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Uma mão lava a outra: como a boa negociação com fornecedores podem fazer a sua empresa dar certo

Edição: 08/2017



Tão importante quanto vender bem, é comprar bem. Por isso, os fornecedores são peça importante para o sucesso de seu comércio. Afinal, manter um estoque saudável que atenda bem ao seu cliente e ainda esteja de acordo com suas possibilidades de investimento depende muito de sua relação com os fornecedores.

O assunto é vasto e anda de mãos dadas com uma boa gestão de estoque. Neste texto, vou dar algumas dicas para que sua relação com os fornecedores seja a mais eficiente possível para seu comércio. Antes de começar, quero lembrar de que é importante ter organizadas todas as informações relativas aos seus fornecedores, produtos e estoque (principalmente). Mantenha um banco de dados confiável com essas informações e qualquer decisão de compra será mais objetiva e satisfatória.

Onde encontrar um fornecedor

Para encontrar um bom fornecedor, busque na internet opções de representantes e distribuidores de grandes marcas, leia revistas especializadas e participe de feiras e eventos do seu segmento.

Sua pesquisa deve ter como base seu tipo de segmento. Você procura um fornecedor que traga novidades e inovação ou que venda produtos de marcas já conhecidas e com grande demanda? Para cada objetivo há um fornecedor correto e uma forma diferente de basear sua negociação.

Como negociar as compras em seu comércio

Se o fornecedor trabalha com produtos diferenciados, que poucos fornecem, negociar custo pode ser um pouco mais difícil. Porém, se o produto tem potencial, estude formas de fazer uma parceria com esse distribuidor. Afinal, é interessante para ambas as partes que esse produto esteja presente em sua loja como mais um canal de divulgação. Neste caso, negocie prazos e até a venda em consignação. Mas lembre-se, mesmo que a venda seja em consignação, analise se vale a pena ocupar parte de seu almoxarifado com este item. Manter estoque também gera custo, mesmo que você não tenha desembolsado nenhum valor para a compra de determinado item.

Se o fornecedor é um distribuidor de produtos de alto giro (aqueles itens que não podem faltar em sua loja), analisar alguns pontos é muito importante. Segundo o SEBRAE, um bom fornecedor deve ter as seguintes características:

- cumpre prazos;
- tem preços competitivos;
- oferece boas condições comerciais;
- bom nível de atendimento (por exemplo, é fácil contatá-lo?);
- flexibilidade para demandas inesperadas; e
- boa velocidade de entrega.

Para qualquer tipo de negociação é importante demonstrar para o fornecedor como pode ser vantajoso para ele vender para sua loja. Tenha em mãos suas estatísticas de venda, desempenho por produto e número de vendas diárias realizadas (que vai mostrar o quanto sua loja é movimentada).

Se os grandes varejistas têm a vantagem de comprar grandes quantidades, o pequeno comércio é interessante para as marcas por ser uma rede de distribuição bem mais abrangente que chega onde os grandes não chegam. Negocie não só com base nas características que citei acima, mas em como esse fornecedor pode ser um bom parceiro oferecendo treinamento sobre os produtos, expositores e materiais de divulgação, por exemplo.

Tenha sempre mais de uma opção de fornecedor para os mesmos itens, assim você consegue melhorar sua negociação e pode conquistar algumas vantagens para fechar a compra.

Como cadastrar os fornecedores de maneira correta

Antes de escrever este texto, li muito sobre o assunto, e um dos pontos que aparecem com frequência é a importância de conhecer bem seus fornecedores e investir numa boa relação com eles.

Para isso, você vai precisar ter cadastradas todas as informações relativas aos seus fornecedores. O cadastro de fornecedores do NEX é uma excelente ferramenta para manter esses dados, mas para isso você deve inserir as informações completas na ficha.

Fonte: Blog Programa Nex


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Comentários (1)

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(21) EXCELENTE ARTIGO.

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