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Como lidar com a pressão organizacional?

Edição: 09/2011

As empresas têm optado por profissionais que se mostram produtivos, ou seja, capazes de gerenciar e executar uma gama de informações, tomando as ações necessárias em tempo real, contudo, sem comprometer a qualidade de entrega, além é claro, com equilíbrio emocional. Logo, estamos falando de profissionais que saibam lidar com a pressão organizacional.

Em uma equipe, reunimos pessoas com divergências de culturas, ideias e pontos de vista. Isso é saudável, porém é importante lembrar que cada uma poderá apresentar uma reação distinta ao estímulo da pressão e o líder terá um papel importante na busca por um ambiente ponderado, afinal as pessoas não devem fracassar diante da pressão, nem só apresentar resultados diante dela.

Companhias têm refletido sobre essa questão e buscado mudanças visando à qualidade de vida dos colaboradores. O investimento também é aplicado no desenvolvimento da liderança visando desenvolver, motivar e reter seus colaboradores, além de praticar técnicas que diminuam o estresse no ambiente de trabalho.

Algumas ações podem ajudar a aliviar a pressão do cotidiano, como a organização do espaço e das atividades de trabalho e a administração do tempo, fatores fundamentais para um rendimento superior e equilíbrio. Além disso, relacionar as atividades prioritárias e secundárias, definir o tempo que destinará para a realização de cada uma delas, evitar ser interrompido, concentrar-se na tarefa a ser executada e aprender a dizer “não”, caso isso seja necessário, são algumas dicas que podem ajudar a conviver bem com a perseguição de metas e objetivos e a manter-se focado e preciso nos resultados, evitando cobranças e maior sensação de pressão.

Fonte: www.empreendedor.com.br

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Comentários (6)

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Muito bom que o SENHOR DEUS Continue iluminando vocês.
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Olá Valmir. Obrigada por comentar! abraço e suceso!
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Administrar pessoas é muito complicado, e dizer nao é ainda pior, porque no mundo atual nao tem mais maior a profissao e sim ao dinheiro,sendo assim, torna-se dificil o profissional trabalhar sobre pressao.
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Eric, realmente dizer um "Não" muitas vezes é infinitamente mais complicado do que um "Sim". Mas temos que estar atentos às nossas prioridades e e aprender a dizer "não" para melhorarmos nossa qualidade de vida e resultados!
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meu maior problema é essa palavrinha, o "não". preciso aprender a dizer isso para muitas coisas.
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Olá Rita, Ficamos felizes com seu comentário. Use e abuse dos conteúdos aqui divulgados! Abraço e sucesso!
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Gosto de aproveitar estas matérias postadas por vocês, pois ajudam muito o empresario à iniciar a semana com sua equipe de colaboradores.

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