Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


15 histórias inspiradoras

Edição: 11/2011



Você já pode se inscrever para participar da efervescência criativa que acontecerá na segunda edição do Quinze por Quinzeempreendedorismo criativo no dia 24 de novembro no auditório do SEBRAE/PR.

Serão 15 empresários que contarão suas histórias e o pulo do gato criativo de seus negócios de maneira leve, descontraída e inovadora. Sem contar no desafio de dar o recado e inspirar o público em rápidos 15 minutos. Inscreva-se aqui!


CONFIRA OS PALESTRANTES DESTA EDIÇÃO:

JOÃO LIVOTI
Designer pelo Ied – Instituto Europeo de Design – Milao – Itália, fundador e proprietário da Desmobilia que reinventa espaços de maneira única e criativa com móveis vintage e design. Com um sistema de vendas criativo e lojas em Curitiba e a recém inaugurada loja em São Paulo João surpreende a cada nova ideia e sua marca já está em todo o país. Participou do primeiro 15×15 e repetirá a dose conosco em novembro.


RODRIGO BRITO
Administrador formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) comespecialização em “Global Leadership and Public Policies for the 21st Century” pela Harvard Kennedy School. É um dos fundadores e atual Diretor Executivo da Aliança Empreendedora, organização fundada em 2005 e que atua em 11 estados brasileiros com programas de apoio e inclusão de microempreendedores de baixa renda, trabalho pelo qual foi premiado e selecionado por redes e organizações internacionais como a Ashoka, Fundação Avina, Folha de SP e Clinton Global Initiative. Em 2010, Rodrigo foi um dos 3 brasileiros selecionados dentre 5.000 candidatos a integrar a rede Young Global LEaders, do Fórum Econômico Mundial. Pelo seu trabalho e trajetória de fomento e apoio ao empreendedorismo no Brasil, se tornou consultor do quadro de empreendedorismo “Mandando Bem”, do programa de tv “Caldeirão do Huck”.


MARCOS MELO
Professor e diretor da Futuro Eventos, empresa promotora e organizadora de Congressos e Feiras no ramo educacional e que há 18 anos desenvolve trabalho em todo o Brasil capacitando e levando o conhecimento anualmente para mais de 25.000 educadores e gestores educacionais. Dirigida por dois professores de Educação Física, oriundos também da área esportiva e que resolveram em 1994 abrir seu próprio negócio para se tornar ao longo desses anos líder no mercado nacional e de toda a América Latina em promoções desse gênero. O reconhecimento e participação de palestrantes, participantes e expositores internacionais é cada vez maior especialmente no grande evento da América Latina que é a Educar/Educador que em 2012 será realizada em maio em São Paulo.


GUSTAVO HORN
Gustavo já vem de uma família muito criativa que conhecemos há algum tempo – a família Horn. Desde muito cedo Gustavo produz vídeos para internet como poucos. Dirige, atua, cria efeitos especiais e demonstra com bom humor um amplo domínio da linguagem audiovisual. Sua meta é trabalhar com vídeos corporativos na web, o que já está acontecendo intensamente. Esteve com a gente no primeiro 15×15 e impressionou a todos por sua criatividade e inspiração.


MARIAH ENDO
É diretora da Universidade da Experiência – centro extra-acadêmico de inovação aberta que tem a missão de contribuir no desenvolvimento de uma nova geração de líderes, empreendedores e inovadores sociais. É responsável pela equipe de designer thinkers da Universidade e Presidente do Conselho de Administração do OpenLab – organização não-governamental que conta com um Acordo de Cooperação do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa – UNITAR. Atuou com destaque em diversas organizações nacionais e internacionais sempre com foco em inovação social e gestão.


FRANCISCO URBAN
Administrador do premiado Bar do Victor e proprietário do Bistrô e Petiscaria do Victor, Chico é o gestor dos restaurantes das tradicionais casas de frutos do mar em Curitiba e reconhecido como um dos principais restaurateurs da cidade. Além de comandar uma marca prestigiada no universo gastronômico se destaca por ser um profundo admirador e estudioso de vinhos.


NÉLIO SPREA
É educador e produtor cultural. Fundador da Parabolé Educação e Cultura, empresa que desenvolve projetos culturais e educacionais ligados à infância, à formação de professores, à divulgação da cultura brasileira, além de trabalhos específicos na área corporativa ligados ao resgate criativo. Já desenvolveu mais de 30 projetos dirigidos à escolas públicas e comunidades carentes, atendendo gratuitamente mais de 60.000 crianças e jovens. Publicou o livro e filme etnográfico intitulado Brincantes – um documentário sobre a invenção das brincadeiras na escola, com o qual recebeu a menção honrosa do VIII Prêmio Pierre Verger de Filmes Etnográficos, da Associação Brasileira de Antropologia. Cantou e encantou a todos no primeiro quinze por quinze e estará lá no dia 24 de novembro novamente.


TADEU – REI DO PIEROGUI
Tadeu desembarcou no Brasil em novembro de 1981, recém casado com Maria, na Polônia. Tinha como objetivo visitar seus parentes em Londrina, porém, assim que foi avisado da condição em que a Polônia se encontrava, uma Lei Marcial, decidiu estender sua visita. Já em Curitiba, teve que iniciar sua carreria do zero, começando a trabalhar como cozinheiro em uma empresa multinacional e mais tarde abriu seu próprio negócio, um chaveiro. Em um domingo de 1989, passeando pela feira do Largo da Ordem com sua esposa, reparou que não havia nenhum prato que fosse tipicamente polonês, teve então a idéia de apresentar o pierogi para os curitibanos, iniciando assim, há 22 anos, a comercialização do famoso prato que atualmente já é considerado típico de Curitiba.


MARCIA OLIVEIRA
Formada em administração com especialização em marketing e extensão na Harvard Extention School, atuou no mercado publicitário em uma produtora, atendendo o eixo Paraná-Rio-São Paulo e Nordeste. É fundadora e sócio-proprietária do 1º Atelier de Fudges do Brasil, a Satis Fudge. Fudge – é uma sobremesa artesanal à base de cacau e outros ingredientes selecionados. “Conhecemos e nos apaixonamos pelos deliciosos fudges em uma viagem à Nova Zelândia. A sensação de morder algo tão cremoso nos encantou. Depois de uma longa negociação, adquirimos o direito de reproduzir a receita aqui no Brasil desde que obedecendo rígidos controles de qualidade.”


MÁRIO NICOLAU
Especialista em comunicação promocional, sócio da Refinaria iltda – agência de comunicação fundada em 1998 e sócio da EggMania, empresa de tendências, ideias e realizações criado em parceria com Juliano de Paula e Sérgio Carvalho. Apaixonado por Mountain Bike, pedalou o Caminho de Santiago de Compostela e muitos mais. Como ser humano, evoluindo a cada dia. Mudou de vida em 2011, sempre pra melhor. A vida segue.


LUCIANE NARDELLI
Diretora da Futurama Imóveis e membro do Conselho de Jovens Empreendedores da Associação Comercial do Paraná. Vice presidente da REDEIMÓVEIS, associação sem fins lucrativos cujo objetivo é o de congregar esforços, idéias, serviços de informação via Internet e banco de dados para empresas imobiliárias associadas, além de ratear despesas em comum, tais como: publicidade, comunicação, treinamento, incentivos, premiações, manutenção do website e investimento em novas tecnologias. Esta iniciativa propiciou maior velocidade de vendas e de locação, e o trabalho conjunto revelou-se uma garantia de eficiência.


ANDRÉ ALBUQUERQUE
Diretor executivo e fundador da Terra Nova – a primeira empresa social do País especializada em regularização fundiária sustentável de áreas urbanas particulares ocupadas irregularmente. Eleito Empreendedor Social 2008 pela Schwab Foundation em parceria com o jornal Folha de S. Paulo. Membro da organização mundial Ashoka. Esse ano ajudou a fundar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, iniciativa pioneira do Grupo Folha que nasce com objetivo de disseminar ideias e soluções socioambientais que tornem o empreendedorismo social uma referência na mídia e na sociedade.


GUS BENK
Antes de ser fotógrafo, Gus Benke é mensageiro da Luz. Utiliza da Fotografia para tal, seja no seu trabalho comercial ou autoral. Atualmente dá aula no curso de Fotografia no Centro Europeu, e ministra palestras, oficinas e workshops sobre Fotografia.


CARLOS MARGARIDO
Sócio-fundador da Endossa, uma loja colaborativa e um espaço para empreendeder ideias, construído por quem vende e por quem compra. Se formou em Administração pela USP e em Publicidade pela ESPM (onde conheceu seus sócios). Antes da endossa, ele passou anos envolvido com um misto de corporação empresarial e conspiração cultural chamado FolkLore.


EDSON DA MAIA
Multi empreendedor comunitário, aos 21 anos Edson decidiu largar o emprego e abrir um negócio em seu próprio bairro em Almirante Tamandaré. A partir daí não parou mais e hoje é proprietário da Ed Modas e Lan House. “Para tomar um simples sorvete com os amigos, tirar um xerox, acessar internet, pagar contas e comprar crédito para celular entre outros, era preciso ir no bairro vizinho, cerca de 1 a 4 km onde precisa enfrentar uma rodovia movimentada e perigosa. Então trouxe tudo isso para meu bairro, e após algum tempo os amigos e moradores reconheceram e deram a maior força e começaram a comentar novas necessidades do bairro e no mesmo momento procurei agregar ao meu negócio, e essa foi a idéia central que hoje ainda permanece comigo e meu negócio “Suprir as necessidades do meu bairro”.


Coordenação do Debate:
ALLAN MARCELO DE CAMPOS COSTA
Diretor-superintendente do SEBRAE/PR. Formado no Programa de Gestão Avançada pela Harvard Business School, em Boston, nos Estados Unidos. É mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e mestre pela Universidade de Lancaster, Inglaterra. Co-autor do livro “Electronic Business in Developing Countries”, possui artigos publicados no Brasil e no exterior, em países como Chile, África do Sul, Reino Unido, Holanda, Canadá, Hungria e Eslovênia. Está no Sebrae há 18 anos, com um intervalo de 18 meses entre 2005 e 2006 quando foi Diretor Geral e Secretário de Estado da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná.

Allan desde o início tem sido um dos principais incentivadores do movimento do 15×15 criado ela Escola de Criatividade e coordenará o debate final chamado – efervescência criativa entre os palestrantes e público ao final do evento.


Apresentação e Moderação:
Escola de Criatividade – criada por Eloi Zanetti, publicitário, especialista em comunicação e marketing e que trabalha com criatividade há mais de 30 anos, e por Jean Sigel, relações públicas, especialista em marketing, turismo, gestão de eventos, como o Fórum Economico Mundial, e desenvolvimento de pesquisas e estratégias sobre o pensar criativo. Surgiu do sonho de criar um movimento que contribuisse de forma prática e única para a vida das pessoas e das empresas.


Fonte: http://escoladecriatividade.com.br/

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (6)

-
Infelizmente pela distância não poderei participar, no entanto se possível for, gostaria de dar uma lida na síntese deste evento. Grato
-
Carlos, estamos checando a possibilidade de gravar as palestras e exibir posteriormente. Abraço
-
ótimo essa materia pode me ajudar mto.
-
Altamir, obrigada por participar! Sucesso!
-
estive no primeiro 15x15 ...e com certeza estarei dia 24 proximo!! imperdivel!!
-
Jost, esperamos por você no 15x15! :)
-
Se a 8 anos eu tivesse conhecido o SEBRAE não estaria correndo atrás do prejuizo com estou agora, irei sim escutar e aprender com esses empreededores
-
Leoncio, você é muito bem vindo! Esperamos por você!
-
ameeii nunca fui mas quero ir sim com certeza vou estar lá até.
-
Gertrudes, esperamos por você! Abraço :)
-
Quanto custa pra fazer esse curso?
-
Olá Izabel. Valores de inscrição: Inteira: R$ 120,00/ Meia: R$ 60,00. Para se inscrever acesse o link: http://escoladecriatividade.com.br/?page_id=722

Boletins especiais