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Simples ações de marketing que fazem muita diferença.

Edição: 09/2017

10 dicas baratas que vão alavancar as vendas do seu negócio



Dicas de ações de marketing para PMEs que custam pouco
Escrito por Mônica Lobenschuss, especialista em marketing digital


Vendas e marketing caminham lado a lado, de mãos bem dadas. Então, se você acha que a sua empresa já faz todas as ações de promoção possíveis, é hora de rever esse conceito, montar um bom plano de marketing e aumentar o faturamento!

Para ajudar nas contas, se ainda não sabe quanto dedicar ao crescimento da empresa, vale usar a regra do mercado, de investir de 3% a 5% do faturamento anual para ações desse perfil.

Mas, mesmo com pouca verba, é possível desenvolver ações para você começar hoje mesmo a melhorar as vendas da sua empresa. Confira as 10 dicas que separamos para você:

1) Sugira combos e amplie as vendas: que tal pensar em pacotes de produtos e serviços com mais vantagens aos clientes? Pode ser um desconto ou até um parcelamento diferenciado, para quem contratar mais. Monte ofertas especiais em alguns meses do ano e coloque a sua força de vendas para oferecer. Como exemplo, temos os pacotes de TV + internet + telefone, com vantagens.

2) Manutenção: amplie o seu faturamento anual ao ofertar manutenção aos clientes. Você pode vender o serviço ou produto e oferecer a possibilidade de contratação de acessórios ou um número determinado de atualizações e manutenções por ano, por exemplo. É o mesmo exemplo do que fazem as montadoras de automóveis em sua rede de autopeças. Além de vender carros, garantem o valor das revisões etc.

3) Ações em datas comemorativas: faça campanhas nas datas comemorativas, nas festas de fim de ano ou simplesmente mande um e-mail de feliz aniversário para os seus clientes. Essa é uma forte ferramenta para ser lembrado e, consequentemente, vender mais.

4) Fidelização: ofereça vantagens para quem mais compra o seu serviço ou produto e para quem indica a sua empresa. Pode ser um brinde, desconto ou qualquer outra conveniência especial, como parcelamento diferenciado.

5) Divulgue nas redes sociais: aproveite o poder das redes sociais para ampliar a divulgação da sua empresa. Mas não caia na armadilha de apenas publicar propagandas. Ofereça conteúdos de interesse, com curiosidades sobre o seu mercado, com dados de pesquisa e comportamento etc. E lembre-se de publicar o seu material com frequência e usando a sua logomarca, para ser lembrado e compartilhado.

6) Campanhas de e-mail marketing: aproveite para montar campanhas de e-mail marketing com frequência, para oferecer novas soluções, contar casos de sucesso, mostrar investimentos que foram feitos, compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos e promover campanhas.

7) Divulgar a empresa no bairro: apesar do amplo crescimento do marketing digital, o uso de folder e folheto continua válido em muitos momentos. Aproveite para divulgar os seus produtos e serviços na região em que está a sua empresa e nos bairros onde estão os seus clientes em potencial.

8) Participe de grupos de networking de negócios: fale com pessoas, pesquise esses grupos na internet e aproveite para conseguir recomendações e novos clientes para a sua marca.

9) Fale com os clientes: nada melhor do que saber do que realmente precisam, para poder ofertar seus produtos e serviços da melhor forma e na hora certa. Uma pesquisa de satisfação, por exemplo, mesmo que simples, pode indicar os valores percebidos pelos clientes e como melhorar a sua entrega, para aumentar as vendas.

10) Invista no visual: vale a pena cuidar da fachada da empresa, verificar se as embalagens podem ser melhoradas e revisar os materiais de marketing para garantir o uso correto da marca.

Com dicas simples, você pode trazer aumento de vendas para a sua empresa já! Coloque em prática as sugestões e compartilhe conosco outras ideias que usa no seu negócio e poderiam ser aproveitadas por mais empreendedores.

Fonte: Exame

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