folgas mensais, isso é correto ou eles tem que dar mais compensas???
-
 Olá Bruna! Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
boa noite!trabalho em um hotel em Foz Do Iguaçu e gostaria de saber se nos dias considerados pontos facultativos eu tenho direito de receber folga ou tirar o dia trabalhado em outra ocasião, ou simplesmente não tenho direito algum?e os feriados da cidade também tenho direito de tirar folga?
-
 Olá Paula! Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Bom dia! Na empresa que trabalho, a gente emenda o feria do de fim de ano. E os dias que não são feriados que folgamos eles descontam nas férias, porém em dias úteis e não corridos.Por exemplo, devo 6 dias e vou tirar férias no dia 17/03/2014 e voltarei no dia 08/3/2014. Está correto, isso?
-
 Olá Simone, boa tarde!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
na empresa que trabalho temos folga aos domingo ha mais de 25 anos, no caso de compensaçao é legal trocar o domingo por um dia normal, ex folgar a segunda e trabalhar no domingo.
-
 Olá Maciel, boa tarde!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Se a empresa optar por não fazer feriado de Carnaval e o funcionário faltar ao serviço nesses dias, pode ser descontado o final de semana deste funcionário?
-
Olá Paula, bom dia!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Boa noite !!i Gostar de esclarecer uma duvida a referente a escala de de folgas , qual o prazo de inforrmação do dia da folga ? existe prazo minimo ? a empresa pode informar ao funcionário com um dia de antecedencia sem que ele se programe, ou tem que ser informado sobre todo mes
-
Olá Lucia, bom dia!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

-
na minha opiniao nem estabelacimento deve abri aos domingos pois trabalho oas domingos e sei bem cm e .
-
 Olá Gesiane, bom dia!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
bom dia, tenho uma duvida em relacao a compesacao, onde eu trabalho e uma construtura,e nos vamos emendar a segunda feira de carnaval,nos temos que trabalhar no sabado pra pagar , deve ser o dia todo , ou podemos ir ate 12 hss.... desdeja grata,
-
 Olá Weslayne, boa tarde!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

-
Boa Tarde trabalho em uma pizzaria das 17:00 as 12:00 mas sempre saimos mais tarde, ok mas gostaria de saber de folgas porque trabalhamos aos domingos e trabalhei em outra pizzaria franquiada da mesma empresa la tinhamos 4 folgas na semana e 01 domingo por mês nesta que estou agora são 03 folgas e um domingo no mês e o dia que folga no domingo na semana não folga ou seja vai folga só na outra semana, está certo issso?? Grata
-
 Olá Adriana, bom dia!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
bom dia trabalho em uma escola partcula,gostaria de saber como funciona banco de horas principalmente no feriado.
-
Olá Marildes, boa tarde!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
ola boa tarde! gostaria de saber se uma empresa pode compensar o dia num domingo , sem que grande maioria de seus colaboradores aceitaram, ( nenhum colaborar apareceu). Passado esse dia , todos colaboradores receberam falta injustificada e, ainda uma advertencia por indisciplina. Isso esta correto? obrigado
-
 Olá Rafael, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Aguardamos a sua visita!
-
Bom dia, se trabalhamos alguns minutos a mais durante a semana para conpensar o sábado, quando o sábado for feriado deveríamos receber em dobro essas horas pois estão sendo trabalhadas, isso é correto? obrigado
-
 Olá José Vicente, bom dia!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

-
Boa Tarde, A empresa que trabalho deu como dia compensado os dias 23 e 30 de dezembro, onde os dias de compensação desses dois dias foram do dia 25/11 à 16/12, uma hora após jornada de trabalho, porém eu estava de férias de 21/11 à 10/12, com isso, na minha volta as atividades, trabalhei do dia 11/12 à 16/12 uma hora a mais a jornada de trabalho, mas a empresa informou que Eu terei de pagar as horas restante que estão pendentes no período das minhas férias. Isso está correto Eles me cobrarem essas horas restantes? Em que base na lei da CLT?
-
 Olá Sandro, boa tarde!

Obrigada por comentar. Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do



-
tenho uma duvida a empresa em q eu trabalho ficou um dia sem funicionar devido a um problema de energia no predio a empresa pode descontar esse dia do meu salário ou pode pedir q eu compense esse dia ???
-
 Olá Andressa, bom dia!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
está correto trabalhar todos os domingos recebendo na folha de pagamento 110% ñ é permitido
-
 Olá Eliane, bom dia!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
tenho 8 meses na empresa que trabalho gostaria de saber se tenho direito a folga do comerciario. grato;karina
-
Olá Karina, boa tarde!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Boa Tarde, A empresa que trabalho deu como dia compensado os dias 23 e 30 de dezembro, porém eu estava de férias, mas a empresa informou que todos os funcionários que estavam de férias devem pagar também, ainda que não tenha gozado. Isso está correto? Caso sim, com base em que lei? Grata.
-
Olá Daile, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Aguardamos a sua visita!
-
ola, gostaria de saber quantos dias um colaborador de padaria pode trabalhar sem folgar na legislação do trabalho, preciso para fazer escala dos colaboradores. obrigado
-
Olá Marcos, boa tarde!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do 
-
ola trabalho numa lanchonete de beira de estrada e tamos sem folga faz duas semana ja ele disseram se faltar no dia da folga e falta e eles obriga agente a fazer doze horas no dia de doze horas eles nao libera o onibus pra buscar agente dai somos obrigado a ficar faxendo doze horas. eles disseram que essas folga vai ser paga mas eles nao vierao perguntar se nois queria vender a folga. GOSTARIA DE SABER SE ISSO ESTA CORRETO?
-
Olá Carlos, boa tarde!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Trabalho como camareira tenho uma folga semanal que nunca e no domingo,trabalho todos os domingos nao ganho em dobro e nem folga compensada.fui reclamar eles disseram que eu ja entrei sabendo.entao resolvi que assim q vencer o contrato vou sair...
-
Olá Amelia, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Aguardamos a sua visita!
-
A empresa pode punir um funcionário com advertência por falta usando um dia no qual o mesmo não estava escalado para trabalhar? ex: estava de folgo dia 24 e 25 e escalado 31 e 01, o mesmo não comparece no trabalho no dia 01, a advertência pode vir com a data do dia 24 (que tbm é ponto facultativo na cidade). não foi registrado cartão ponto em ambos os dias.
-
Olá Thiago, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Aguardamos a sua visita!
-
Estava de férias no período de18/11a18/12 ao retornar fui informada que teria de compensar hs.Não posso porque estuddo. Me disseram q seria descontado as pontes ,feriados e domingos.Isso é correto pela clt? Não assinei nenhum documento.
-
Olá Gleide, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Aguardamos a sua visita!
-
Se a maioria da equipe, quiser trocar a vespera de feriado por um sabado de trabalho, existe alguam lei que ampara isso?
-
 Olá Simone, boa tarde!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do 
-
dia 08 do 12 foi feriado aqui em campinas estava de folga mais ouve um emprevisto e tive qu trabahar queria saber quais sao meus direitos ??
-
Olá Valdete, boa tarde!

Obrigada por comentar. Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
poderia ter uma tabela de horario pra ficar mais facil de entender
-
Olá Emerson, boa tarde!

Obrigada por comentar. Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do 


-
trabalho em uma padaria das14hrs as 22hrs, e gostaria de terminar os estudos tem alguma lei que me ajude
-
porque tenho que trabalhar 8,00 horas nos feriados. sendo que eu trabalho 7,20 por dia já descontado o horário de descanso. somando um total de 8,20 por dia. ex: pego no serviço as 5,40 e paro as 14,00. e nos feriados pego no serviço as 5,40 e paro as 14,40. porque este 0,40 minutos a mais.
-
 Olá Antonio Carlos, boa tarde!

Obrigada por comentar. Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

-
Eu trabalhei no feriado do dia 15 de novembro e até agora não recebi a folga, quem tem o direito de escolher a folga é o funcionário ou o patrão ? Pois gostaria de receber a folga durante a semana. Obrigada
-
Olá Kelly, bom dia!

Obrigada por comentar. envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do



-
tenho uma colega de trabalho, que vai trabalhar só duas vezes no mes, são dias diferentes, um no começo do mes e outro quase no final, ela pode ser mandada embora por justa causa
-
Olá Josiane, bom dia!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um dos consultores SEBRAE através do SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada

-
por favor responda o meu comentario que postei dia 08/11/2013 tenho varias duvidas obrigado.
-
Olá Samara, bom dia!

O resposta ao comentario do dia 08/11 foi enviado por email, porém, segue:

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do


-
tenho duvidas sobre FOLGAS, trabalho no dep. pessoal de uma empresa, e sempre tem alguns colaboradores que questionam bastante, ai fico na duvida: 1º-tem a turma do atendimento que trabalham com escala de 7,20h por dia com intervalo para almoço, a folga deles funciona dessa maneira com 6 a 7 dias corrido esta certo? sendo q tem um domingo no mes, mas sem a folga da semana, esta certo assim? ou teriam q folgar um domingo mais a folga da semana? 2º- quando se trabalha no feriado tem direito a folga mais remuneração? obrigada
-
Olá Alcimary, boa tarde!

Obrigada por comentar. Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
durante os últimos 03 meses nos quais trabalhei no feriado até agora 03 feriados. até momento ainda não os recebi na forma de folga. recebi a parte financeira. até aonde sei é obrigatório a folga durante o mês em que ocorreu o feriado. pergunta: neste caso o empregador de acordo com a lei poderia ser penalizado e qual seria essa penalidade. Obrigado desde já Att: José
-
 Olá José! Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Entao eu trabalho todos os feriados, mais a empresa nao paga e nem compensa com outro dia de folga.minha duvida é como no feriado trabalhado eles tem q pagar 100por cento entao eles envez de compensar com um dia de fola eles terao de dobrar esse dia pra dois dias de folga ?
-
Olá Odair, bom dia!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Bom dia estou interessado em saber se uma pequena empresa pode trocar um feriado por um dia, ou seria dois dias, por que aqui tem alguns funcionários que quer dois dias de folga para compensar o feriado trabalhado. se alguém conhecer melhor as leis trabalhista mande um resposta para mim mais esclarecida, indicando para o funcionário que seria um feriado trabalhado por outro dia que a empresa irá determinar dentro do ano letivo, ficarei muito grato se mim respondesse este e-mail obrigado.
-
Olá Gilsimar, boa tarde!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
boa tarde,trabalho em um hospital 7 dias por semana sendo que tenho uma folga semanal em dias alternados e trabalho domingos e feriados com horario de 8 horas corridos.gostaria de saber se a minha jornada de trabalho esta certa sendo que ñ recebo nem um pagamento por esses feriados e domingos trabalhados.
-
Olá Samara, bom dia!

Obrigada por comentar. Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do


-
Bom dia, Trabalho numa empresa onde fazemos a compensação durante a semana para folgarmos no sabado.Quando este sabado for feriado como funciona???Ja q trabalhamos a semana para pagar ao mesmo.E como funciona quando o feriado e no meio da semana e ficamos em casa ???Pois neste dia e feriado e nao trabalhamos para pagar o sabado??
-
  Olá Patricia, bom dia!

Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde
app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Gostei, mas tenho uma duvida! Eu posso folgar primeiro e compensar o dia depois ou tenho que trabalhrar primeiro para compensar o dia depois?
-
Olá Luciano, boa tarde!

Obrigada por comentar. Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor. Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br


Obrigada e boa sorte!
-
trabalho numa padaria de domingo a domingo com uma folga na semana.quando ganho o domingo tenho que trabalha 11 dias .e no dia do comercio e trabalho normal sem feriado
-
Olá Suellem, bom dia!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada e sucesso!

-
Bom dia, gostaria de saber se o funcionário compensa o sábado e o feriado cai no meio da semana, ele fica "devendo" para a empresa o tempo que ele compensaria naquele dia referente ao sábado?
-
Olá Thatiana, boa tarde!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada e boa sorte!

-
se eu trabalhar a semana toda,inclusive sabados e domingo eu tenho direito a uma folga durante a semana?
-
Olá Ivys, boa tarde!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada e sucesso!

-
Olá muito bom!tira uma duvida eu trabalhei no domingo,mim deo 2 folga essa folga entra como compensação para bater nas minhas horas ou entra como folga?
-
Olá Luciana, boa tarde!

Obrigada por comentar. Converse diretamente com um dos consultores do SEBRAE/PR, envie a sua dúvida para o SEBRAE Responde http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada e boa sorte!
-
Boa noite!!Por vavor tenho uma grande duvida,eu trabalho em uma padaria como atendente e tenho direito a quatro folga no mês mais se tiver um feriado e eu trabalhar eu tenho direito a cinco folgas, mais se eu folgar no feriado essa folga subistitue uma folga do mês.gostaria de saber se isso está correto?Obrigada!!
-
Olá Neide, boa tarde!

Obrigada por comentar. Converse diretamente o consultor SEBRAE/PR ligue para 0800 570 0800 e agende um horário.

Obrigada e sucesso.
-
Bom dia, Trabalho numa empresa em que ao entrarmos assinamos um termo de compensação de folga por feriado, só que o proprietário se aproveita do calendário para dilubriar este pagamento de folga. Exemplo: Pelas contas dele, eu tenho direito a 4 dias de folga no mês e ais o domingo, se eu folgar toda segunda feira e o mês tiver 5 segundas, a 5° segunda ele considera o pagamento do feriado que eu trabalhei. Isso e permitido?
-
Olá, bom dia!

Obrigado pelo comentário. Entre em contato com a nossa central de relacionamento e agende um horário com um de nossos consultores, 0800 570 0800, assim você terá um atendimento personalizado.

Obrigado.
-
Gostei muito porque é uma matéria bem explicada, traz todas as informações necessárias sobre o tema. Eu queria que tivesse um modelo de acordo das folgas dos dias pontes, então eu avaliaria com nota 10. Obrigada.
-
Boa Tarde,

Fábia o SEBRAE agradece o seu comentário e está de portas abertas para atende-lo sempre que necessário.

Tenha uma boa tarde

Abraços e Sucesso!
-
gostaria de saber folgo uma vez na semana ,vou ter ki trabalhar no domingo e cai feriado nessa semana eles não podem me dar a folga do domingo nesse dia de feriado?
-
Olá Daniele, boa tarde!

Obrigado pelo comentário e feliz 2013. Converse diretamente com um de nossos consultores, envie sua dúvida através do link http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigado e sucesso!
-
muito bom
-
Obrigado pelo comentario!
-
sou motorista trabalho de segunda a sexta-feira meu patrão quer que compessamos um dia ponte em 2 sabados de 8 hs as 13hs, isto está correto? desde ja agradeço a atenção!
-
Caso o funcionário compense o ano inteiro as pontes de feriado e seu período de férias coincida com a ponte do feriado, ele tem direito a ficar mais um dia de férias ?
-
Olá Claudia, bom dia! Obrigado pelo comentário! Envie a sua dúvida diretamente a um de nossos consultores através do link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do Obrigado e sucesso!!!!
-
Caso o funcionário compense o ano inteiro as pontes de feriado e seu período de férias coincida com a ponte do feriado, ele tem direito a ficar mais um dia de férias ?
-
P/ quem trabalha como corretor em imobiliária como autonomo. Temos um fixo mas nao somos regitrados. Como fica?
-
Gostaria de saber se os adventistas devem cumprir também esses horários, visto que eles não podem trabalhar nos sabados.
-
Achei muito interessante o boletim do empreeededor. Gostaria de saber se tem algum profissional na área de RH que possa me orientar sobre demissão de funcionário, sendo que o mesmo se envolveu em uma briga no alojamento vindo a agredir um companheiro de trabalho vindo a quebrar o braço do mesmo. posso fazer a recissão de contrato por justa causa?

Boletins especiais