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Sua empresa passa uma boa impressão? Dê atenção para a comunicação visual dela!

Edição: 08/2017



A Comunicação visual ideal para vendas eficazes

O sucesso de um negócio está diretamente ligado à forma como as empresas transmitem suas informações e objetivos aos clientes: divulgação de produtos, acesso à empresa, logística de entrega, capacidade de suprir as demandas e sua identidade no mercado.

Sua empresa se vende sozinha?

Diversos fatores estão interligados com a eficiência de uma identidade visual bem estruturada. Dentre elas, destacam-se o posicionamento no mercado, a imagem da empresa perante o seu público e os objetivos, neste caso, os produtos. Afinal de contas, se uma loja vende peixe não colocaria açougue no seu nome. É importante saber se essa identidade vende de fato a empresa e demonstra quais tipos de produtos comercializa.

A experiência que deu certo no ALI



É essencial destacar o diferencial que uma identidade visual bem definida ajudou uma loja de puericultura, móveis, enxoval, brinquedos, confecção e calçados na linha infantil, de Lages/SC, a atingir de maneira certeira sua clientela. A empresa, que era Casa dos Presentes, já havia participado em um ciclo anterior do Programa Agentes Locais de Inovação, contudo, a necessidade de melhorias mais pontuais e a experiência no ALI manteve seu interesse em continuar recebendo acompanhamento. A empresa já trabalhava com produtos direcionados ao público infantil desde a separação da filial dos sócios, há alguns anos. Então, aos poucos os outros produtos que não atendiam o segmento escolhido foram deixados de ser ofertados. Contudo, ainda faltava algo para melhorar a comunicação com o público-alvo, pois muitos clientes procuravam a loja em busca de utilidades, devido ao nome.



Como sugestão do ALI, primeiro era necessário avaliar as informações da organização de oferta da empresa, e tudo começaria com a avaliação do mix de produtos que, de início, passou por uma revisão dos fornecedores. Era necessário identificar se nos últimos meses o investimento em produtos estava retornando o resultado esperado. Desta forma, a empresa reestruturou a carteira de fornecedores, ficando com aqueles que giravam as vendas mais lucrativas ou que permaneciam no ticket médio durante todo o mês.

Nova marca, clientes certos

Após a análise interna da organização de oferta, percebeu-se a necessidade de uma comunicação visual eficaz, que de fato “vendesse” a empresa para o seu público-alvo. Foi aí que o ALI entrou em ação novamente para auxiliar a empresa neste processo, e foi solicitada a consultoria para a nova Identidade Visual da loja pelo Sebraetec, subsidiado pelo ALI em 2016. Após pesquisas com o consultor em Design de Comunicação a empresa encontrou sua identidade.



Desde o evento de lançamento de sua nova marca, a empresária já identifica o aumento de vendas e também que esse novo posicionamento trouxe novas clientes à loja. Afinal de contas, com a mudança da marca a empresa passou a alcançar de fato o público desejado, de acordo com os produtos ofertados.

O sucesso que a Bambino Mio vem conquistando agora confirma a importância de valorizar a marca da empresa, em todos os sentidos da comunicação com os clientes, pois a imagem vai além da qualidade dos seus produtos e do atendimento, uma vez que essa comunicação também é visual e deve transmitir confiança na marca, facilitando, assim, as campanhas de marketing do negócio.

Fonte: Clube do Empreendedor Sebrae

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