Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Pra fechar sempre no azul!

Edição: 08/2017

Funções

- Planejamento dos recursos e da movimentação financeira;
- Controle das movimentações financeiras planejadas;
- Análise da efetividade do planejamento;
- Replanejamentos para ajustes aos desvios ocorridos, envolvendo os setores operacionais da empresa;
- Orientação e determinação do replanejamento a todos os setores internos envolvidos.

Ferramentas

Eliminar relatórios em papéis ou de maneira eletrônica não é o caso da gestão financeira. Aqui o registro das informações é imprescindível, pois, são estes relatórios que possibilitarão o planejamento econômico e financeiro e o acompanhamento dos resultados.

Todo processo deve iniciar pelo plano orçamentário, que trata do planejamento e controle das entradas e saídas de dinheiro da empresa, tudo isso, devidamente planejado através de um plano de contas que demonstra de maneira analítica onde, como, quanto e quando ocorrem as movimentações de receitas e despesas.

É o plano orçamentário que lhe permitirá planejar e determinar:

- Objetivos
- Políticas
- Estratégias

Com o plano orçamentário devidamente elaborado é hora de partir para o cumprimento de seu principal objetivo, a obtenção do lucro!

Para saber calcular e analisar qual é a proporção do lucro ou do prejuízo obtido, entra em ação outra ferramenta denominada de estrutura gerencial de resultados, que tem a função da visualização do lucro ou prejuízo de maneira analítica.

Através dessa estrutura gerencial de resultados você saberá então qual é a proporção do lucro obtido, poderá avaliar se esse lucro é satisfatório com base em seus objetivos, e, em especial, se os resultados estão acontecendo de acordo com o seu plano orçamentário.

Sempre que você identificar alguma incompatibilidade entre os resultados planejados no seu plano orçamentário em relação aos resultados apurados na sua estrutura gerencial de resultados será necessário avaliar quais foram os principais motivos que provocaram tal desvio.

Para se ter sucesso no empreendimento um primeiríssimo passo é que a sua empresa seja permanentemente competitiva, isso será então fruto da política estabelecida. Neste tema, um grande ingrediente de sucesso é o seu preço de venda.

Através de uma política de preços sistematicamente elaborada, considerando seus objetivos com relação a participação da sua empresa no mercado, outro passo muito importante é criar estratégias de competitividade, de geração do lucro e do crescimento.

Todas estas estratégias deverão originar de duas grandes fontes de informações:

- Da percepção da satisfação dos clientes
- Do gerenciamento interno dos custos

A percepção da satisfação dos clientes determinará se os objetivos, políticas e estratégias estão sendo aplicadas na maneira e proporção em que atendam aos anseios dos clientes.

Os gerenciamentos internos dos custos visam adequar e garantir a competitividade e a satisfação dos clientes.

Pode ocorrer também, que, parte integrante de suas estratégias seja a obtenção de recursos de financiamento para fomento ao seu negócio. Nesse momento é importante que você busque as melhores fontes de financiamento é importante saber como obter linhas de crédito adequados a sua necessidade.

Existem inúmeras linhas de crédito, cada uma delas com destinações bastante específicas, com isso elas poderão ser obtidas com custos adequados ao investimento, saiba, portanto, escolhê-las com base na sua real necessidade.

Assim deve ser aplicada a gestão financeira na empresa:

- Com planejamento e execução criteriosa para propiciar competitividade, lucro e crescimento;
- Com o gerenciamento dos resultados sendo realizados em tempo real aos acontecimentos;
- Atendendo aos objetivos planejados.


Acesse o nosso infográfico: Como cortar despesas
Acesse nosso infográfico: Como pagar menos impostos
Acesse o nosso Infográfico: Como obter lucro

Fonte: Portal Sebrae/PR


Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
(41) este material ,é um curso?
-
(42) O planejamento estrategico é fundamental no desenvolvimento da empresa

Boletins especiais