Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Sabia que inovar não é usar só a tecnologia? Olha isso!

Edição: 09/2017

Cultura de inovação: entenda o que é



Fico feliz em saber que você está interessado em entender o que é a cultura de inovação, pois essa é uma prática que deveria ser adotada por qualquer empresa preocupada em crescer e inovar! Primeiro, vamos entender o que é inovação e depois vamos partir para a cultura de inovação, está bem? Acompanhe:

Inovação

Quando uma máquina está velha e ultrapassada, começando a dar muitos problemas ou a não ser mais tão útil como era, ela deve ser substituída por uma mais nova, de preferência uma que utilize novas tecnologias que buscam proporcionar melhores resultados. As empresas devem passar pelo mesmo processo: antes que fiquem ultrapassadas, elas devem buscar por inovações constantes do mercado, para não ficar para trás.

Cultura de inovação

Não devemos nos preocupar com inovações que sejam apenas tecnológicas ou materiais. Existe uma importante inovação que precisa ser constantemente realizada, que é baseada nos conceitos, valores, princípios, normas internas e missão da empresa: a renovação da cultura organizacional. Assim como uma máquina que enferruja com o uso sucessivo e sem a manutenção adequada, a cultura de uma empresa também precisa passar por mudanças, para que não se torne obsoleta e acabe “enferrujando” a organização como um todo.

Benefícios observados

Uma empresa preocupada em inovar constantemente sua cultura é a que mais cresce! Isso é o que diz um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), realizado com mais de 72 mil empresas com mais de dez funcionários. Esse estudo mostrou que, apesar de as empresas que se preocupam com a cultura de inovação representarem apenas 1,7% da amostra, elas são responsáveis por 25,9% do faturamento da indústria no Brasil, e por 13,2% do número de empregos gerados. Esses números dizem muito sobre a importância de se cultivar a cultura da inovação no seu negócio.

Mudanças são boas

Mudanças podem despertar um pouco de medo nas pessoas, já que é mais seguro e mais fácil se prender ao que é conhecido. No entanto, para crescer e desenvolver é preciso sair da zona de conforto e apostar nas novidades. Não me refiro apenas a mudanças no tipo de produto ou serviço oferecido, mas também às pequenas inovações do dia a dia.

Procure ouvir quem tem novas ideias, mesmo que elas sejam peculiares, e troque o “não” pronto pelo “por que não?”. Muitas vezes, é a partir de um ponto de vista totalmente inusitado que surge uma mudança gigantesca, que trará benefícios enormes a sua organização. Quer mais dicas sobre como não deixar escapar possíveis talentos que existem na sua empresa? Dê uma olhada aqui.

Inovar deve ser uma prática diária

A cultura de inovação deve ser aceita e posta em prática por todos de sua organização, principalmente pelos gerentes e líderes. Ela deverá se tornar o principal objetivo, com o uso de recursos financeiros e humanos a seu favor. A cultura de inovação deverá se tornar a filosofia permanente. Assim, tudo que envolve a empresa deve ter como pano de fundo a cultura de inovação, desde os processos, produtos e serviços, até o tratamento dado aos clientes e aos colaboradores, de modo que essa postura seja percebida por todos.

Espero que você tenha entendido melhor o que é a cultura de inovação e como ela é importante para qualquer organização. Deixe seu comentário! Se tiver mais perguntas, é só me mandar que responderei em breve no #ClicoResponde. Até mais!

Fonte: Guia Empreendedor


Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais