Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Estou cansado de tocar a minha empresa. E agora?

Edição: 09/2017

Não aguento mais tocar a minha empresa!

Este texto é para você que tem um negócio, trabalha muito, e já não aguenta mais o dia a dia da empresa. São muitos problemas, muita dedicação, muito esforço…e no final pouco resultado, pouco crescimento, pouco lucro, pouco dinheiro!



Primeira coisa: não desanime. Esta é a realidade da grande maioria dos empresários de micro e pequenas empresas do Brasil. Isto não acontece só com você.

Ter um negócio próprio é um grande desafio, ainda mais um negócio de micro e pequeno porte. Muitas vezes o que era para ser um sonho com toda a animação da reforma do ponto, definição do nome e criação da logomarca, acaba virando senão um pesadelo, uma realidade dura e cansativa.

Isto acontece por diversos fatores, mas na minha opinião (com base na minha experiência no atendimento de muitos e muitos empresários) e também no estudo de Michael Gerber apresentado no livro Mito do Empreendedor, a primeira análise que deve ser feita é sobre o perfil do dono do negócio, ou seja: você!

Para que um negócio tenha sucesso são necessários 3 pilares:

O Empreendedor
O Técnico
O Administrador


A maioria dos empresários de MPEs (micro e pequenas empresas) tem o perfil TÉCNICO, que nesta nossa abordagem significa o seguinte: é a pessoa que conhece do que é vendido (produto ou serviço). Por exemplo é o corretor de imóveis que abre uma imobiliária, ou o professor de inglês que abre uma escola de idiomas e um excelente vendedor de roupas que abre a sua própria loja.

Este perfil é muito importante para o sucesso do negócio, assim como o ADMINISTRADOR, que para nós é aquela pessoa sistemática, que planeja, monitora as ações e os resultados. Tem tudo organizado e controlado.

Apesar destes dois perfis serem fundamentais, se faltar o terceiro: EMPREENDEDOR o negócio terá poucas chances de crescer. Negócio que não cresce vai viver para empatar. A esmagadora maioria das MPEs se colocadas na ponta do lápis, se for pago um pró-labore justo para os sócios são deficitárias, ou no máximo “se pagam”.

Não é para “se pagar” que alguém abre uma empresa.

O EMPREENDEDOR é a personalidade que enxerga oportunidades. É o sonhador, é o que tem disposição para assumir maiores riscos em troca de grandes ganhos.

Na direção de uma empresa deve sempre se ter estes 3 perfis. Todos nós temos os três, porém com intensidades diferentes. E a grande questão é a seguinte: o TÉCNICO é o ADMINISTRADOR podem ser contratados, o EMPREENDEDOR não!

Se o seu lado EMPREENDEDOR (na essência da palavra) não for realmente preponderante na sua personalidade, talvez você não seja o dono certo para o seu negócio.



Fonte: Blog Sebrae/PR


Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (4)

-
(41) Boa explicação e divisão de "Personalidades" na condução de empresas. O Vídeo ilustra bem o objetivo da matéria e facilita o entendimento até por leigos. Muito bom Parabéns. Gilberto.
-
(44) Muito Bom! Bela iniciativa, ótima produção do vídeo qualidade de imagem e SOM! o conteúdo implacável, precisava ouvir essa energia positiva, não refiro a todo enredo, mas ando mesmo cansado pelos 25 anos de luta no mercado turbulento brasileiro, esse sobe e desce que nós trás muito desanimo. Espero por outros videos com o tema igual, pois acho muito bom, precisamos alguém para nos massagear, com palavras tão sábias e bem colocadas. Parabéns pela produção. Obrigado
-
(41) Excelente conteúdo. Parabéns!!!
-
(46) socorroooooooooooooo!!! me ajudaaaa por favor!!! não tenho o lado administrador, estou colocando tudo por agua a baixo, não quero q minha empresa morra... estou desesperada, o q posso fazer!!??? não tenho dinheiro pra contratar um profissional, realmente não sei o q fazer!!!

Boletins especiais